SóProvas


ID
338440
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Paulo, mediante ameaça exercida com o emprego de arma de fogo, subtraiu o veículo, a carteira e o aparelho celular de João. O fato foi comunicado à autoridade policial por João, que descreveu as características do autor do delito. Os policiais imediatamente realizaram diligências na região e identificaram o veículo da vítima estacionado na garagem da residência de Juarez. Este informou aos policiais que o veículo fora deixado por Paulo, fato confirmado por testemunhas. Os policiais formaram duas equipes: uma delas realizou buscas na região e outra ficou à espreita na frente da residência de Paulo, que estava fechada. Paulo retornou à sua residência oito horas após a consumação do roubo, tendo sido preso em flagrante, de posse do celular da vítima.

Diante dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra "d)". O caso é, efetivamente, de flagrante impróprio ou presumido. Aplica-se o art. 302, IV do CPP: Art. 302.  Considera-se em flagrante delito quem: IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.
  • Entendo que a equipe que estava à espreita de Paulo não estava a sua procura e sim a sua espera , logo acredito que ele não foi encontrado por essa equipe para que se caracterize o flagrante presumido pois para se encontrar deve-se procurar , e a equipe que o prendeu estava esperando o seu retorno para  lhe surpreender.Acho que seria flagrante presumido se quem o encontrasse fosse a equipe que fez buscas na região para encontra-lo.
    Alguém poderia me tirar essa dúvida?
  • Letra D

    Flagrantes (em poucas palavras)
    1.    Próprio  - está cometendo o delito;
    2.  Impróprio  - Com perseguição logo após o delito;
    3.  Presumido - Logo após e com instrumento do crime, armar, obejeto ...
    4.  Compulsório  ou obrigatório - o  agente tem o dever de prender;
    5. Facultativo - Qualquer do povo;
    6. Provocado ou preparado - É caso de crime putativo (só na aparência)
    7. Prorrogado ou retardado - O agente espera o melhor momento ( lei de drogas e de crime organizado);
    8. Forjado- O policial coloca a droga e depois prende;
    9. Esperado - O agente fica na tocaia aguardando o meliante.
  • Caro Rafael. A questão é clara em afirmar que a perseguição não se acabou. Dessa forma fica caracterizado o flagrante presumido, pois o mesmo se encontrava na posse do referido celular.
  • Penso assim:
    D, flagrante presumido, pois Paulo foi preso logo depois de cometer o delito, com o objeto(no caso o celular) que faz presumir ser ele o autor da infração penal. Não seria flagrante esperado, pois este só ocorreria se na hora do roubo, uma equipe que sabia que o crime estava na iminência de ocorrer passasse no local e impedisse o crime.

  • Esse entendimento que trás o logo depois, seria qual o tempo? Ou esse tempo equivale-se após receberem o comunicado, de enquanto nao cessarem as bucas? Pois no enunciado fala de 8 horas depois.
  • No flagrante presumido ou ficto NÃO HÁ PERSEGUIÇÃO, mas o acusado é preso com instrumentos do crime, no caso o autor do delito foi pego com celular, objeto do roubo.
  • havendo ou não perseguição, será flagrante presumido, pois o meliante foi encontrado de posse do celular da vítima (objeto do furto), o que presume ser ele o autor da infração.
  • Na minha opinião não há resposta correta.

    No flagrante presumido o autor é encontrado logo depois com objetos do crime. Há de se verificar também que neste tipo de flagrante não há a perseguição ou já cessou a perseguição fato que não aconteceu segundo o enunciado da questão.

    O correto seria o flagrante impróprio no caso que o autor é encontrado logo após e há perseguição do criminoso.

    Definição Flagrante Impróprio:Situação jurídica em que o agente é preso logo após cometer a infração penal, quando perseguido pela autoridade, pelo ofendido, ou por qualquer pessoa em situação que faça induzir ser autor daquela infração. Vide quase flagrância.
  • Resposta Letra D.

    Art. 302 do CPP.  Considera-se em flagrante delito quem:

    I - está cometendo a infração penal; (Flagrante próprio)

    II - acaba de cometê-la; (Flagrante próprio)

    III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; (Flagrante impróprio)

    IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. (Flagrante presumido ou ficto)

  • ʕ•́ᴥ•̀ʔ MACETE  (Art. 302.  Considera-se em flagrante delito quem:)

     

                  ➩ PRÓPRIO ( ♫  ♪ Mãos Para o Alto Novinha!  Mãos Para o Alto Novinhaaaa! ♫ ♪ )

     

      ( ▀ ͜͞ʖ▀)    ▄︻̷̿┻̿═━一          ٩(_)۶       

     

    I - ESTÁ cometendo a infração penal; (flagrante próprio)

    II - ACABA de cometê-la; (flagrante próprio)

     

    - Certeza visual; você VER o autor cometendo o Crime

    - O Autor é pego/surpreendido em flagrante.

     

               ➩IMPRÓPRIO (Parado! Polícia!!!!)

