Samuel Certo elenca as quatro forças que influenciam a estrutura formal em sua obra "Administração Moderna":
"A estrutura formal de um sistema administrativo está em constante evolução. Quatro forças principais influenciam essa evolução", de acordo com o autor :
1. Forças da gerência - Uma maneira única por meio da qual um gerente percebe os problemas da empresa. Naturalmente, o histórico, o conhecimento, a experiência e os valores do gerente influenciam sua percepção de como deveria ser a estrutura formal da empresa ou de como ela deveria ser modificada.
2. Forças das tarefas. Entre as forças das tarefas estão o grau de tecnologia necessário ao desempenho da tarefa e sua complexidade à medida que as tarefas mudam, surge uma força voltada para mudar o estado atual de organização.
3. Forças do ambiente- Dentre as forças do ambiente destacam-se os clientes e os fornecedores do sistema administrativo, ao lado das estruturas políticas e sociais
4. Forças dos subordinados- Entre as forças dos subordinados estão suas necessidades e seus níveis de habilidades. É claro que, à medida que o ambiente e os subordinados mudam, simultaneamente forças são criadas para alterar a organização. (Fonte: Adaptado de CERTO (2005, pág 255)
.
A) INCORRETA. Dessas, só "tarefas" corresponde a umas das forças de Certo.
B) CORRETA. Forças da gerência, forças das tarefas, forças do ambiente e forças dos subordinados, conforme a obra do autor solicitado.
C) INCORRETA. Dessas, apenas "tarefas" corresponde a umas das forças de Certo.
D) INCORRETA. Somente "gerência" é uma força citado por Certo.
Portanto, o gabarito somente poderá ser a letra "b". As demais assertivas não guardam correspondência com as 4 forças citadas pelo autor requirido pela banca.
Bibliografia: CERTO, Samuel. "Administração Moderna" 9 ª edição. Pearson. 2003.
GABARITO: LETRA "B".