SóProvas


ID
3355390
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    A maioria dos estudos científicos são financiados porque alguém acredita que eles podem ajudar a alcançar algum objetivo político, econômico ou religioso. Considere o seguinte dilema: dois biólogos do mesmo departamento, tendo as mesmas habilidades profissionais, candidataram-se a uma bolsa de 1 milhão de dólares para financiar seus projetos de pesquisa atuais. O professor Slughorn quer estudar uma doença que infecta os úberes de vacas, causando uma redução de 10% em sua produção de leite. A professora Sprout quer estudar se as vacas sofrem mentalmente quando são separadas dos bezerros. Presumindo que a quantidade de dinheiro é limitada e que é impossível financiar ambos os projetos de pesquisa, qual dos dois deve ser financiado?
    Não há uma resposta científica para essa pergunta. Há apenas respostas políticas, econômicas e religiosas. No mundo de hoje, é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. Não porque as doenças do úbere sejam cientificamente mais interessantes do que a mentalidade bovina, mas porque a indústria leiteira, que está em posição de se beneficiar da pesquisa, tem mais influência política e econômica do que os defensores dos direitos dos animais.
(Yuval Noah Harari. Sapiensuma breve história da humanidade.
Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre, L&PM, 2015. Adaptado)

A frase do texto que permanecerá pontuada em conformidade com a norma-padrão da língua após a supressão da vírgula destacada entre colchetes é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    No mundo de hoje [ , ] é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. (2° parágrafo)

    ? Temos um adjunto adverbial de tempo deslocado de curta extensão, para alguns gramáticos, três palavras já são de longa extensão, para outros, duas palavras. A Vunesp considerou quatro palavras como curta extensão nessa questão, vírgula facultativa.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito B

    B) No mundo de hoje [ , ] é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. (2º parágrafo) temos um adjunto adverbial de pequena extensão, logo a virgula é facultativa. 

  • Assertiva B

    No mundo de hoje [ , ] é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. (2º parágrafo)

    Adverbio deslocado ."  hoje "

  • Por que não pode ser a D, alguém explica?

  • Estranho que ad. adverbiais deslocado com 3 ou mais palavras, o uso é para ser obrigatório. Alguém sabe me informar outras bancas que aceitam fora dessas condições?

  • Alternativa B

    A) ... dois biólogos do mesmo departamento [ , ] tendo as mesmas habilidades profissionais, candidataram-se a uma bolsa de 1 milhão de dólares... (1º parágrafo). Oração Subordinada Adjetiva Explicativa reduzida de gerúndio corretamente isolada por vírgulas. Vírgulas não podem ser suprimidas.

    B) No mundo de hoje [ , ] é óbvio que Slughorn tem maior chance de obter o dinheiro. (2º parágrafo) O emprego da vírgula é facultativo no caso de adjuntos adverbiais deslocados curtos. Há alguma polêmica entre os gramáticos sobre o que seria esse curto: Até 2 palavras, até 3? A Vunesp resolveu aumentar a polêmica: 4 palavras. De qq forma, entendo essa como a única resposta possível, porque nas demais frases as vírgulas não podem ser retiradas.

    C) ... dois biólogos do mesmo departamento, tendo as mesmas habilidades profissionais [ , ] candidataram-se a uma bolsa de 1 milhão de dólares... (2º parágrafo). Idem A.

    D) Presumindo que a quantidade de dinheiro é limitada e que é impossível financiar ambos os projetos de pesquisa [ , ] qual dos dois deve ser financiado? (2º parágrafo). Oração Subordinada Adverbial reduzida de gerúndio anteposta a oração principal. Vírgula não pode ser suprimida.

    E) ... a indústria leiteira, que está em posição de se beneficiar da pesquisa [ , ] tem mais influência política e econômica... (2º parágrafo). Oração Subordinada Adjetiva Explicativa corretamente isolada por vírgulas. Vírgulas não podem ser suprimidas.

    Erros? Se tiver, por favor, avisem!

  • Questão um pouco polêmica. Se a banca considerou quatro palavras como Adjunto adverbial de curta extensão, imagina o de longa?!

  • "Entre os autores gramaticais e escritores clássicos, infelizmente não há acordo sobre o que vem a ser “longa” ou “curta” extensão. Em provas, processos seletivos e escrita profissional, vale sinalizar obrigatoriamente o advérbio em locução (os mais expressivos, maiores, formados por três ou mais expressões)"

    Agora eu já não sei mais de nada!!!

    Como saber o que a banca vai considerar?

  • O problema é a métrica que deve ser usada para definir o que é curto ou longo

  • A partir de 3 pra mim já é longo, mas isso é uma particularidade que cada banca adota. O candidato tem que conhecer qual o critério que a banca para qual ele irá prestar concurso utiliza.

  • PASSÍVEL DE ANULAÇÃO!!!

  • Acho que todos sabemos que ema juntos adverbiais de pequena extensão a vírgula é facultativa. Mas é sacanagem a falta de critério banca.

  • Poxa!! O adjunto adverbial de longa extensão tem quantas palavras então? Sinistro.

  • Cruel, errei pq aprendi que com 3 palavras o advérbio já é considerado como longo.

  • Nestas questões polêmicas o professor nem aparece para comentar. Eles passam longe.
  • Embora a alternativa correta seja meio polêmica, não tinha como errar a questão! ... As alternativas "C" e "E" excluem vírgulas que foram empregadas pelo mesmo motivo em ambas as alternativas, ou seja, se a "C" estivesse correta, a "E" também estaria... Sendo assim, ambas estão incorretas! ... A alternativa "A", por sua vez, emprega vírgulas pra separar um aposto explicativo, de modo que a exclusão do respectivo sinal de pontuação consistiria em violação da norma padrão! ... A alternativa "D", por conseguinte, é simplesmente bizarra! ... Sendo assim, não nos resta outra alternativa além da "B"! ... Gabarito "B"!