SóProvas


ID
3377449
Banca
FCC
Órgão
SPPREV
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Ao contrário do que se imagina, o processo de envelhecimento populacional resulta do declínio da fecundidade e não do declínio da mortalidade. Uma população torna-se mais idosa à medida que aumenta a proporção de indivíduos idosos e diminui a proporção de indivíduos mais jovens.

      A transição demográfica originou-se na Europa e seu primeiro fenômeno foi a diminuição da fecundidade, observada na Revolução Industrial. Lá, o aumento na expectativa de vida se deu graças às melhores condições de saneamento, além do uso de antibióticos e de vacinas.

      Na América Latina, observa-se hoje um fenômeno semelhante ao ocorrido na Europa, porém, com implicações diferentes. No modelo Europeu, ocorreu grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo. Na América Latina, em especial no Brasil, houve um processo de urbanização sem alteração da distribuição de renda. Entre os anos 1940 e 1960, o Brasil experimentou um declínio da mortalidade, mantendo a fecundidade em níveis altos, o que gerou uma população jovem em rápido crescimento. A partir dos anos 1960, a redução da fecundidade, que se iniciou nas regiões mais desenvolvidas, desencadeou o processo de transição da estrutura etária. No futuro, teremos uma população quase estável, porém mais idosa e com taxa de crescimento baixíssima.

      O grupo etário de cinco a nove anos declinou de 14 para 12% entre 1970 e 1990. Nesse período, a presença de crianças com menos de cinco anos reduziu-se de 15 para 11%. No ano 2000, cada um desses grupos continuou a declinar. Por outro lado, o grupo composto por pessoas acima de 65 anos cresceu de 3,5, em 1970, para 5,5% em 2000. Entretanto, é interessante observar o envelhecimento que já ocorre dentro da própria população idosa, pois 17% dos idosos com 80 anos ou mais de idade corresponderão, em 2050, provavelmente, a 28%.

      O nível socioeconômico pouco explica sobre a mortalidade entre os idosos. Após os 60 anos, a expectativa de vida não varia de modo significativo ao compararmos países desenvolvidos e países em desenvolvimento. O que difere um país desenvolvido de um país em desenvolvimento como o Brasil é a quantidade de indivíduos que irá chegar aos 60 anos, pois, após esse período, não se observa diferença entre os países.

      A mortalidade no Brasil começou a diminuir nos anos 1940. Entretanto, a taxa de fecundidade somente iniciou a sua queda cerca de 30 anos depois. Na Europa, a queda na taxa de fecundidade iniciou-se no final do século XIX, cem anos após a queda na taxa de mortalidade; assim, os países europeus tiveram mais tempo para se preparar. No Estado de São Paulo, atualmente, a taxa de fecundidade já atinge níveis de reposição. O ciclo de envelhecimento que na Europa durou quase dois séculos terminará aqui em meados do próximo século, ou seja, na metade do tempo. Em 2025, o Brasil terá cerca de 32 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Entre outras coisas, isso significa que o perfil de doenças da população mudará de modo radical, de modo que a capacidade funcional surge como um novo paradigma de saúde.

                              (Adaptado de: NASRI, Fábio. Einstein. 2008; 6 (Supl 1): S4-S6) 

O verbo que pode ser corretamente flexionado em uma forma do plural, sem que nenhuma outra alteração seja feita na frase, está em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? No modelo Europeu, ocorreu grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo.

    ? O sujeito está posposto ao verbo, a concordância pode ser feita com o termo mais próximo (=grande desenvolvimento social) ou ser conjugado ao plural e concordar com "grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo" (=ocorreram).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A)     No Estado de São Paulo, atualmente, a taxa de fecundidadeatinge níveis de reposição.

    B)     No ano 2000, cada um desses grupos continuou a declinar.

    Núcleo do sujeito acompanhados com CADA ou NENHUM o verbo fica no SINGULAR

    C)     No modelo Europeu, ocorreu grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo.           

    Correta. O verbo está concordando com o núcleo mais próximo (concordância atrativa) do sujeito composto, que está posposto ao verbo. No entanto, poderá ser conjugado no plural de modo a concordar com grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo.

    D)     Na América Latina, observa-se hoje um fenômeno semelhante ao ocorrido na Europa, porém, com implicações diferentes.

    Isso é observado. O sujeito é oracional, logo o verbo deve ficar na 3° pessoa do singular.

    E)     Na América Latina, em especial no Brasil, houve um processo de urbanização sem alteração da distribuição de renda.

    O verbo haver com sentido de existir ou ocorrer é impessoal. 

  • A questão trabalha com a regra do SUJEITO posposto ao VERBO.

  • Errei pq achei que "cada um desses grupos" era uma expressão partitiva.

    Portanto, para não errar mais decorei essas expressões partitivas:

    -a maioria de

    -grande parte de

    -boa parte de

    -a maior parte de

    -uma porção de

    -parte de

    -metade de

  • Letra C

    Sujeito Composto:

    Sujeito Anteposto ao verbo = Verbo no PLURAL.

