SóProvas


ID
3408439
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Novas formas de vida?

     Uma forma radical de mudar as leis da vida é produzir seres completamente inorgânicos. Os exemplos mais óbvios são programas de computador e vírus de computador que podem sofrer evolução independente.

      O campo da programação genética é hoje um dos mais interessantes no mundo da ciência da computação. Esta tenta emular os métodos da evolução genética. Muitos programadores sonham em criar um programa capaz de aprender e evoluir de maneira totalmente independente de seu criador. Nesse caso, o programador seria um primum mobile, um primeiro motor, mas sua criação estaria livre para evoluir em direções que nem seu criador nem qualquer outro humano jamais poderiam ter imaginado.

    Um protótipo de tal programa já existe – chama-se vírus de computador. Conforme se espalha pela internet, o vírus se replica milhões e milhões de vezes, o tempo todo sendo perseguido por programas de antivírus predatórios e competindo com outros vírus por um lugar no ciberespaço. Um dia, quando o vírus se replica, um erro ocorre – uma mutação computadorizada. Talvez a mutação ocorra porque o engenheiro humano programou o vírus para, ocasionalmente, cometer erros aleatórios de replicação. Talvez a mutação se deva a um erro aleatório. Se, por acidente, o vírus modificado for melhor para escapar de programas antivírus sem perder sua capacidade de invadir outros computadores, vai se espalhar pelo ciberespaço. Com o passar do tempo, o ciberespaço estará cheio de novos vírus que ninguém produziu e que passam por uma evolução inorgânica.

     Essas são criaturas vivas? Depende do que entendemos por “criaturas vivas”. Mas elas certamente foram criadas a partir de um novo processo evolutivo, completamente independente das leis e limitações da evolução orgânica.

(Adaptado de HARARI, Yuval Noah. Sapiens, Uma breve história da humanidade.Trad. Janaína Marcoantonio. Porto Alegre: L&PM, 38. ed,, 2018, p. 419-420). 

A pontuação está inteiramente adequada no seguinte enunciado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Erros:

    A)  a propagação de vírus, é um fato da computação. Separado sujeito do verbo.

    B)  o autor do texto, previne..Separado sujeito do verbo.

    C) seria possível chamar também de vida, essas novas formas mutantes, de vírus de computador...essas vírgulas são estranhas.

    D) ...inteira-nos, do desenvolvimento de certos - a vírgula separa o objeto...... dá, inteiramente à margem... o inteiramente deve ficar entre vírgulas ou suprimir a primeira. 

    Qualquer equívoco, estarei de olho nas correções.

  • GABARITO: LETRA E

    A) Vista como forma radical, de evolução inorgânica, a propagação de vírus, é um fato da computação ? vírgula separando incorretamente o sujeito de seu verbo.

    B) Ao falar do conceito de vida, o autor do texto, previne que seria preciso alargá-lo, tendo em vista: o que a ciência tem evoluído ? vírgula separando incorretamente o sujeito de seu verbo.

    C) Pergunta-se se seria possível chamar também de vida, essas novas formas mutantes, de vírus de computador? ? chamar alguma coisa (=vírgula separando incorretamente o objeto direto do verbo).

    D) O autor do texto inteira-nos, do desenvolvimento de certos vírus, que constituem um processo que se dá, inteiramente à margem do nosso controle ? inteira-nos DE alguma coisa (=objeto indireto separado incorretamente pela vírgula).

    E) Não deixa de ser assustadora a possibilidade de que nós, criaturas orgânicas, sejamos capazes de, a certa altura, concorrermos para uma evolução inorgânica ? correto, ambos termos separados pelas vírgulas estão corretos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a) Incorreto. Há uma ruptura da ordem dos termos ao se inserir a vírgula antes do fragmento "de evolução inorgânica". À frente, separou-se com vírgula o verbo do seu predicado. É o erro mais primário de pontuação;

    b) Incorreto. Vide explicação acima;

    c) Incorreto. Existe aqui uma construção caótica: o sujeito foi deslocado e virgulado, de modo que tanto a pontuação quanto a compreensão foram prejudicadas.

    d) Incorreto. O primeiro termo que aparece virgulado é objeto indireto do verbo "inteirar". A construção, visto se achar em ordem canônica, isto é, direta, dispensa a vírgula;

    e) Correto. Analisemos:

    "Não deixa de ser assustadora a possibilidade de que nós, criaturas orgânicas, sejamos capazes de, a certa altura, concorrermos para uma evolução inorgânica."

