SóProvas


ID
3363241
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para Bowersox e Closs, o almoxarifado é um importante setor de organizações, públicas ou privadas, pois consiste em lugar destinado à armazenagem em condições adequadas de produtos. Os depósitos podem ser próprios, públicos ou contratados. Os próprios são operados pelas empresas proprietárias da mercadoria. Os contratados combinam características de armazenagem pública e a própria. Já os públicos possuem uma classificação que se fundamenta na execução de operações especializadas e são depósitos

Alternativas
Comentários
  • Três Estratégias / Alternativas para Aquisição e Organização de Espaço de Armazenagem:

    1. Depósitos Próprios - É operado pela empresa proprietária da mercadoria. As instalações podem ser próprias ou alugadas. A decisão a respeito da melhor estratégia para cada empresa é essencialmente financeira – ou compra ou aluga: escolhe-se a que se tem o menor custo.

    2. Depósitos Públicos - São operados como um negócio independente, oferecendo serviços variados, como de armazenagem, manuseio e transporte, mediante pagamento de uma taxa fixa ou variável. É intensamente adotado em sistemas logísticos. Praticamente qualquer composição de serviços pode ser combinada com a empresa operadora, a curto e a longo prazos. Os depósitos públicos fundamentam-se na execução de operações especializadas e inclui (1) Depósitos Gerais (todo tipo de mercadorias embaladas), (2) Depósitos Refrigerados (manuseiam e armazenam alimentos), (3) Depósitos para Commodities especiais (pneus, roupas), (4) Depósitos Alfandegados (são licenciados pelo governo para armazenar mercadorias antes no pagamento de impostos ou direitos alfandegários); e (5) Depósitos de móveis e de utensílios domésticos (itens volumosos de difícil arrumação).

    3. Depósitos Contratados - Combinam as melhores características da armazenagem pública e da armazenagem própria. O relacionamento do longo prazo e o compartilhamento dos riscos permitem custos menores do que as condições normais dos depósitos públicos, embora, em certos casos, seja necessário investir num mínimo de ativo imobilizado.

    Fonte: BOWERSOX, Donald, J; CLOSS, David, J. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 2007.

    Gabarito: B

  • Depósitos públicos: operados como um negócio independente, oferecendo serviços variados (armazenagem, manuseio e transporte) mediante pagamento de uma taxa fixa ou variável, os serviços são relativamente padronizados. Utilizados para curto ou longo prazo. Execução de operações especializadas: depósitos gerais (manuseia todo tipo de mercadoria embalada), depósitos refrigerados (manuseiam e armazenam alimentos, medicamentos e produtos químicos que exigem baixas temperaturas), depósitos para commodities especiais (projetos para manusear grandes volumes ou itens que exigem condições especiais de manuseio, como pneus e roupas), depósitos alfandegados (licenciados pelo governo para armazenar mercadorias antes do pagamento de impostos ou direitos alfandegários, exigem documentos legais para cada movimentação, proporcionam economia às empresas pois posterga o pagamento de impostos, além disso reduz substancialmente o valor do estoque) e depósitos de móveis e utensílios domésticos (projetados para manusear e armazenar itens volumosos, de difícil arrumação). Cada tipo difere na tecnologia de armazenagem e manuseio de materiais, tendo em vista as características ambientais e os bens armazenados e podem ser combinados serviços das modalidades supracitadas. Proporcionam flexibilidade financeira e vantagens de economias de escala. São mais especializados em suas habilidade de armazenamento e gerenciamento pois armazenagem é seu negócio. Podem ter um custo variável mais baixo devido a salários menores, maior produtividade ou economias de escala, e, certamente, possuem os menores custos totais. Oferecem a flexibilidade de mudança do local, de tamanho do depósito ou qtd de depósitos de acordo com a necessidade da empresa, ao contrário dos depósitos próprios que são fixos e de difícil mudança. Oferecem economia de escala devido ao custo de diluição entre clientes e podem também baixar o custo de transporte ao consolidar entregas de vários clientes. Cobram de clientes uma taxa básica de manuseio (proporcional à cubagem ou peso da mercadoria) e armazenagem (aplicada à quantidade, em volume ou peso, armazenada durante o mês), tais taxas normalmente excedem os custos de armazenagem própria;

    LIVRO: Logística Empresarial (DRIVE) - Bowersox e Closs, página 332. Cap. 12 - Gerenciamento de depósitos.