SóProvas


ID
3401854
Banca
IBFC
Órgão
TRE-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo para responder à questão.

Sem direito e Poesia

    Eis me aqui, iniludível. Incipiente na arte da escrita, desfraldo sentimentos vestindo-os com as palavras que lhes atribuem significado. Às vezes dá vontade ser assim, hermético. Talvez, porque eu sinta que o mundo não me entende ou porque, talvez, eu não me encaixe harmonicamente no mundo, é que sinto esta liberdade em não me fazer entender. É que, talvez, a vida seja mesmo um mal entendido.
    Portanto, despiciendo as opiniões e me faço prolixo. Suasório para o intento de escrever em uma língua indecifrável ao homem comum. Meu vocabulário, quando quero, é um quarto cerrado e, nele me tranco e jogo fora a chave do entendimento. Dizem-me que as palavras devem ser um instrumento para comunicar-se e que isto é fazer-se entender. Mas eu, que do mundo nada entendo, por que razão deveria me fazer entender?
    Sinto o decesso aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo imarcescível de que haja vida no satélite natural. Talvez, após o decesso, eu possa lá estabelecer morada e, vivendo em uma sociedade singular, haja o recreio em espírito. Na realidade. Na iniludível realidade, meu recreio é uma sala ampla. Teto alto. Prateleiras rústicas com farta literatura e filosofia. Nenhuma porta ou janela aberta a permitir à passagem do tempo. Uma poltrona aveludada. Frio. Lareira acesa. Vinho tinto seco, Malbec.
    O amor? O entregar-se? Não!
    Tratar-se-ia apenas de amor próprio. Sem entrega. Apenas eu. Apenas eu e o tempo. Cerrado na sala cerrada. Divagando sobre o nada e refletindo sobre tudo. Imarcescível seria tal momento. Mas a vida. A vida é singular ao tempo, pois que o tempo é eterno, e a criatura humana é botão de rosa, matéria orgânica falível na passagem do eterno. Sigo... Soerguendo-me... Sobrevivo...
(Fonte: Nelson Olivo Capeleti Junior/ Artigos13/04/2018 - JUS Brasil)

A linguagem permite a comunicação de diferentes formas sem alterar o sentido da mensagem. Uma frase ou texto pode ser reescrito de maneira diversa e manter a ideia original. Tendo por base o enunciado abaixo, assinale a alternativa que apresenta corretamente sua reescrita sem alteração de sentidos.

"³Sinto o decesso aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo imarcescível de que haja vida no satélite natural."

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? "Sinto o decesso aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo imarcescível de que haja vida no satélite natural." ? plenilúnio (lua cheia);

    A) Percebo o decesso aproximar-se, pelo auferir-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros aprumados pelos compromissos assumidos, tenho na lua nova um desejo incompreensível de que haja vida no satélite natural."

    B) Sinto o abatimento aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho na lua crescente um desejo inaceitável de que haja vida no satélite natural."

    C) Identifico o definhamento aproximar-se, pelo fenecer do fluido vital, e, sem tempo para a azáfama desejada, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo inabalável de que haja vida na lua." ? azáfama (=refere-se à pressa, afobação de algo).

    D) Sinto a morte aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho na lua cheia um desejo inalterável de que haja vida no satélite natural."

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Normalmente, essas questões de reescritura, se não forem do Cespe/Cebraspe, podem ser respondidas apenas analisando palavras isoladas. Escolhi duas:

    Azáfama = define o apressamento para a realização de algo e se distancia do sentido de "recreio";

    Imarcescível = define aquilo que vigora, que mantém a vitalidade. Tem sentido próximo de "inalterável".

    Com isso, marca-se D.

    Letra D

  • Só com muita reza forte e mais uns 40 minutos de prova pra acertar essa questão.........

