SóProvas


ID
3401857
Banca
IBFC
Órgão
TRE-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo para responder à questão.

Sem direito e Poesia

    Eis me aqui, iniludível. Incipiente na arte da escrita, desfraldo sentimentos vestindo-os com as palavras que lhes atribuem significado. Às vezes dá vontade ser assim, hermético. Talvez, porque eu sinta que o mundo não me entende ou porque, talvez, eu não me encaixe harmonicamente no mundo, é que sinto esta liberdade em não me fazer entender. É que, talvez, a vida seja mesmo um mal entendido.
    Portanto, despiciendo as opiniões e me faço prolixo. Suasório para o intento de escrever em uma língua indecifrável ao homem comum. Meu vocabulário, quando quero, é um quarto cerrado e, nele me tranco e jogo fora a chave do entendimento. Dizem-me que as palavras devem ser um instrumento para comunicar-se e que isto é fazer-se entender. Mas eu, que do mundo nada entendo, por que razão deveria me fazer entender?
    Sinto o decesso aproximar-se, pelo esvair-se do fluido vital, e, sem tempo para o recreio desejado, com os ombros arcados pelos compromissos assumidos, tenho no plenilúnio um desejo imarcescível de que haja vida no satélite natural. Talvez, após o decesso, eu possa lá estabelecer morada e, vivendo em uma sociedade singular, haja o recreio em espírito. Na realidade. Na iniludível realidade, meu recreio é uma sala ampla. Teto alto. Prateleiras rústicas com farta literatura e filosofia. Nenhuma porta ou janela aberta a permitir à passagem do tempo. Uma poltrona aveludada. Frio. Lareira acesa. Vinho tinto seco, Malbec.
    O amor? O entregar-se? Não!
    Tratar-se-ia apenas de amor próprio. Sem entrega. Apenas eu. Apenas eu e o tempo. Cerrado na sala cerrada. Divagando sobre o nada e refletindo sobre tudo. Imarcescível seria tal momento. Mas a vida. A vida é singular ao tempo, pois que o tempo é eterno, e a criatura humana é botão de rosa, matéria orgânica falível na passagem do eterno. Sigo... Soerguendo-me... Sobrevivo...
(Fonte: Nelson Olivo Capeleti Junior/ Artigos13/04/2018 - JUS Brasil)

O enunciado abaixo é parte do 2º parágrafo do texto. Sem que altere seu sentido e significação, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

"Portanto, _____ as opiniões e me faço _____. ______ para o intento de escrever em uma língua ______ ao homem comum."

Alternativas
Comentários
  • alternativa A, fui substituindo as palavras e vendo as que fazia sentido.

  • Pensei assim para responder: indecifrável é algo impossível de ser descoberto/lido. Analisando as alternativas de baixo para cima:

    D) Incompreensível é diferente de indecifrável, pois significa não compreender/entender algo.

    C) Enigmática é algo que pode ser descoberto/decifrado. Enigmas possuem solução, dá para resolver.

    B) Incognoscível lembrei de ''incógnita'', ou seja, algo que pode ser decifrado/resolvido.

    A) Inacessível é a única que pode ser corretamente substituída, visto que algo ''indecifrável'' é algo ''inacessível'' pois é impossível decifrar.

  • Analisando duas palavras, resolve-se corretamente. Destacarei as duas que submeti à análise:

    "Portanto, despiciendo as opiniões e me faço prolixo."

    "Despiciendo" = conquanto termine em "ndo", não se trata de um verbo, mas sim de um adjetivo, cujo significado é desprezível, descartável.

    "Prolixo" = normalmente pessoa que fala e/ou escreve em excesso, de maneira afetada. Tem igual valor ao de difuso, que, por sua vez, tem como sinônimo abundância.

    Letra A

  • Resposta:Alternativa A

    Despiciendo => O que deve ser desprezado por inútil; errôneo e etc; merecedor de desdém; desprezível, desdenhável.

    Prolixo => Que usa palavras em demasia ao falar ou escrever; que não sabe sintetizar o pensamento. Cansativo por estender-se demais no tempo, que tende a arrastar-se.

    Suasório => Persuasivo.

    Indecifrável => Impossível ou muito díficil de ser decifrado; Que é muito díficil de se penetrar, se coompreender ou explicar; enigimático, imcomprensível, indecifrável.

  • Acertei essa pelo menosprezo e inacessível, alias esse texto ta quase inacessível pra mim kkkkk

  • O cara coloca uma questão dessas só pra matar o candidato

  • muito boa essa questão

  • Despiciendo: Desdenhável; que merece ou deve ser tratado com desprezo; Desprezível; que, por ser insignificante, deve ser desprezado ou desdenhado.

    Difuso: Que se utiliza excessivamente das palavras; prolixo: o discurso político foi difuso.

    Suasório: Persuasivo;

    Indecifrável: Não encontrei nenhum dicionário em que constasse a sinonímia com o termo "inacessível". Destarte, não consigo vislumbrar a substituição sem prejuízo do sentido.

    Assim, entendo que a questão não tem resposta correta.

    Fonte:https://www.dicio.com.br/

  • Não fui na letra A por achar que inacessível - não substituiria indecifrável sem alterar o sentido e significação.

  • GABARITO A

  • Lendo o primeiro parágrafo é possível deduzir o sentido do segundo, mesmo sem conhecer a maior parte dos termos cujos sinônimos a questão pede.

    É possível perceber que o autor menospreza ou descarta as opiniões alheias (e não as enaltece ou as valoriza), daí eliminamos a B e a D. "Prolixo" já é um termo mais usual, que sabemos que significa a incapacidade de síntese.

    A meu ver, um texto pedante, quase parnasiano, com uso excessivo de vocábulos condenados ao desuso e, por isso, empregado pela banca de forma bem maldosa.

  • Com o dicionário na mão da certinho kkkk

    Gab: A) menosprezo / difuso / Persuasivo / inacessível

  • Eu não marquei a "A" porque se ele diz que não quer que as pessoas entendam, pra que diachos ele quer o texto seja persuasivo ?

  • Texto escrito pelo Collor... hahaha