SóProvas


ID
3359008
Banca
FCC
Órgão
DPE-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Conflito e acomodação sociais

        A interação social passa por distintos processos. Acomodação é o termo utilizado pelos sociólogos para descrever o ajustamento de indivíduos ou de grupos hostis. Não se pode dizer de indivíduos que estejam acomodados a não ser que previamente tenham estado em conflito. Na própria acomodação existe habitualmente um resíduo de antagonismo, de tal maneira que o ajustamento não passa de temporário. O conflito pode explodir de novo, a qualquer hora. No entanto, não se deve pensar que a acomodação é mero conflito em estado de latência. A acomodação se refere ao trabalho em conjunto de indivíduos, malgrado alguma hostilidade latente.             

Sabe-se que os processos socais refletem as atitudes subjacentes dos indivíduos: atitudes de amor e ódio. Quando as atitudes de amor prevalecem, a cooperação torna-se possível. O ódio, por seu turno, leva ao conflito. Por sua vez, na acomodação coexistem atitudes de amor e de ódio, o que já levou um sociólogo a se referir a ela como sendo uma “cooperação antagônica”.

        O ajustamento social é uma experiência dinâmica, sempre em mudança. Os indivíduos, vivendo em grupos, cooperam e competem. Quando as divergências se desenvolvem entre eles, tornam-se antagônicos e recorrem ao conflito. Depois de algum tempo, os antagonistas abandonam a luta e levam a efeito um tipo de acomodação qualquer. Com o correr dos dias, pode desenvolver-se uma nova unidade de propósitos e de pontos de vista entre as duas facções, fazendo desaparecer completamente o antagonismo.

(Adaptado de: OGBURN, William, e MEYER, Nimkoff. In: Homem e sociedade. São Paulo: Nacional, 1975, p. 264-265) 

Ambos os termos sublinhados são exemplos de uma mesma função sintática na frase:

Alternativas
Comentários
  • A)Quando as atitudes de amor prevalecem, a cooperação torna-se possível.

    Os termos sublinhados desempenham a função sintática de sujeito

    GABARITO. A

  • GABARITO: LETRA A

    A) Quando as atitudes de amor prevalecem, a cooperação torna-se possível ? ambos termos desempenham a função sintática de núcleo do sujeito simples.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • GAB: LETRA(A)

    A) Quando as atitudes de amor prevalecem, a cooperação torna-se possível.

    Correto → As duas palavras sublinhadas desempenham a função de núcleo do sujeito, fazendo a pergunta para os respectivos verbos (quem é que prevalecem? As atitudesSujeito / Que é que se torna possível ? A cooperaçãoSujeito)

    B) Na acomodação coexistem atitudes de amor e de ódio.

    Errado → As duas palavras têm funções sintáticas diferentes, fazendo a analise sintática da frase (Que é que coexistem ?

    Atitudes de amor e de ódioSujeito Simples da frase / Na acomodação Adjunto adverbial de modo).

    C) O ódio, por seu turno, leva ao conflito.

    Errado → As duas palavras têm funções sintáticas diferentes, fazendo a analise sintática da frase (Que é que leva ao conflito ? O ódio Sujeito Simples da frase / por seu turno → adjunto adverbial de tempo / e por fim a ultima parte, quem leva/leva alguém/algo a algum lugar, então a palavra conflito é o núcleo do nosso objeto → Objeto Indireto.

    Exemplo: Eu levei o copo à minha mãe (Sujeito → Eu / Levar → Verbo transitivo direto indireto / O copo → Objeto Direto / à minha mãe → Objeto Indireto).

    D) Depois de algum tempo, os antagonismos abandonam a luta

    Errado → As duas palavras têm funções sintáticas diferentes, fazendo a analise sintática da frase (Depois de algum tempo → Adjunto Adverbial de tempo / Quem é que abandonam? Os antagonismos → Sujeito Simples da frase / Abandonam o que/quem? A luta → Objeto Direto).

    E) Com o correr dos dias, pode desenvolver-se uma unidade de propósito.

    Errado → As duas palavras têm funções sintáticas diferentes, fazendo a analise sintática da frase (Com o correr dos dias → Adjunto Adverbial de tempo e dentro desse Adj.Adv temporal se tem um complemento nominal com o correr DE QUE?(Lembrando que a palavra correr sofreu um processo de substantivação) / (Que é que se pode desenvolver ? Uma unidade de propósito → Sujeito Simples da frase).

  • QUANDO O QUÊ PREVALECE? as atitudes de amor

    O QUÊ SE TORNA POSSÍVEL? a cooperação

    DOIS SUJEITOS.

  • QUANDO O QUÊ PREVALECE? as atitudes de amor

    O QUÊ SE TORNA POSSÍVEL? a cooperação

    DOIS SUJEITOS.

  • Revisão:

    A morfologia é a parte da gramática que considera a palavra em si (sozinha), já a sintaxe estuda a palavra em relação às outras que se acham na mesma oração.

    Em resumo, uma palavra exerce na oração duas funções: a morfológica que é a que a palavra exerce quanto à classe a que pertence (substantivo, adjetivo, pronome, etc) e a sintática, que vem a ser a que a palavra exerce em relação a outros termos da oração. Nesse caso, a palavra poderá desempenhar vários papéis (sujeito, objeto, etc).

    EXEMPLO:

    "Maria comprou um carro".

    Se analisarmos a palavra "Maria" no sentido morfológico, temos um substantivo próprio, já na sintaxe "Maria" é sujeito simples da oração.

    Bons estudos!!

    https://www.infoescola.com/portugues/analise-sintatica-e-analise-morfologica/