(V) A aquisição de bens móveis e imóveis resulta em variação patrimonial qualitativa. Ocorre um fato permutativo, não impacta o Pl
(V) A arrecadação de IPTU resulta em variação patrimonial qualitativa. Do ponto de vista PATRIMONIAL não afeta o PL, pois a receita é reconhecida no momento do fato gerador e não na arrecadação. Atenção: Do ponto de vista ORÇAMENTÁRIO a receita é registrada no momento da arrecadação
(F) A depreciação dos ativos imobilizados resulta em variação patrimonial qualitativa. Depreciação gera uma Variação QUANTITATIVA -> VPD
(V) O ganho de capital na alienação de bens imóveis resulta em variação patrimonial quantitativa.
Gab: A
Trata-se das variações patrimoniais qualitativas e quantitativas na contabilidade pública.
➤ Teoria:
➥ Variações Qualitativas: configuram apenas trocas, permutas, entre bens do ativo e passivo exigível, sem que haja alteração no valor total do patrimônio líquido e contas de resultado.
➥ Variações Quantitativas: são aquelas que alteram, para mais ou para menos, o patrimônio líquido. Enquanto os fatos permutativos envolvem apenas contas patrimoniais, os fatos modificativos envolvem também conta de resultados (receitas e despesas).
➤ Resolução:
↘ VERDADEIRO. Pois, a aquisição de bens móveis e imóveis resulta em variação patrimonial qualitativa, uma vez que não impacta o PL. É apenas uma variação permutativa.
↘ VERDADEIRO. A arrecadação de IPTU resulta em variação patrimonial qualitativa, uma vez que há apenas permuta no ativo (baixa IPTU a Receber e aumenta a conta Caixa). É no etapa do lançamento do tributo que ocorre variação quantitativa.
↘ FALSO. Ao contrário do que se afirma, a depreciação dos ativos imobilizados resulta em variação patrimonial quantitativa (e não qualitativa), pois impacta negativamente o PL.
↘ VERDADEIRO. O ganho de capital na alienação de bens imóveis resulta em variação patrimonial quantitativa, pois impacto positivamente o PL.
Por fim, a sequência correta é: V, V, F e V.
Gabarito: Letra A.