  • Palavras chave no texto base:decesso(morte),esvair(esvaziar),arcados(forma de arco, encurvados),plenilúnio(lua cheia)

    Nas alternativas temos:

    a)decesso, auferir(medir), aprumados(eretos),lua nova

    b)abatimento, esvair, arcados, lua crescente

    c)definhamento(debilitar-se),fenecer,arcados, plenilúnio.

    d)morte,esvair,arcados e lua cheia

    obs:azáfama(pressa na excecução de um serviço)

  • Quem escolhe um texto desse para questão de concurso tem muito ódio no coração PQP.

  • Aí você é obrigado a saber que plenilúnio é lua cheia, se não souber, erra  a questão

  • Vou começar a ler uns textos literários pq isso é cruel, eu vim da quebrada irmão kkkkkkk

  • GABARITO=D

    Sinto o decesso aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo imarcescível de que haja vida no satélite natural."

    Decesso siginifica=ato ou efeito de deceder, falecer; morte, óbito, passamento

    Plenilúnio=substantivo masculino Lua cheia; fase da lua que se define pela sua completa iluminação.

    Imarcescível =impossível de corromper; incorruptível, inalterável.

    Esvair-se é sinônimo de: morrer, terminar, acabar, finalizar, findar

    A)Percebo o decesso aproximar-se, pelo auferir-se auferir-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros aprumados pelos compromissos assumidos, tenho na lua nova um desejo incompreensível de que haja vida no satélite natural."

    Auferir. Colher; obter; lucrar; ter; tirar; receber (irregular, conjuga-se como ferir.

    B) Sinto o abatimento aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho na lua crescente um desejo inaceitável de que haja vida no satélite natural."

    C)Identifico o definhamento aproximar-se, pelo fenecer do fluido vital, e, sem tempo para a azáfama desejada, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo inabalável de que haja vida na lua."

    Definhamento é sinônimo de: decesso, estiolamento, falecimento, morte, óbito.

    fenecer=tornar-se extinto; acabar, terminar.

    D)Sinto a morte aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho na lua cheia um desejo inalterável de que haja vida no satélite natural."

  • Acho sacanagem a banca cobrar um texto com palavras tão arcaicas como estas

  • Difícil o cara saber todos os significados das palavras.

  • Na boa pessoal acho que esta mais fácil passar pra juiz federal do que nesse concurso.

  • azáfama --> Excesso de pressa; afobação na realização de algum trabalho.

    Decesso é sinônimo de: 

    Imarcescível

    Que não murcha; repleto de vigor: planta imarcescível.

    [Figurado] Que não tem fim; que nunca se acaba: glória imarcescível.

    [Figurado] Que não se corrompe nem se altera; incorruptível.

    fonte: https://www.dicio.com.br/imarcescivel/

  • E que dia que eu iria saber que decesso , significa falecer, pqp viu

  • De onde q eu tirei q azáfama é lazer??? :/

    a·zá·fa·ma (árabe az-zahma)

    substantivo feminino

    1.  Atividade intensa. = AFà≠ ESTAGNAÇÃO, MARASMO

    2. Muita pressa ou intensidade na realização de algo. = AFÃ, CORRERIA ≠ BONANÇA, CALMA, CALMARIA, MARASMO, SOSSEGO

    3. Falta de ordem. = ATROPELO, BALBÚRDIA, CONFUSÃO ≠ ORDEM, ORGANIZAÇÃO

    "azáfama", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021,  [consultado em 09-05-2021].

  • O texto é de 2008 mas provavelmente o cara tem uns 200 anos. Tem que avisar pra ele que o parnasianismo já era. Na boa, isso aí é o que eu chamo de um mal uso da escrita, que só serve pra demonstrar erudição.

    Quanto à questão, eu acertei por duas deduções: pleni é um radical que provavelmente significa pleno, cheio; a oposição entre "vital" e morte me fez entender que este último era o termo correspondente a "decesso"

  • Esse foi o texto mais traumatizante que já li. As questões fizeram com que eu simplesmente morasse no site de sinônimos.

    Sugiro que depois desse trauma, saiam colhendo todas as palavras desconhecidas e anotando seus respectivos sinônimos. Isso ajuda muito.

  • 30 minutos pra errar a questão O.O