O histograma é um gráfico de barras (retângulos), que tem por objetivo auxiliar o gestor a identificar e visualizar a frequência de determinado evento (defeito/problema). Ou seja, cada barra representa a frequência com que determinado evento ocorre.
O Diagrama de Dispersão, ou Diagrama de Correlação, é uma ferramenta que possibilita ao gestor identificar se há ou não relação entre duas variáveis.
Ou seja, ele permite visualizar o que acontece com uma das variáveis quando a outra variável é alterada. Em outras palavras, ele ilustra a possível relação de “causa e efeito” entre essas variáveis.
PERT(Progam Evaluation and Review Technique) significa "técnica de avaliação e revisão de programas", enquanto CPM(Critical Path Method) significa "método do caminho crítico".Trata-se de duas técnicas distintas que surgiram independentemente, mas que hoje em dia se confundem devido à sua base conceitual similar.A principal diferença entre elas é que a CPM utiliza a duração mais provável de cada atividade, sendo determinística sobre os prazos, enquanto a PERT utiliza valor provável, ou seja, a média ponderada das probabilidades das diferentes durações.
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa-Efeito, “Gráfico Espinha de Peixe”, Método 4M(Mão de obra,Método,Materiais,Máquinas)ou Método 6M(Mão de obra,Método,Materiais,Máquinas,Mensuração,Meio ambiente), é uma ferramenta que auxilia o gestor a identificar as causas de determinado problema. Ou seja, essa ferramenta auxilia o gestor a identificar as causas e, consequentemente, “compreender” melhor um processo ou um problema.
Fonte: Estratégia concursos