    "Criaturas orgânicas" = aparece virgulado por se tratar de um aposto.

    "A certa altura" = aparece virgulado por se tratar de locução adverbial.

    A pontuação apresenta-se inteiramente escorreita.

    Letra E

  • Obrigada pelas excelentes explicações rapazes. Fiz essa prova, tava nível alto.

    GABA "e"

  • (A)

    Vista como forma radical, de evolução inorgânica, a propagação de vírus, é um fato da computação.

    (Item errado, pois temos o sujeito “A propagação de vírus vista como forma radical de evolução inorgânica” sendo separado por vírgula de seu complemento “um fato da computação”. Colocando na ordem direta: A propagação de vírus vista como forma radical de evolução inorgânica é um fato da computação).

    *

    (B)

    Ao falar do conceito de vida, o autor do texto, previne que seria preciso alargá-lo, tendo em vista: o que a ciência tem evoluído.

    ITEM ERRADO

    (Temos uma oração subordinada temporal reduzida de infinitivoAo falar do conceito de vida” sendo empregada com virgula, construção correta, pois a vírgula é empregada para separar orações reduzidas de gerúndio, particípio e infinitivo adverbiais e adjetivas antepostas à oração principal ou intercaladas nela.)

    (O sujeito “o autor do texto” está separado por vírgula do seu complemento verbal “previne que seria preciso alargá-lo”, portanto, construção errada, pois não podemos separar por virgula sujeito de seu complemento.”)

    *

    (C)

    Pergunta-se se seria possível chamar também de vida, essas novas formas mutantes, de vírus de computador?

    ITEM ERRADO

    (Temos o “se” exercendo a função de partícula apassivadora, pois o verbo é transitivo direto e devido a isso a frase pode ser transportada para voz passiva analítica = “Essas novas formas mutantes de vírus de computador são perguntada se seria possível chamar também de vida”)

    (Esse “de vírus de computador” é o complemento nominal do substantivo abstrato “formas”, devido a isso não podemos separar por vírgula).

    *

    (D)

    O autor do texto inteira-nos, do desenvolvimento de certos vírus, que constituem um processo que se dá, inteiramente à margem do nosso controle.

    ITEM ERRADO

    (Não pode separar por vírgula o verbo “inteira-nos” de seu complemento verbal ”do desenvolvimento de certos vírus”.

    (A vírgula empregada antes do pronome relativo “que” pode ser usada para diferenciar oração subordinada explicativa ou restritiva, visto que esse pronome relativo está iniciando uma oração subordinada adjetiva, portanto essa virgula está correta)

    (A vírgula empregada depois do termo “dá” está errada, pois está separando o verbo transitivo indireto de seu complemento circunstancial”).

    *

    (E)

    Não deixa de ser assustadora a possibilidade de que nós, criaturas orgânicas, sejamos capazes de, a certa altura, concorrermos para uma evolução inorgânica.

    ITEM CORRETO

    (“criaturas orgânicas” é um aposto explicativo que deve vir isolado por vírgula. “A certa altura” é uma expressão explicativa que deve também ser isolada por vírgula, porque vem interposta na oração).

    FOCO, FÉ E AÇÃO

  • Forma direta das orações não são separadas por vírgula.

    Temos: Sujeito + Verbo + Complemento

    a)  ...a propagação de vírus, é... (a vírgula separou sujeito do verbo);

    b)  ...o autor do texto, previne...(a vírgula separou o sujeito do verbo);

    c) ...chamar também de vida, essas novas... (a vírgula separou o objeto do verbo);

    d)  ...inteira-nos, do desenvolvimento de certos vírus... ((a vírgula separou o objeto do verbo);

    e) GABARITO

  • A MELHOR EXPLICAÇÃO É DO Sr.SHELKING!!!

    GABARITO - E.

  • DICA: QUESTÕES DE PONTUAÇÃO DA FCC SEMPRE COMECE PELA LETRA E

  • Essa professora explicou muito bem! Descobri que sou uma mula em pontuação. kkk