SóProvas


ID
337492
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEPLAG-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A profissão de serviço social alcançou o seu amadurecimento científico a partir da década de 90 do século XX, com a ampliação da produção acadêmica e bibliográfica, a formação de grupos de pesquisa filiados às instituições de fomento, bem como a ampliação dos cursos de pós-graduação strictu sensu. O método que se tornou referência nas produções do serviço social foi a dialética materialista, que constitui um instrumento de análise da realidade. Assinale a alternativa que apresenta uma característica do método citado.

Alternativas
Comentários
  • A dialética materialista é uma forma de analisar e pensar a realidade criticamente para conhecê-la verdadeiramente. Esta lógica de análise entende que é possível conhecer a realidade de forma objetiva e verdadeira e, além disso, que todo conhecimento produzido e obtido será sempre parcial e aproximativo, visto ser a realidade dialética, estar em constante transformação e infinita. Deve-se compreender que tudo aquilo que se deseja conhecer e analisar, seja a vida social, a economia, a política, etc, é fruto da ação humana ao longo da histórica e, portanto, sujeito (aquele que quer conhecer) e objeto (aquilo que será conhecido) estão intrinsecamente ligados. Com relação a letra "a", ela está errada pois a dialética não pressupõe a harmonia na realidade, ela propõe que a realidade seja negada pois ela é contraditória e mistificada pelas relações sociais burguesas, o que impede de conhecermos verdadeiramente a realidade social. A letra "b" está errada pois a contradição ocorre permanentemente, o que possibilita afirmar que a realidade é dinâmica e passível de transformação, podendo então buscarmos sua ultrapassagem. A letra "c" está errada pois faz menção a uma abordagem positivista (a qual a dialética nega) quando afirma que para conhecermos a realidade devemos analisar as relações interpessoais. A letra "e" está errada pois para conhecer a realidade deve-se considerá-la em sua totalidade, sem fragmentá-la, e, assim sendo, deve considerar a conexão entre as diversas esferas da vida social, econômica, política, já que uma interfere na outra.


    RESPOSTA: D
  • Mas porque colocar a palavra fenômenos? Essa é a dúvida sobre a letra D. 

  • A dialética materialista é uma forma de analisar e pensar a realidade criticamente para conhecê-la verdadeiramente. Esta lógica de análise entende que é possível conhecer a realidade de forma objetiva e verdadeira e, além disso, que todo conhecimento produzido e obtido será sempre parcial e aproximativo, visto ser a realidade dialética, estar em constante transformação e infinita. Deve-se compreender que tudo aquilo que se deseja conhecer e analisar, seja a vida social, a economia, a política, etc, é fruto da ação humana ao longo da histórica e, portanto, sujeito (aquele que quer conhecer) e objeto (aquilo que será conhecido) estão intrinsecamente ligados.

    a) errada, pois a dialética não pressupõe a harmonia na realidade, ela propõe que a realidade seja negada pois ela é contraditória e mistificada pelas relações sociais burguesas, o que impede de conhecermos verdadeiramente a realidade social.

    b) errada, pois a contradição ocorre permanentemente, o que possibilita afirmar que a realidade é dinâmica e passível de transformação, podendo então buscarmos sua ultrapassagem.

    c) errada, pois faz menção a uma abordagem positivista (a qual a dialética nega) quando afirma que para conhecermos a realidade devemos analisar as relações interpessoais.

     d) Os fenômenos econômicos são produtos da produção e da reprodução da sociedade pelos sujeitos históricos.

    e) errada, pois para conhecer a realidade deve-se considerá-la em sua totalidade, sem fragmentá-la, e, assim sendo, deve considerar a conexão entre as diversas esferas da vida social, econômica, política, já que uma interfere na outra.

  • qual foi o tema ? nao achei isso no edital baseado em que foi cobrado?