    Sujeito Posposto ao verbo = Fica no PLURAL OU SINGULAR.

    Fonte: Prof: Elias Santana, Grancursos.

  • GAB:C

    A única opção que pode ser pluralizada é

    No modelo Europeu, ocorreu (ocorreram) grande desenvolvimento social (1) e aumento de renda significativo (2).

    Há dois Núcleos do Sujeito, portanto, o verbo poderia ser flexibilizado a concordar com ambos.

  • LETRA A - No Estado de São Paulo, atualmente, a taxa de fecundidade já atinge níveis de reposição.

    LETRA B - No ano 2000, cada um desses grupos continuou a declinar.

    LETRA C - No modelo Europeu, ocorreu grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo.

    Na letra C é o único período possível de se passar o verbo para o plural sem fazer qualquer mudança no período. Isso porque quando o verbo está localizado antes dos núcleos do sujeito, pode ele concordar com o mais próximo usando o singular [Ocorreu] ou com ambos usando o plural [Ocorreram]

    LETRA D - Na América Latina, observa-se hoje um fenômeno semelhante ao ocorrido na Europa, porém, com implicações diferentes.

    LETRA E - Na América Latina, em especial no Brasil, houve um processo de urbanização sem alteração da distribuição de renda.

  • Acredito que algumas pessoas tenham assinalado a letra B, por achar que seria uma expressão partitiva. Porém temos um sujeito simples "cada", o verbo deve ficar no singular e concordar com ele.

    Já na letra C, temos um sujeito composto, em que o verbo pode concordar com o termo mais próximo ou com a totalidade.

    Gabarito letra C!

  • GAB C Put's é a que eu menos pensei que fosse rs

  • Na alternativa B, conforme já explicado pelo colega Civil Concurseiro, núcleo do sujeito acompanhados com CADA ou NENHUM o verbo fica no SINGULAR

     Na alternativa C,  no caso do SUJEITO COMPOSTO POSPOSTO AO VERBO, passa a existir uma nova possibilidade de concordância: em vez de concordar no plural com a totalidade do sujeito, o verbo PODE estabelecer concordância com O NÚCLEO DO SUJEITO MAIS PRÓXIMO. Convém insistir que isso É UMA OPÇÃO E NÃO UMA OBRIGAÇÃO.

     Por Exemplo:

    Faltaram coragem e competência.

    Faltou coragem e competência.

  • Observação sobre a letra B

    As expressões CADA UM, NENHUM, ALGUM, CADA QUAL e QUALQUER UM são sempre os núcleos dos sujeitos das frases em que aparecem. Assim, o verbo tem que ficar, obrigatoriamente, na 3ª pessoa do singular.

    Exemplos:

    Cada um deles poderia doar cinco reais.

    Nenhum deles compareceu à festa.

    Algum dos colegas chegou atrasado.

    Cada qual dos médicos faz o melhor a seu modo.

    Qualquer um dos professores é competente.

    Fonte: https://www.migalhas.com.br/coluna/gramatigalhas/41093/nenhum-dos-advogados-compareceu-ou-compareceram

    GABARITO: C

  • Confesso que fiquei com bastante dúvida nessa questão

  • No Estado de São Paulo, atualmente, a taxa de fecundidade já atinge níveis de reposição. A taxa atinge.

    No ano 2000, cada um desses grupos continuou a declinar. Cada um, a maioria, a minoria... todos ficam no singular.

    No modelo Europeu, ocorreu grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo. Como o sujeito está anteposto ao verbo, ele pode concordar tanto com o mais próximo, tanto com os dois.

    Na América Latina, observa-se hoje um fenômeno semelhante ao ocorrido na Europa, porém, com implicações diferentes. Observa-se isso. Temos um sujeito oracional. Concordância na terceira pessoa.

    Na América Latina, em especial no Brasil, houve um processo de urbanização sem alteração da distribuição de renda. Verbo ''haver'' no sentido de existir não se flexiona, porquanto ele não tem sujeito.

  • Verbo que vem antes do sujeito composto pode concordar tanto com o mais próximo quanto com os dois!

    Abraços!

  • Gabarito letra C

    No modelo Europeu, OCORREU/OCORRETAM GRANDE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E AUMENTO DE RENDA SIGNIFICATIVO.

    (Sujeito composto posposto ao verbo a concordância é facultativa podendo ser tanto no plural quanto no singular)

  • C - No modelo Europeu, ocorreu grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo

    R: Quando o verbo vem antes do sujeito composto a concordância fica facultativa entre: concordar com os 2 no plural ou somente com o primeiro mais próximo.

  • No modelo Europeu, ocorreu grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo. (CONCORDA COM O MAIS PRÓXIMO)

    No modelo Europeu, ocorreram grande desenvolvimento social e aumento de renda significativo. (CONCORDA COM AMBOS, NO PLURAL)

    Gabarito letra C

  • SUJEITO COMPOSTO POSTECIPADO AO VERBO

    • CONCORDA COM O MAIS PRÓXIMO
    • CONCORDA COM OS DOIS NOMES