-
Letra B
Estratégia de sobrevivência - Este tipo de estratégia deve ser adotado pela empresa quando não existir outra alternativa para a mesma, ou seja, apenas quando o ambiente e a empresa estão em situação inadequada com muitas dificuldades ou quando apresentam péssimas perspectivas (alto índice de pontos fracos internos e ameaças externas). Em qualquer outra situação, quando a empresa adota esta estratégia como precaução, as conseqüências podem ser desastrosas, pois numa postura de sobrevivência, normalmente a primeira decisão do executivo é parar os investimentos e reduzir, ao máximo, as despesas.
Estratégia de manutenção - Neste caso, a empresa identifica um ambiente com predominância de ameaças; entretanto, ela possui uma série de pontos fortes (disponibilidade financeira, recursos humanos, tecnologia, etc.) acumulados ao longo dos anos, que possibilitam ao administrador, além de querer continuar sobrevivendo, também manter a sua posição conquistada até o momento. Para tanto, deverá sedimentar e usufruir ao máximo os seus pontos fortes, tendo em vista, inclusive, minimizar os seus pontos fracos, tentando ainda, maximizar os pontos fracos e minimizar os pontos fortes dos concorrentes.
Estratégia de crescimento - Nesta situação, o ambiente está proporcionando situações favoráveis que podem transformar-se em oportunidades, quando efetivamente é usufruída a situação favorável pela empresa. Normalmente, o executivo procura, nesta situação, lançar novos produtos, aumentar o volume de vendas, etc.
Estratégia de desenvolvimento - Neste caso a predominância na situação da empresa, é de pontos fortes e de oportunidades. Diante disso, o executivo deve procurar desenvolver a sua empresa através de duas direções: pode-se procurar novos mercados e clientes ou então, novas tecnologias diferentes daquelas que a empresa domina. A combinação destas, permite ao executivo construir novos negócios no mercado.
Fonte: site strategiacombr
-
DESENVOLVIMENTO
Pontos fortes x Oportunidades: estratégia ofensiva / desenvolvimento das vantagens competitivas.
MANUTENÇÃO
Pontos fortes x Ameaças: estratégia de confronto para modificação do ambiente a favor da empresa.
CRESCIMENTO
Pontos fracos x Oportunidades: estratégia de reforço para poder aproveitar melhor as oportunidades.
SOBREVIVÊNCIA
Pontos fracos x Ameaças: estratégia defensiva com possíveis modificações profundas para proteger a empresa
Gab: B
-
GABARITO: Letra B.
a) Estratégia de sobrevivência – possui índices baixos de pontos fracos e ameaças; investir o capital da empresa em ações, na bolsa de valores, é a melhor solução.
ERRADA. Fraquezas x Ameaças: este é o ponto mais crítico de cruzamento, chamado de Vulnerabilidade. Embora a organização deva tentar melhorar suas fraquezas e superar as ameaças, o fato acaba sendo que ela busca é se manter viva; adota-se postura de sobrevivência.
b) Estratégia de manutenção – possui muitos pontos fortes e busca minimizar os pontos fracos, além de tomar atitudes defensivas mediante as ameaças.
CERTA. Forças x Ameaças: são Pontos de Defesa, ou seja, aspectos que devem ser endereçados por meio das forças da organização, visando minimizar ou mitigar o impacto das ameaças; adota-se postura de manutenção.
Na prática, a simples construção da Matriz SWOT ajuda o gestor a identificar as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Contudo, o que fazer com isso? A mera identificação dos pontos e alocação no quadrante correto, por si só, não constitui Plano de Ação e nem significa Conhecimento (partindo da doutrina que afirma: "Conhecimento é a Informação aplicada").
c) Estratégia de crescimento – possui inconstância dos pontos fracos e o mercado não promove oportunidades de expansão.
ERRADA. Fraquezas x Oportunidades: para as chamadas Debilidades, a organização, idealmente, irá conseguir aproveitar as oportunidades do ambiente ao mesmo tempo que tenta minimizar suas fraquezas; ou ainda, apesar das fraquezas se relacionarem com aquelas oportunidades, busca-se maximizar o aproveitamento das oportunidades; adota-se postura de crescimento.
d) Estratégia de desenvolvimento – possui predominância de pontos fracos e ameaças; busca de alcançar novos segmentos ainda não explorados.
ERRADA. Forças x Oportunidades: são Potencialidades, ou seja, a organização precisa tomar proveito das oportunidades, alavancando em suas forças; adotar postura de desenvolvimento.
e) Estratégia funcional – possui direcionamento das estratégias por áreas específicas da concorrência.
ERRADA. Não existe essa estratégia.
PROFESSOR EVANDRO AZO- TECCONCURSOS
Fontes:
Administração Pública/Augustinho Paludo/Editora Método – 5ed.
Teoria Geral da Administração/Idalberto Chiavenato/Editora Manole - 9ed.
-
FRACO + AMEAÇAS = S
FORTE + AMEAÇAS = M
FRACO + OPORTUNIDADE = C
FORTE + OPORTUNIDADE = D
-
A) Estratégia de sobrevivência – possui índices baixos de pontos fracos e ameaças; investir o capital da empresa em ações, na bolsa de valores, é a melhor solução.
- sobrevivência = manter-se viva
B) Estratégia de manutenção – possui muitos pontos fortes e busca minimizar os pontos fracos, além de tomar atitudes defensivas mediante as ameaças.
- manutenção = minimizar ameaças/circunstância atual
C) Estratégia de crescimento – possui inconstância dos pontos fracos e o mercado não promove oportunidades de expansão.
- crescimento = minimizar fraquezas
D) Estratégia de desenvolvimento – possui predominância de pontos fracos e ameaças; busca de alcançar novos segmentos ainda não explorados.
E) Estratégia funcional – possui direcionamento das estratégias por áreas específicas da concorrência.