SóProvas


ID
3358417
Banca
IF Baiano
Órgão
IF Baiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

As Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, NBC T16, estabelecem a conceituação, o objeto e o campo de aplicação da Contabilidade aplicada ao setor público. Para efeito dessa norma, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABA b)

    § 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de (grau de liquidez) dos elementos nelas registrados.

    O Passivo representa a origem dos recursos aplicados para o funcionamento da empresa e reúne as contas de natureza patrimonial que representam as obrigações da empresa para com terceiros, isto é, pessoas estranhas à sua administração e ou ao seu quadro societário. Estas contas devem ser organizadas no passivo de acordo com a ordem decrescente de sua (exigibilidade), ou seja, devem ser ordenadas de acordo com o seu prazo de realização (ou cumprimento da obrigação), sendo alocadas primeiramente as obrigações com os vencimentos mais próximos até chegar às obrigações com os vencimentos mais longos ou até mesmo com vencimentos incertos. 

  • a) Errada. Ativos são recursos controlados pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem para a entidade benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços;

    b) Gabarito. Exigibilidade: a qualidade do que é exigível, ou seja, característica inerente às obrigações pelo prazo de vencimento.

    NBC T16.2 - Patrimônio e sistemas contábeis.

    c) Errada. Circulante: o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis até o término do exercício seguinte.

    d) Errada. Não Circulante: o conjunto de bens e direitos realizáveis e obrigações exigíveis após o término do exercício seguinte.

    e) Errada. Patrimônio Público: o conjunto de direitos e bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, adquiridos, formados, produzidos, recebidos, mantidos ou utilizados pelas entidades do setor público, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou à exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.