SóProvas


ID
3398869
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
TJ-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                      A origem da linguagem


      Durante muito tempo a Filosofia preocupou-se em definir a origem e as causas da linguagem. Uma primeira divergência sobre o assunto surgiu na Grécia: a linguagem é natural aos homens (existe por natureza) ou é uma convenção social? Se a linguagem for natural, as palavras possuem um sentido próprio e necessário; se for convencional, são decisões consensuais da sociedade e, nesse caso, são arbitrárias, isto é, a sociedade poderia ter escolhido outras palavras para designar as coisas. Essa discussão levou, séculos mais tarde, à seguinte conclusão: a linguagem como capacidade de expressão dos seres humanos é natural, isto é, os humanos nascem com uma aparelhagem física, anatômica, nervosa e cerebral que lhes permite expressarem-se pela palavra; mas as línguas são convencionais, isto é, surgem de condições históricas, geográficas, econômicas e políticas determinadas, ou, em outros termos, são fatos culturais. Uma vez constituída uma língua, ela se torna uma estrutura ou um sistema dotado de necessidade interna, passando a funcionar como se fosse algo natural, isto é, como algo que possui suas leis e princípios próprios, independentes dos sujeitos falantes que a empregam.


      Perguntar pela origem da linguagem levou a quatro tipos de respostas:

      1. a linguagem nasce por imitação, isto é, os humanos imitam, pela voz, os sons da Natureza (dos animais, dos rios, das cascatas e dos mares, do trovão e do vulcão, dos ventos, etc.). A origem da linguagem seria, portanto, a onomatopéia ou imitação dos sons animais e naturais;

       2. a linguagem nasce por imitação dos gestos, isto é, nasce como uma espécie de pantomima ou encenação, na qual o gesto indica um sentido. Pouco a pouco, o gesto passou a ser acompanhado de sons e estes se tornaram gradualmente palavras, substituindo os gestos;

      3. a linguagem nasce da necessidade: a fome, a sede, a necessidade de abrigar-se e proteger-se, a necessidade de reunir-se em grupo para defender-se das intempéries, dos animais e de outros homens mais fortes levaram à criação de palavras, formando um vocabulário elementar e rudimentar, que, gradativamente, tornou-se mais complexo e transformou-se numa língua;

      4. a linguagem nasce das emoções, particularmente do grito (medo, surpresa ou alegria), do choro (dor, medo, compaixão) e do riso (prazer, bem-estar, felicidade). Citando novamente Rousseau em seu Ensaio sobre a origem das línguas:

      “Não é a fome ou a sede, mas o amor ou o ódio, a piedade, a cólera, que aos primeiros homens lhes arrancaram as primeiras vozes… Eis por que as primeiras línguas foram cantantes e apaixonadas antes de serem simples e metódicas.” 


      Assim, a linguagem, nascendo das paixões, foi primeiro linguagem figurada e por isso surgiu como poesia e canto, tornando-se prosa muito depois; e as vogais nasceram antes das consoantes. Assim como a pintura nasceu antes da escrita, assim também os homens primeiro cantaram seus sentimentos e só muito depois exprimiram seus pensamentos.

                       CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática 2000.

Assinale a alternativa que reescreve adequadamente o trecho “Assim, a linguagem, nascendo das paixões, foi primeiro linguagem figurada e por isso surgiu como poesia e canto, tornando-se prosa muito depois; e as vogais nasceram antes das consoantes.”, mantendo a correção gramatical.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

     

    A) Dessarte, por estar vinculada a paixões, a linguagem manifestou-se figurativamente por meio da poesia e do canto; a prosa surgiu posteriormente, sendo que a origem das vogais precede à das consoantes.

    B) Desse modo, conquanto, as paixões suscitaram à origem da linguagem figurada, manifesta por meio da poesia e canto; a posteriori, houve-se a prosa, oriunda do surgimento das vogais, e, em seguida, as consoantes ? crase incorreta, visto que nenhum termo exige a preposição "a".

