SóProvas


ID
3411022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-AL
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Estado brasileiro atua como regulador, como financiador e como agente produtor, a fim de contribuir para o aumento de investimentos na economia. Acerca das funções do governo na economia, julgue o item seguinte.


O Programa Mais Médicos é uma iniciativa do governo federal que visa ao fortalecimento da atenção básica do país; assim, sua execução possibilita ao governo cumprir a função econômica distributiva.

Alternativas
Comentários
  • Comentário dos Professores Jetro Coutinho e Paulo Nunes:

    Bom, ao fornecer atenção básica (saúde) o estado age ofertando bens públicos e meritórios, que seria a função alocativa. No entanto, o programa mais médicos atende o interior do Brasil, pessoas que necessitam mais da função distributiva do Estado. Ou seja, o programa mais médicos possui tanto a função alocativa quanto distributiva. No entanto, como a questão restringiu falou em “fortalecimento da atenção básica”, vemos que o Cespe entende que o primordial seria a função alocativa, razão pela qual estamos propondo o gabarito como errado. Ou seja, pessoal, a assertiva dá a entender que o principal aqui é a oferta deste serviço (fortalecer = ampliar oferta). Portanto, teríamos primordialmente a função alocativa.

  • Questão muito mal formulada. Cabe recurso. Deveria haver penalização para os examinadores cada vez que uma questão é anulada. Os concurseiros estudam tanto para ter de lidar com questões que, muitas vezes, não são claras o suficiente, prejudicando os candidatos não por falta de estudo ou conhecimento, mas sim por erros do examinador...

  • A função alocativa consiste, basicamente, na regulação ou fornecimento de bens públicos ou semipúblicos (como saúde e educação).

    Função Distributiva - O governo deve buscar distribuição justa, sob o ponto de vista da sociedade, da renda.

    A renda é aquilo que os agentes pagam em troca do uso dos fatores de produção capital, trabalho e terra. Contudo, a distribuição entre esses fatores pode ser considerada injusta, especialmente no que tange ao trabalho, que é o fator que os trabalhadores “vendem” no mercado, enquanto capital e terra pertencem aos empresários ou ao governo.

    A função distributiva é relacionada à redução das diferenças econômicas e sociais da população. Grosso modo, o governo exerce essa função sempre que, de alguma forma, favorece as camadas mais carentes da população, em detrimento ou não das mais ricas.

    Os instrumentos utilizados nessa função são:

    • Transferências;

    • Impostos (tributação);

    • Subsídios.

    Celso Natale

  • Fala pessoal! Beleza?

    Professor Jetro Coutinho aqui!

    O Estado possui basicamente três funções essenciais: alocativa (ofertar bens públicos e meritórios, por exemplo), distributiva (distribuir melhor recursos na sociedade) e estabilizadora (controlar os níveis de inflação, desemprego e proporcionar crescimento econômico).

    Bom, ao fornecer atenção básica (saúde) o estado age ofertando bens públicos e meritórios, que seria a função alocativa.

    No entanto, o programa mais médicos atende o interior do Brasil, pessoas que necessitam mais da função distributiva do Estado.

    Ou seja, o programa mais médicos possui tanto a função alocativa quanto distributiva.

    No entanto, como a questão falou em “fortalecimento da atenção básica", vemos que o Cespe entende que o primordial seria a função alocativa, pois está entendendo que o Programa Mais Médicos é um bem meritório, que complementa a oferta de atenção básica a população.

    Ou seja, pessoal, a assertiva dá a entender que o principal aqui é a oferta deste serviço (fortalecer = ampliar oferta). Portanto, teríamos primordialmente a função alocativa.

    Gabarito do professor: Errado.