SóProvas


ID
3404239
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

IV Fórum Ser Homem reafirma compromisso para a Saúde do Homem 


Evento trouxe propostas

para tentar diminuir a

morbimortalidade, melhorar

a qualidade de vida e a

intenção de assinatura de

uma Carta Compromisso

entre várias instituições


    Pensando em ir além das discussões do Novembro Azul e a prevenção do Câncer de Próstata, o Ministério da Saúde e Instituto Lado a Lado promoveram nesta quarta-feira, 14 de novembro, o IV Fórum Ser Homem: Discutindo Políticas Públicas para a Saúde do Homem. O objetivo foi ampliar a promoção, a prevenção e a assistência à saúde masculina.

    Hoje a preocupação não é apenas com os tumores masculinos, mas com a saúde integral do homem. Isso porque, devido a uma série de fatores, o homem vive em média sete anos a menos que as mulheres em diversas regiões do país. A cada três mortes de adultos, duas são de homens. Por isso, ensinar que o homem precisa se preocupar em se cuidar é um dos grandes desafios da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

    Para Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, são muitas as barreiras socioculturais e econômicas a serem superadas. “De fato, esse homem que vemos hoje só aparece nos serviços de saúde durante sua infância, sempre acompanhado pela mãe ou pelo pai, mas depois ele some, reaparecendo no hospital somente quando precisa”, destacou Norberto.

    A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem foi criada com foco nos homens dos 20 aos 59 anos, com objetivo de ampliar o acesso com qualidade aos serviços do Sistema único de Saúde (SUS).

(Disponível em:<http://portalms.saude.gov.br/noticias/sas/44697-iv-forum-ser-homem-reafirma-compromisso-para-a-saude-do-homem> Acessado em: 05 de jan. de 2019 - com adaptações)

“HOJE a preocupação não é apenas com os tumores MASCULINOS, mas com a saúde integral do homem”. Respectivamente, os termos grifados estão corretamente classificados quanto à sua função sintática somente no item:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    HOJE a preocupação não é apenas com os tumores MASCULINOS, mas com a saúde integral do homem”

    → Hoje (adjunto adverbial de tempo); masculinos (adjetivo com função sintática adjunto adnominal, vem junto ao nome e expressa uma característica do substantivo "tumores").

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Tatue no seu braço:

    "Os adjetivos lá da morfologia exercem na análise sintática a função de adjunto adnominal".

    Perceba como identificamos ser adjetivo: os tumores (tão) MASCULINOS.

    “HOJE a preocupação.

    Hoje= Adjunto adverbial

    Bons estudos!

  • HOJE - circunstância - A. ADV.

    MASCULINO - ligado a um subst concreto - A. ADN.

  • hoje adjunto adverbial de tempo

    masculinos, com ou sem prep diz repeito ao adjunto pois é agente ativo

    e complemento nominal precisa de preposição

  • Fiquei em dúvida entre A e a C, mas como a A não tem preposiçao, optei pela c.

  • HOJE - A. ADV.

    MASCULINOS: A. ADN.

    Aos que tem dúvidas sobre se houvesse uma preposição antes Masculinos poderia ser Complemento Nominal, ai vai a dica: Não seria! Pois, o CN completa substantivo Abstrato, tumores é concreto,

  • O QUE ESTÁ JUNTO É ADJUNTO.

  • Acertei na sorte então fui atrás da explicação:

    O simples fato do termo " tumores" ser um substantivo concreto e não ter preposição enseja aplicação de adjunto adnominal.

  • Pessoal, vocês viajam demais. Parecem que estão resolvendo questão da prova de português da 7ª série!

    Simples: substantivo concreto = adj. adnominal.

    OBS: o adj. adnominal, ocasionalmente, pode vir preposicionado.

    EXEMPLO: As explicações do Matheus Oliveira são as melhores. --> "explicações" é um substantivo abstrato seguido da preposição "de". É adjunto adnominal (e não complemento nominal) pelo fato do estabelecimento de uma relação ativa (O Matheus explica).

  • ''tumores MASCULINOS'', por estar sem preposição, traz a ideia de estar JUNTO = ADJUNTO

  • [GABARITO: LETRA C]

    ADJUNTO ADNOMINAL - é o termo de valor adjetivo que confere uma característica ao substantivo (concreto ou abstrato). Jamais auxilia verbo, advérbio ou adjetivo. Diversas classes gramaticais podem representar o adjunto adnominal na oração.

    ADJUNTO ADVERBIAL - de acordo com os professores Celso Cunha e Lindley Cintra, é o termo de valor adverbial que, associado a um verbo, atribui-lhe alguma circunstância (lugar, tempo, modo, finalidade etc.) ou lhe intensifica o sentido. Além de poder modificar ou intensificar o sentido de adjetivos ou advérbios.

    O adjunto adverbial não indica apenas uma circunstância relativa à ação verbal. Pode, também, incidir sobre o adjetivo ou sobre outro advérbio.

    Todas as atrizes são muito criativas.

    Elas contracenaram brilhantemente.

    Nossos alunos foram muito bem nas provas.

    Nos exemplos acima, os adjuntos adverbiais muito e brilhantemente indicam circunstâncias atribuídas aos adjetivos criativas, ao verbo contracenarem e ao advérbio bem.

    CLASSIFICAÇÃO DO ADJUNTO ADVERBIAL

    A classificação dos adjuntos adverbiais é vasta e relaciona-se com as diversas circunstancias que podem ser atribuídas à ação verbal. Alguns valores como causa, condição, concessão, dúvida, finalidade, intensidade, modo, lugar, tempo, negação, afirmação, assunto, companhia, direção, instrumento, frequência etc.

    FONTE: PORTUGUÊS PARA CONCURSOS - GRAMATICA ESQUEMATIZADA, INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS E QUESTÕES COMENTADAS.

  • Uma dica rápida:

    COMplemento nominal= COM preposição

    Adjunto adnominal-> pode vir com preposição