SóProvas


ID
3338149
Banca
CONSULPLAN
Órgão
MPE-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a relação do assessor de imprensa e o gestor de uma instituição assessorada, em entrevistas com veículos de comunicação, analise as afirmativas a seguir.

I. O assessor é o responsável pelos contatos e a organização de todos os detalhes para a realização de entrevistas com a imprensa, mas, na hora de responder às questões dos repórteres, é o assessorado quem deve ter autonomia e iniciativa para atender os jornalistas, mesmo diante de perguntas mais embaraçosas.
II. O assessorado deve ir para a entrevista com um discurso preparado. Deve fazer notas breves, que sirvam como um roteiro, para auxiliá-lo na condução das respostas. A entrevista deve ter um tom de declamação, para persuadir a imprensa.
III. O jornalista de A.I. (Assessoria de Imprensa) deve instruir seu assessorado sobre como tratar a imprensa e como se portar durante as entrevistas. As orientações devem incluir desde normas de procedimento moral até dicas de como se comportar diante de um microfone.
IV. Nas entrevistas coletivas, nunca é indicada a distribuição de brindes para os jornalistas, já que podem se sentir comprados e isso influenciar negativamente na divulgação das informações.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • IV Nunca é indicado distribuir brindes. Na verdade cabe analisar o contexto. É possível que seja distribuído
  • Declamação é para poesia.

  • GABARITO: LETRA B

    I. “O assessor é o responsável pelos contatos e pela organização de todos os detalhes para a realização das entrevistas, porém, na hora de responder às questões dos repórteres, é o assessorado quem precisa ter autonomia e iniciativa para atender satisfatoriamente às necessidades dos jornalistas e ter um bom desempenho, mesmo diante das perguntas mais embaraçosas.”

    II.O assessorado não deve utilizar, na entrevista, um discurso preparado. Pode, entretanto, fazer notas breves, que sirvam como um roteiro para auxiliá-lo na condução das respostas. A entrevista deve ter um tom de conversa, e não de declamação.

    III. “Assim, o jornalista de AI deve instruir seu assessorado sobre como tratar a imprensa, de modo geral, e como se portar durante as entrevistas, em particular. (...) As orientações devem incluir desde normas de procedimento moral e ético até dicas de como se portar, por exemplo, diante de um microfone.”

    IV.Em algumas entrevistas coletivas, por exemplo, é comum que se distribua algum tipo de brinde - ou, no jargão jornalístico, um toco - aos presentes. Isso, porém, não garante ao assessorado a divulgação de suas informações caso elas não possuam um real interesse jornalístico.”

    Livro: Assessoria de imprensa: teoria e prática. Elisa Kopplin e Luiz Artur Ferraretto. 5. ed. ver. e atual. São Paulo: Summus, 2009.