     

     (⌐■_■) = ε/̵͇̿̿/’̿’̿ ̿ ̿̿ ̿̿ ̿̿             ===      _/|''|''''\_
                                                               -----     '-O---=O-°            

    III - é PERSEGUIDO, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; (flagrante impróprio)

     

    - há PERSEGUIÇÃO (Palavra-Chave)

    - perseguição ININTERRUPTA / CONTÍNUA (mesmo que seja em dias diferentes)

     

             ➩PRESUMIDO (Hum...Tem algo que não está me cheirando bem. Esta é a placa do Carro roubado hoje de manhã! Você está Preso!!)


    _,_,_\__        (▀̿ ̿ -▀̿ ̿ )つ
    '-O--=O-°  
     

    IV - é ENCONTRADO (s/ perseguição), logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. (flagrante presumido)

     

    - Aqui NÃO ocorre PERSEGUIÇÃO

    - autor do crime ENCONTRADO lodo após dando mole por aí

     

    CESPE

     

    Q710444-A situação em que um indivíduo é preso em flagrante delito por ser surpreendido logo após cometer um homicídio caracteriza um flagrante próprio.V


    Q179206-Estará configurado o denominado flagrante próprio, na hipótese de o condutor do veículo ter sido preso ao acabar de desfechar o tiro de revólver no policial rodoviário federal. V

     

    Q118951-Considere que o agente criminoso, embora não tenha sofrido a perseguição imediata, é preso logo depois da prática do crime, portando objetos que façam presumir ser ele o autor do delito. Nessa situação, há flagrante próprio. F

     

    Q327564-No flagrante próprio, o agente é flagrado no momento da execução do delito, enquanto no flagrante impróprio o agente é encontrado logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele o autor da infração. F

     

    Q57154-Considera-se flagrante próprio aquele em que o agente está cometendo o crime e, somente neste caso, admite-se que qualquer do povo possa prender o autor da infração penal. F

     

    Q353538-Para caracterizar o flagrante presumido, a perseguição ao autor do fato deve ser feita imediatamente após a ocorrência desse fato, não podendo ser interrompida nem para descanso do perseguidor. F

     

    Q588031-Admite-se a prisão em flagrante na modalidade de flagrante presumido de alguém perseguido pela autoridade policial logo após o cometimento de um crime e encontrado em situação que faça presumir ser ele o autor da infração. F

     

    Em Breve: Resumos: https://www.facebook.com/Aprendendo-Direito-108313743161447/

  • Gabarito: Letra D.

    Rodrigo, não há que se falar em Flagrante Impróprio, pois neste, o sujeito é perseguido, logo após em situação que faça presumir ser ele o autor do crime.


    A assertiva traz hipótese em que o sujeito é encontrado, logo depois, com objeto (celular) e em situação que faça presumir ser ele o autor do crime.


    Perceba aqui a sutil diferença nos verbos:

    Flagrante Impróprio (perseguido, logo após).

    Flagrante Presumido (encontrado, lodo depois).

  • Não concordo com o gabarito uma vez que o estado de flagrância inexiste ,pois 8 horas foram passadas.Li a respeito da elasticidade do prazo de flagrância porém não deixam ,os doutrinadores , exatidão no prazo , como por exemplo , citar que para ser um flagrante presumido uma hora depois , talvez outra hora a mais bastam , porém o correto é ter exatidão na expressão logo depois.

  • perdão CESPE mas essa questão esta errada, isso não é flagrante presumido. O flagrante presumido ocorre quando o agente é ENCONTRADO. ele não foi ENCONTRADO casualmente, os policiais estavam a sua espera. Nem comento o transcurso do prazo. Essa é minha maneira de ver , mas gostaria de comentário de algum professor.

  • Na minha opinião, para dizer que 8 horas depois é o mesmo que "logo após", só redefinindo algumas palavras da língua portuguesa, mas....

  • Cespe ama os tipos de flagrante.

  • FLAGRANTES

    1- Flagrantes Próprio - Está cometendo a infração penal. Acaba de cometê-la. ( Certeza Visual)

    2- Flagrantes Impróprio -É perseguido, logo após pela autoridade ,pelo ofendido ou por qualquer pessoa em situação que faça presumir ser autor da infração. (Quase Flagrante).

    3- Flagrante Presumido ou Ficto- É encontrado logo depois com instrumentos,armas, objetos, papeis, que façam presumir ser ele o autor da infração.

    4- Flagrante Esperado - A policia sabe que o delito vai acontecer e espera o melhor momento para prender ( Flagrante Legal )

    5- Flagrante Preparado- ILEGAL

    6-Flagrante Forjado - Não aceito no Brasil

  • GAB.: D

    CPP, Art. 302.  Considera-se em flagrante delito quem:

    I - está cometendo a infração penal; (flagrante próprio)

    II - acaba de cometê-la; (flagrante próprio)

    III - é perseguido, logo após, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser autor da infração; (flagrante impróprio)

    IV - é encontrado, logo depois, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração. (flagrante presumido/ficto)

  • penso que a questão é polemica, uma vez que paulo não foi encontrado com o objeto, pois o flagrante presumido tem a característica supra, que façam presumir ser ele o assaltante, o carro não estava com paulo, mas sim em uma garagem de terceira pessoa.