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ID
3397975
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de São Roque - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    Ao longo dos séculos, filósofos e artistas sempre elaboraram definições do belo; graças a esses testemunhos, é possível, portanto, reconstruir uma história das ideias estéticas através dos tempos. Já com o feio, foi diferente. Na maioria das vezes, o feio era definido em oposição ao belo e quase não se encontram tratados mais extensos consagrados ao tema, mas apenas menções parentéticas e marginais. Portanto, se uma história da beleza pode contar com uma ampla série de testemunhos teóricos (dos quais se poderá deduzir o gosto de uma determinada época), uma história da feiura terá de buscar seus próprios documentos nas representações visuais ou verbais de coisas ou pessoas percebidas de alguma forma como “feias”.
    No entanto, a história da feiura tem algumas características em comum com a história da beleza. Antes de mais nada, a ideia de que os gostos das pessoas comuns correspondiam de alguma maneira aos gostos dos artistas de seu tempo não passa de uma suposição. Se um viajante vindo do espaço entrasse em uma galeria de arte contemporânea, visse os rostos femininos pintados por Picasso e ouvisse que os visitantes os consideram “belos”, poderia ter a impressão equivocada de que, na realidade cotidiana, os homens do nosso tempo consideram belas e desejáveis as criaturas femininas cujos rostos são semelhantes àqueles representados pelo pintor. Contudo, o viajante espacial poderia corrigir sua opinião se visitasse um desfile de moda ou um concurso de Miss Universo, nos quais veria celebrados outros modelos de beleza. Para nós, no entanto, isso não é possível: ao visitar épocas já distantes, não podemos fazer verificações desse tipo nem em relação ao belo, nem em relação ao feio, pois dispomos apenas dos testemunhos artísticos daqueles períodos.
(Umberto Eco (org.). História da feiura.
Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2007)

Considere os vocábulos destacados nas seguintes passagens do 2o parágrafo:

•  ... visse os rostos femininos pintados por Picasso...
•  ... se visitasse um desfile de moda ou um concurso de Miss Universo, nos quais veria celebrados outros modelos de beleza...

Em seus contextos, os vocábulos destacados expressam, respectivamente, noção de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    •  ... visse os rostos femininos pintados por Picasso → a preposição "por" dá início ao agente que realiza as pinturas.

    •  ... se visitasse um desfile de moda ou (conjunção coordenativa alternativa, exprime ideia de alternância) um concurso de Miss Universo, nos quais veria celebrados outros (pronome indefinido, ideia de indefinição) modelos de beleza...

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

     

  • Assertiva b

    agente, alternativa e indefinição.

  • A preposição "por" introduz o agente da passiva "por Picasso".

    A conjunção "ou" empregada no texto expressa a ideia de alternância, mas não de exclusão.

    Por fim, o pronome indefinido "outros", como a própria classificação deixa claro, expressa a ideia de indefinição, indeterminação.

    A letra B é a que satisfaz as combinações.

    Resposta: Letra B

  • GABARITO: LETRA B

    • ... visse os rostos femininos pintados por Picasso → a preposição "por" dá início ao agente que realiza as pinturas.

    • ... se visitasse um desfile de moda ou (conjunção coordenativa alternativa, exprime ideia de alternância) um concurso de Miss Universo, nos quais veria celebrados outros (pronome indefinido, ideia de indefinição) modelos de beleza...

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

    FONTE: ARTHUR CARVALHO.

    OBS: Repliquei o comentário, pois ele não consta nos comentários dos alunos e sim no "Comentário comentado". Eu cliquei para pedir comentário do professor e o comentário do Arthur apareceu nessa aba. Bug estranho do QConcursos.

  • "Quando verbo ao Particípio a preposição "Por" será o agente (Voz Passiva)

    Gab; B