    C) Dessa forma, primeiramente a linguagem figurada surgiu afim de expressar sentimentos e, portanto, se manifestou como poesia e canto; por sua vez, a prosa se originou da conjunção entre vogais e consoantes ? o correto é "a fim de".

    D) Portanto, porquanto nasceu das paixões, a linguagem manifestou-se figurativamente, através do canto e da poesia; desta, a prosa desdobrou-se, primeiramente, a partir do uso das vogais, segundamente, às consoantes ? Não se usa ?primeiramente?, ainda mais para iniciar um texto. Quando você for iniciar uma enumeração de ideias, use ?Em primeiro lugar? ou simplesmente ?Primeiro?, pois é o correto. 

     

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • vogais precede à das consoantes.

    gabarito A, esta certo isso ai gente, crase com palavra no plural....

  • Concordo com oque colocou o amigo abaixo: á das consoantes ...

  • Minha dúvida era saber o que é dessarte

  • "sendo que a origem das vogais precede à das consoantes."

    o à possui crase pois está se referindo à palavra "origem" que está implícita.

    sendo que a origem das vogais precede à (origem) das consoantes.

  • Como já explicado pela colega Ana Luiza, a crase está correta na letra A por contra da elipse da palavra "Origem".

    "(...)sendo que a origem das vogais precede à (origem) das consoantes."

    Só para complementar o que a amiga falou, trata-se de um processo específico de Elipse, chamado Zeugma. Este ocorre quando o termo omisso já fora citado no período.

  • Dessarte x Destarte:

    As duas formas existem na língua portuguesa e estão corretas. São sinônimos. A palavra destarte significa desta forma, deste modo, desta maneira e a palavra dessarte significa dessa forma, desse modo, dessa maneira. Transmitem uma noção de resumo, conclusão, recapitulação e são utilizados em registros eruditos ou formais, como nos documentos jurídicos.

    As duas palavras são advérbios formados a partir de composição por aglutinação, ou seja, dois vocábulos que se unem numa só palavra: 

    Destarte: desta+arte

    Dessarte: dessa+arte

    A utilização destas duas formas segue as regras de utilização das palavras este e esse. Destarte é utilizado para referir o que vai ser mencionado no discurso e dessarte é utilizado para referir o que foi mencionado no discurso. São sinônimas de: assim sendo, à vista disso, consequentemente, em vista disso, então, isto posto, logo, pois, por conseguinte, por consequência, por isso, portanto, entre outros.

    No âmbito sintático, atuam como conjunções coordenativas conclusivas, ligando duas orações numa relação semântica de conclusão ou consequência.

    Fonte: https://duvidas.dicio.com.br/destarte-ou-dessarte/

  • alguém pode e ajudar?

    dessarte significa dessa forma, desse modo, dessa maneira... consecutiva.

    Assim seria conclusiva combinando com portanto, assim, logo

  • Que Deus me defenda da prova da pcerj!!!

  • GABARITO: LETRA A

     

    A) Dessarte, por estar vinculada a paixões, a linguagem manifestou-se figurativamente por meio da poesia e do canto; a prosa surgiu posteriormente, sendo que a origem das vogais precede à das consoantes.

    B) Desse modo, conquanto, as paixões suscitaram à origem da linguagem figurada, manifesta por meio da poesia e canto; a posteriori, houve-se a prosa, oriunda do surgimento das vogais, e, em seguida, as consoantes → crase incorreta, visto que nenhum termo exige a preposição "a".

    C) Dessa forma, primeiramente a linguagem figurada surgiu afim de expressar sentimentos e, portanto, se manifestou como poesia e canto; por sua vez, a prosa se originou da conjunção entre vogais e consoantes → o correto é "a fim de".

