Mattos (2001) discute três sentidos da integralidade: a integralidade como um valor da boa medicina, como modo de organizar práticas e como políticas especiais.
✔o valor da boa medicina, relaciona-se com o Movimento da Medicina Integral originado nos Estados Unidos. Trata-se da crítica à assistência centrada nas especialidades médicas, que gira exclusivamente em torno de.não reduzir o paciente ao sistema biológico.
✔ Itegralidade como modo de organizar as práticas no cotidiano dos serviços de saúde. Refere-se à organização dos serviços e das práticas de saúde, que deve contemplar a integração entre ações de prevenção de doenças e promoção de saúde.
✔ integralidade como políticas especiais abordado por Mattos (2001), trata de atributos das respostas governamentais a certos problemas de saúde e devem ter como meta a integralidade na assistência, garantindo cuidados preventivos, oferta de medicamentos e encaminhamento quando necessário.
Gabriela Guerra GonzeI; Girlene Alves da Silva.A integralidade na formação dos profissionais de saúde: tecendo valores.2010