SóProvas


ID
3411019
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Estado brasileiro atua como regulador, como financiador e como agente produtor, a fim de contribuir para o aumento de investimentos na economia. Acerca das funções do governo na economia, julgue o item seguinte.


O objetivo da regulação do estado é melhorar a eficiência alocativa, situação na qual se realiza o maior volume de transações econômicas, mesmo que isso possa eventualmente sacrificar o bem-estar do consumidor.

Alternativas
Comentários
  • Comentário dos Professores Jetro Coutinho e Paulo Nunes:

    ERRADO. A eficiência que tem como objetivo maximizar o número de transações não é a alocativa, mas sim a produtiva (que visa a obter o maior grau de produção possível). Para a eficiência produtiva, o principal objetivo é a produção, mesmo que o consumidor fique em situação desfavorável. Diferentemente, na eficiência alocativa, o principal objetivo é utilizar os recursos da economia de forma a atender ao maior número de necessidades da sociedade, atendendo aos seus anseios.

  • A meu entender refere-se a função estabilizatora.

    Regulação refere-se a normas, Alocativa refere-se ao provimento de um produto à população, Distributiva refere-se principalmente à distribuição de renda.

  • ATENÇÃO! Eficiência Alocativa é diferente de Função Alocativa do Orçamento!

    A primeira refere-se ao estudo econômico geral, enquanto que a segunda tem a ver com as funções do orçamento público.

    Primeira é matéria de Economia, a segunda é de AFO.

    Deus no controle sempre.

  • Fala pessoal! Beleza?

    Professor Jetro Coutinho aqui!

    De fato, uma dos objetivos da regulação é melhorar a eficiência alocativa, aumentando o volume de transações econômicas. No entanto, este objetivo não pode ser atingido sacrificando o bem-estar do consumidor.

    Quando o governo regula, ele o faz justamente em situações nas quais o consumidor está pior. Assim, para evitar que o consumidor fique em situação prejudicial, o governo entra com a regulação, melhorando, assim, a situação do consumidor.

    É o caso de um monopolista, por exemplo, que pratica preços muito altos, deixando o consumidor em pior situação. Neste caso, o governo entra e impõe regulação para que o monopolista baixe os preços, beneficiando o consumidor.

    Ou seja, não tem como o sacrifício do bem-estar do consumidor ser um objetivo da regulação. Ao contrário, a regulação considera o bem-estar do consumidor como um de seus objetivos principais.

    Dessa forma, questão errada.


    Gabarito do professor: Errado.
  • Eficiência econômica não diz respeito à quantidade de transações, mas a situação em que é impossível melhorar a situação de um agente sem prejudicar a de outro.

  • RESPOSTA E

    Eficiência Alocativa: é a escolha do QUÊ e QUANTO produzir. 

    Eficiência Produtiva: produzir o MÁXIMO com o MÍNIMO possível – relacionada c/ COMO produzir; 

    #SEFAZ-AL #CFC