    D) Portanto, porquanto nasceu das paixões, a linguagem manifestou-se figurativamente, através do canto e da poesia; desta, a prosa desdobrou-se, primeiramente, a partir do uso das vogais, segundamente, às consoantes → Não se usa “primeiramente”, ainda mais para iniciar um texto. Quando você for iniciar uma enumeração de ideias, use “Em primeiro lugar” ou simplesmente “Primeiro”, pois é o correto. 

     

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ✓ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Dessarte = Dessa forma, desse modo, dessa maneira etc.

  • TEXTO HORRÍVEL

  • Resolvi só com a relação de origem das vogais e consoantes

  • Para mim , nascer e estar vinculado n passa o mesmo sentido , o primeiro é muito mais intenso

  • Qual o erro da letra D?

  • Destarte é utilizado para referir o que vai ser mencionado no discurso

    Dessarte é utilizado para referir o que foi mencionado no discurso.

    >> São sinônimas de: assim sendo, à vista disso, consequentemente, em vista disso, então, isto posto, logo, pois, por conseguinte, por consequência, por isso, portanto, entre outros.

  • Primeiramente eliminei as letras B e C por iniciarem por conjunções subordinadas concessivas, já que a frase original inicia por conjunção coordenada conclusiva.

    Na letra B ainda tem uma crase incorreta e na letra C a palavra afim está incorreta no contexto.

    Na letra D inicia a frase com uma conjunção conclusiva e após uma conjunção explicativa.

    Já na letra A está perfeita, porque inicia com uma conjunção coordenada conclusiva DESSARTE e a Crase que antecede o termo das consoantes retoma a palavra origem que está subentendida.

  • GAB: A

    Complementando, existem dois erros na alternativa C...

    C) Dessa forma, primeiramente a linguagem figurada surgiu afim de expressar sentimentos e, portanto, se manifestou como poesia e canto; por sua vez, a prosa se originou da conjunção entre vogais e consoantes ? o correto é "a fim de".

    1)

    Afim ----> Indica "Semelhança" (utilizada como adjetivo ou substantivo)

    Ex: Eu e meus amigos temos um objetivo afim: passar no concurso. (adjetivo)

    Comprei pães, bolos e afins para nosso café da tarde. (substantivo)

    A fim de (locução prepositiva) ----> Indica "Finalidade"

    Ex: Dormi cedo a fim de descansar o corpo e a mente. ("com o objetivo de")

    2) Deve-se evitar a colocação do pronome "Se" após a vírgula. Portanto, neste contexto, utiliza-se ênclise (depois do verbo).

    *Dessa forma, primeiramente a linguagem figurada surgiu a fim de expressar sentimentos e, portanto, manifestou-se como poesia e canto; por sua vez, a prosa se originou da conjunção entre vogais e consoantes ? o correto é "a fim de".

  • A fim de é uma locução prepositiva que significa com o objetivo de, com a finalidade de, com o desejo de. Saí cedo a fim de chegar a tempo para o jantar. Já afim é um adjetivo que qualifica algo ou alguém que tem afinidade, proximidade, semelhança. Eles tinham ideias afins.

    Sinônimos de Dessarte no Dicionário de Sinônimos. Dessarte é sinônimo de: assim, desse modo, dessa forma, dessa maneira, desse jeito

    Sinônimos de conquanto para 1 sentido da palavra conquanto: Se bem que: 1 no entanto, não obstante, ainda que, todavia, embora, nada obstante, contudo, (...).

    Sinônimos de porquanto para 1 sentido da palavra porquanto: Indica o motivo ou causa de algo: 1 porque, pois, visto que, dado que, uma vez que, (...).

    De acordo com Carolina, muitos estudantes usam “segundamente” no terceiro parágrafo, para complementar uma informação ou argumento. Mas a verdade é que essa palavra não existe. 

    Leia mais em: https://guiadoestudante.abril.com.br/redacao/redacao-termos-e-expressoes-que-voce-deve-excluir-do-seu-texto/