-
-
Através da política monetária, o Bacen desloca a curva LM para baixo ou para cima, a qual corresponderá a uma taxa de juros menor ou maior, respectivamente.
-
Fala pessoal! Beleza?
Professor Jetro Coutinho aqui
Os
bancos centrais utilizam seus instrumentos de política monetária de forma a
aumentar ou reduzir a oferta de moeda. Estes instrumentos são, principalmente: Depósitos Compulsórios, Taxa de Redesconto, Operações de Mercado aberto (Open Market)
Por meio desses instrumentos, o Bacen exerce política monetária expansionista ou restritiva, influenciando na oferta de moeda. O objetivo é controlar a oferta de moeda de forma a poder impactar a taxa de juros (preço da moeda) para cima ou para baixo.
Se o Bacen quiser subir a taxa de juros, ele precisará diminuir a oferta de moeda, aumentando o compulsório, aumentando o redesconto e vendendo títulos públicos.
Se o Bacen quiser baixar a taxa de juros, ele precisará aumentar a oferta de moeda, diminuindo o compulsório, diminuindo o redesconto e comprando títulos públicos.
Assim, o Bacen intervém na Economia.
Gabarito do professor: Certo.
-
gabarito errado. O BACEN usa da taxa de juros como política monetária para controlar a inflação ou estabilizar a economia, ou seja a mesma é decorrente da política monetária, sendo o objetivo alcançar as metas de inflação previamente estabelecidas.
-
Marquei como errado por entender que a taxa de juros seria um instrumento de política monetária utilizado para se atingir um determinado fim, como a meta de inflação. Assim, não seria o objetivo atingir a taxa de juros desejada.
Porém, o seguinte trecho retirado do site do BACEN, na página do COPOM, comprova a correção da assertiva: "Uma vez definida a taxa Selic, o Banco Central atua diariamente por meio de operações de mercado aberto – comprando e vendendo títulos públicos federais – para manter a taxa de juros próxima ao valor definido na reunião."
https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/copom