SóProvas


ID
3395020
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Cabo de Santo Agostinho - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                            Texto de apoio

                                       O que é ergonomia?


      Ergonomia é a área da ciência que estuda maneiras de facilitar nossa relação com objetos e máquinas. “Seu objetivo central é adaptar o trabalho ao ser humano, evitando que ocorra o contrário”, diz o engenheiro e doutor em ergonomia Laerte Idal Sznelwar, da Universidade de São Paulo (USP). O naturalista polonês Wojciech Jastrzebowski foi a primeira pessoa a usar o termo ergonomia – que em grego significa “princípios do trabalho” – num texto chamado The Science of Work (“A Ciência do Trabalho”), escrito em 1857. Um exemplo de aplicação dos princípios ergonômicos são os telefones com teclas. Os números não são dispostos por acaso em quatro fileiras com três botões cada. Antes de esse formato ser lançado, foram testados modelos com teclados circulares, diagonais e horizontais com duas fileiras de botões. Venceu a configuração que os estudiosos perceberam ser a mais confortável para os usuários.

      A ergonomia atual vai ainda mais longe e não fica só no desenho de objetos: as telas dos caixas eletrônicos, por exemplo, são projetadas com ícones grandes e fáceis de localizar. Por causa da variedade de aplicações, o trabalho em ergonomia é feito por vários profissionais, como engenheiros, arquitetos, médicos, fisioterapeutas e psicólogos. Nos últimos anos, os estudos nessa área ganharam destaque na criação de objetos que diminuam os riscos de lesões por esforços repetitivos, as famosas LER, que atacam, por exemplo, quem vive sentado diante do computador a maior parte do dia.


                                                     Na medida certa

              Mobílias e máquinas ergonômicas respeitam o corpo do usuário


Monitor bem posicionado: Permite olhar para a tela mantendo o pescoço em sua posição natural.

Apoio: Mantém os pés em posição confortável caso a mesa não tenha regulagem de altura.

Teclado ideal: Modelos com teclas que amorteçam os dedos evitam lesões como a tendinite.

Encosto ajustável: Adequa-se à curvatura lombar, evitando lesões nas costas. Mola amortecedora: Não deixa a coluna sofrer impactos bruscos.

Altura regulável: Permite manter os joelhos em um ângulo de 90º, deixando a circulação sanguínea livre.

Adaptado de:<https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-ergonomia/> . Acesso em: 31 de outubro de 2019.

Considere os verbos do seguinte período: “[…] os estudos nessa área ganharam destaque na criação de objetos que diminuam os riscos de lesões por esforços repetitivos […]” e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ?[...] os estudos nessa área ganharam destaque na criação de objetos que diminuam os riscos de lesões por esforços repetitivos [...]? ? respectivamente, 3a pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo e 3a pessoa do plural do presente do subjuntivo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão aborda o assunto conjugação verbal e interpretação e compreensão textual.

    A) “ganharam”

    De fato o verbo revela um acontecimento finalizado, mas em momento algum revela que o tipo de pesquisa se tornou usual, em obsolescência. INCORRETA.

    b) “diminuam” 

    Conforme afirma a questão o verbo está conjugado no modo subjuntivo (modo relacionado a possibilidades) e de fato foi usado para indicar que irá acontecer, mas com menor impacto que por sua vez indica com menor consequência, volume, efeitos...já que irá diminuí-las. CORRETA.

    c) “ganharam”

    O verbo está no pretérito perfeito. INCORRETA.

    d) “diminuam”

    O verbo está no subjuntivo. INCORRETA.

    GABARITO B

  • Obsolescência é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado.

    Portando, letra A está fora.

  • Gabarito letrra B, porém com ressalva: o fato de diminuir o risco de lesão não infere que o impacto será menor, frequência não necessariamente possui correlação com gravidade (impacto), a questão não teria gabarito, porém a letra B é "a mais coerente".

  • Não há garantia da obsolescência dos objetos

  • Assertiva b

    O verbo “diminuam” está conjugado no modo subjuntivo (modo relacionado a possibilidades) para indicar que lesões ainda podem ocorrer, porém com menor impacto.

  • ... porém com menor impacto? Não tem como saber disso

  • DISCORDO DA LETRA B.

    NÃO REMETE AO TEMPO SUBJUNTIVO EXPRESSANDO POSSIBILIDADE, MAS SIM PRESENTE DO INDICATIVO INDICANDO CERTEZA

  • Para mim a letra B esta um tanto quanto com desvio de sentido, pois podem ocorrer sim, mas com uma menor incidencia e nao com um menor impacto.

  • Pode vir substituindo a vírgula, a fim de se ter uma pausa um pouco mais longa. Isso acontece antes das conjunções adversativas (contudo, mas, porém, entretanto, todavia):

    1. Quero sair mais com você; pois um casal precisa ter boas amizades.

    2. Amanhã é dia de prova; porém não comecei a estudar ainda.

  • Que Ele cresça e eu diminua. Que Ele apareçaa

  • Fui meio na eliminação kkkkkk...não sei se é bem subjuntivo, mas por ter um ''QUE'' antes, foi um bom indício para ser rsrsrsr...

    Agora , dava pra eliminar algumas só pela explicação extrapolada do texto!