SóProvas


ID
3398857
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TJ-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      A origem da linguagem


      Durante muito tempo a Filosofia preocupou-se em definir a origem e as causas da linguagem. Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social? Se a linguagem for natural, as palavras possuem um sentido próprio e necessário; se for convencional, são decisões consensuais da sociedade e, nesse caso, são arbitrárias, isto é, a sociedade poderia ter escolhido outras palavras para designar as coisas. Essa discussão levou, séculos mais tarde, à seguinte conclusão: a linguagem como capacidade de expressão dos seres humanos é natural, isto é, os humanos nascem com uma aparelhagem física, anatômica, nervosa e cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra; mas as línguas são convencionais, isto é, surgem de condições históricas, geográficas, econômicas e políticas determinadas, ou, em outros termos, são fatos culturais. Uma vez constituída uma língua, ela se torna uma estrutura ou um sistema dotado de necessidade interna, passando a funcionar como se fosse algo natural, isto é, como algo que possui suas leis e princípios próprios, independentes dos sujeitos falantes que a empregam.


      Perguntar pela origem da linguagem levou a quatro tipos de respostas:

      1. a linguagem nasce por imitação, isto é, os humanos imitam, pela voz, os sons da Natureza (dos animais, dos rios, das cascatas e dos mares, do trovão e do vulcão, dos ventos, etc.). A origem da linguagem seria, portanto, a onomatopéia ou imitação dos sons animais e naturais;

       2. a linguagem nasce por imitação dos gestos, isto é, nasce como uma espécie de pantomima ou encenação, na qual o gesto indica um sentido. Pouco a pouco, o gesto passou a ser acompanhado de sons e estes se tornaram gradualmente palavras, substituindo os gestos;

      3. a linguagem nasce da necessidade: a fome, a sede, a necessidade de abrigar-se e proteger-se, a necessidade de reunir-se em grupo para defender-se das intempéries, dos animais e de outros homens mais fortes levaram à criação de palavras, formando um vocabulário elementar e rudimentar, que, gradativamente, tornou-se mais complexo e transformou-se numa língua;

      4. a linguagem nasce das emoções, particularmente do grito (medo, surpresa ou alegria), do choro (dor, medo, compaixão) e do riso (prazer, bem-estar, felicidade). Citando novamente Rousseau em seu Ensaio sobre a origem das línguas:

      “Não é a fome ou a sede, mas o amor ou o ódio, a piedade, a cólera, que aos primeiros homens lhes arrancaram as primeiras vozes… Eis por que as primeiras línguas foram cantantes e apaixonadas antes de serem simples e metódicas.” 


      Assim, a linguagem, nascendo das paixões, foi primeiro linguagem figurada e por isso surgiu como poesia e canto, tornando-se prosa muito depois; e as vogais nasceram antes das consoantes. Assim como a pintura nasceu antes da escrita, assim também os homens primeiro cantaram seus sentimentos e só muito depois exprimiram seus pensamentos.

                       CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática 2000.

Considere o trecho “Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social?” e assinale a alternativa que o analisa corretamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ?  ?Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social??

    ? O verbo "existir" é pessoal (=possui sujeito e concorda com ele); aqui está no singular pois retoma o termo "linguagem" (=substantivo no singular), pode ser flexionado ao plural (=linguagens existem).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Retoma uma informação implícita?

    A linguagem, sendo sujeito, não seria um termo explícito?

  • qual seria a informação implícita ? cheguei a pensar em "todos", mas estaria no plural

  • Entendi que o sujeito está implícito n oração em que o termo se encontra.
  • Discordo que seja uma informação implícita!

  • Retoma o termo "a linguagem", logo, está explícito.

    Em vista das outras alternativas é a "menos errada".

  • Assertiva A

    O verbo em destaque está no singular, pois retoma uma informação implícita flexionada no singular, mas poderia se flexionar no plural no caso de concordar com um elemento no plural.

  • Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social?” e assinale a alternativa que o analisa corretamente.

    O verbo em destaque está no singular, pois retoma uma informação implícita flexionada no singular, mas poderia se flexionar no plural no caso de concordar com um elemento no plural.

    Juro que não entendi o enunciado, existe retoma a linguagem, logo se flexionaria no pural caso linguagens, está bem explicito, então onde esta o implícito ai?,

  • Será que o examinador não viu que está explícito. Sacanagem.

  • (existe por natureza) -> considere aqui um oração independe as demais estruturas.

    (A linguagem existe por natureza) -> Julgo como um caso de Sujeito Elíptico. Por conseguinte, "a linguagem" está implícita e dependia do contexto para determinar a flexão do verbo "existe".

    Gabarito: A

    Fonte: meus resumos!

  • GABARITO: LETRA A

    → “Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social?”

    → O verbo "existir" é pessoal (=possui sujeito e concorda com ele); aqui está no singular pois retoma o termo "linguagem" (=substantivo no singular), pode ser flexionado ao plural (=linguagens existem).

  • fui por eliminação. implícito?

  • Errei porque os idiotas esqueceram o significado de explícito. Absurdo!

  • Não entendi o motivo da banca usar os termos?

    Implícito: quer dizer contido numa proposição mas não expresso formalmente;

    Explícito: quer dizer que é claro. 

    Se o termo (existe) está concordando com a linguagem ?????

  • Pode ser que eu esteja errado, caso esteja me corrijam por favor.

    A oração "existe por natureza" é interferente com sujeito oculto, o que creio ter sido o motivo de usarem a palavra implícito.

    Apesar de ser oculto o sujeito (desinencial ou implícito), a referência dele é "a linguagem...".

    A redação da banca realmente não está boa, mas considerei essa abordagem e eliminação para chegar a resposta.

  • Tbm não concordo com o "implícito", mas fui na menos errada.

  • Acredito, ou pelo menos quero acreditar, que o "implícito" seja em relação a " ela". Veja: a linguagem é natural aos homens ("ela" existe por natureza)...

  • Aparentemente, o implícito refere-se à oração dentro dos parênteses.

    (a linguagem existe por natureza)

  • Acrescentando que,

    A O verbo em destaque está no singular, pois retoma uma informação EXPLÍCITA flexionada no singular, mas poderia se flexionar no plural no caso de concordar com um elemento no plural.

    Como o examinador colocou implícita, sendo que está expressa no texto, induziu ao erro da questão. Embora pareça a certa, fica com deficiência a questão.

  • Um Zeugma a supressão do termo citado anteriormente. (A linguagem existe por natureza)

  • IMPLICITO ??? Fala serio né

  • Por eliminação só resta a alternativa A. Mas o Felipe jesus pontuou bem o que a banca considerou como gabarito.