SóProvas


ID
3398758
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Matinhos - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o seguinte trecho:


Na tarde de 25 de janeiro, uma sexta-feira, espalhou-se pelo país uma notícia que, num primeiro momento, soou a cada brasileiro como inverossímil, pois custava-nos acreditar que __________ uma catástrofe como a ocorrida há apenas três anos. Confirmada a informação, ainda alimentamos a esperança de que os relatos seguintes nos __________ de tamanho horror.

Com o passar das horas, __________ se revelando as dramáticas dimensões humanas, sociais e ambientais causadas pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, de propriedade da Vale, em Brumadinho (MG). Proporções que, na realidade, até este momento – um mês após o desastre – ainda não __________ ser mensuradas.

(Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/02/punicao-reparacao-e-mudanca.shtml)


Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Na tarde de 25 de janeiro, uma sexta-feira, espalhou-se pelo país uma notícia que, num primeiro momento, soou a cada brasileiro como inverossímil, pois custava-nos acreditar que reviveríamos uma catástrofe como a ocorrida há apenas três anos. Confirmada a informação, ainda alimentamos a esperança de que os relatos seguintes nos afastariam de tamanho horror ? correlação verbal feita com futuro do pretérito do indicativo (=refere-se a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada).

    Com o passar das horas, foram se revelando as dramáticas dimensões humanas, sociais e ambientais causadas pelo rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, de propriedade da Vale, em Brumadinho (MG). Proporções que, na realidade, até este momento ? um mês após o desastre ? ainda não podem ser mensuradas ? foram (=concordando com o sujeito posposto "as dramáticas dimensões humanas, sociais e ambientais"); "podem" concordando com o sujeito, o qual é o pronome relativo "que", ele retoma o termo "proporções".

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • É isso mesmo !

  • custava-nos acreditar que REVIVERÍAMOS (futuro do pretérito -->marca uma projeção futura/ fatos que nunca se realizaram-CONDIÇÃO

    ainda alimentamos a esperança de que os relatos seguintes nos AFASTARIAM ( futuro do pretérito) marca uma projeção futura,fatos que nuna se realizaram.de tamanho horror.

     (Quem foi / foram? As dramáticas. Então,as dramáticas) FORAM se revelando as dramáticas dimensões humanas

    até este momento -->PRESENTE – um mês após o desastre – ainda não Concordando com (AS DRAMÁTICAS) PODEM (no presente) ser mensuradas.

    Desculpem-me qualquer coisa,caso esse comentário não ajudou,fiquem com Deus e vamos com tudo!

  • Melzinho na pepeta

  • CUSTAVA-NOS(pretérito imperfeito do indicativo) acreditar que REVIVERÍAMOS(futuro do pretérito do indicativo)

    -

    ALIMENTAMOS(pretérito perfeito do indicativo) a esperança de que os relatos seguintes nos AFASTARIAM(futuro do pretérito do indicativo)

    -

    FORAM(pretérito perfeito do indicativo) se revelando as dramáticas dimensões.... As dramáticas dimensões FORAM se revelando.

    -

    até este momento(presente) ainda não PODEM(futuro do presente do indicativo)