SóProvas


ID
3378064
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei nº 8.112/1990, no âmbito da União, dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis.


Com base neste normativo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Art. 3  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    Art. 6O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    Art. 9  A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm

  • a) os cargos públicos são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão. Certo

    Art. 3. Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    b) emprego público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Errado

    Art. 3  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    c) no âmbito dos Poderes da União, o provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato do Presidente da República. Errado

    Art. 6  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    d) Da reintegração dar-se-á, em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo. Errado

    Art. 9  A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    gabarito: Letra A

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112compilado.htm

  • Gabarito: Letra A!

    Art. 3  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

  • Gabarito: A

    Cargo público:

    *Conjunto de atribuições e responsabilidade;

    *criado por lei;

    *acessíveis a todos os brasileiros e estrangeiros, na forma da lei.

  • GABARITO: LETRA A

    Das Disposições Preliminares

    Art. 1o Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    Art. 2o Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    Art. 4o É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

    LEI No 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 3  Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • OS CARGOS PÚBLICOS, ACESSÍVEIS A TODOS OS BRASILEIROS, SÃO CRIADOS POR LEI, COM DENOMINAÇÃO PRÓPRIA E VENCIMENTO PAGO PELOS COFRES PÚBLICOS, PARA PROVIMENTO EM CARÁTER EFETIVO OU EM COMISSÃO

  • Recordando:

    Cargos públicos estão relacionados com os Servidores Públicos em sentido estrito. Aqueles que possuem vínculo estatutário. Sua definição consiste em um conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um servidor. São acessíveis a todos os brasileiros e são criados por lei. Possuem denominação própria com vencimentos pagos pelos cofres públicos. Pode ser de caráter efetivo, mediante concurso público, ou em comissão (adhoc).

  • GABARITO: A

    a) CERTO: Art. 3. Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    b) ERRADO: Art. 3 Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    c) ERRADO: Art. 6 O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

    d) ERRADO: Art. 9 A nomeação far-se-á: I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

  • Eis os comentários sobre cada opção:

    a) Certo:

    Cuida-se de assertiva amparada na regra do art. 3º, parágrafo único, da Lei 8.112/90:

    "Art. 3o  (...)
    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão."

    b) Errado:

    Na verdade, este é o conceito de cargo público, e não de emprego público, consoante art. 3º, caput, da Lei 8.112/90:

    "Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor."

    c) Errado:

    Em rigor, o ato de provimento é feito pela autoridade competente de cada Poder, consoante art. 6º da Lei 8.112/90, e não pelo Presidente da República, relativamente a todos os Poderes.

    "Art. 6o  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder."

    d) Errado:

    Trata-se aqui, na realidade, da nomeação (e não da reintegração), conforme art. 9º, I, da Lei 8.112/90, in verbis:

    "Art. 9o  A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;"


    Gabarito do professor: A

  • Examinemos cada alternativa, à luz da Lei nº 8.112/1990:

    A) os cargos públicos são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    Correta. Com base no art. 3º, PU, da Lei nº 8.112 de 1990: "Art.3º, Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão".

    B) emprego público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Incorreta. O referido estatuto, em seu art. 3º, preceitua que: “Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor”.

    C) no âmbito dos Poderes da União, o provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato do Presidente da República.

    Incorreta. “O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder”, conforme o art. 6º, da Lei nº 8.112/1990.

    D) a reintegração dar-se-á, em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo.

    Incorreta.A nomeação far-se-á em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira”, conforme o art. 9º, I, da Lei nº 8.112/1990.

    Gabarito: alternativa “A”.