-
a questão não diz se alterou para mais ou para menos o compulsório. Caso fosse para mais, a P.M. seria restritiva, caso contrário, positiva. Portanto, questão errada.
-
Há dois erros.
Primeiro, como o colega falou, não se sabe se aumentou para mais ou para menos .
Segundo,por definição, política monetária expansiva impacta positivamente o produto nacional.
Se tiver algum erro, me avisem!
-
O Banco Central do Brasil, ao alterar as alíquotas dos depósitos compulsórios para uma MENOS, realiza política monetária expansiva, ampliando a base monetária, o que impacta POSITIVAMENTE as contas públicas.
-
Errado
Quando o Banco Central aumenta a oferta monetária, dizemos que ele está adotando uma política monetária expansionista. O contrário ocorre quando o Bacen diminui a oferta monetária: a política monetária é restritiva.
Expansionistas - Diminuição das alíquotas de reservas/depósitos compulsórios;
Restritivas - Aumento das alíquotas de reservas/depósitos compulsórios;
-
Fala pessoal! Tudo beleza?
Professor Jetro Coutinho na área!
Depósitos compulsórios são um instrumento monetário que o Bacen utiliza para influencia a oferta de moeda em uma economia. Se o Bacen reduz o compulsório, ele expande a oferta de moeda, praticando política monetária expansionista. Se o Bacen aumenta o compulsório, ele reduz a oferta de moeda, com uma política contracionista.
No caso dessa questão, o Cespe só falou em alterar as alíquotas, mas não falou se seria uma alteração para cima ou para baixo. Ou seja, não temos como afirmar o que aconteceria.
No entanto, mesmo que fosse uma alteração para baixo dos compulsórios (política monetária expansiva), o aumento da base monetária faria a taxa de juros cair, o que traria um impacto FAVORÁVEL para as contas públicas, pois o governo pagaria menos juros sobre sua dívida.
Gabarito do professor: Errado.
-
No que se refere às políticas e aos instrumentos de política fiscal, regulatória e monetária: O Banco Central do Brasil, ao alterar as alíquotas dos depósitos compulsórios, realiza política monetária expansiva, ampliando a base monetária, o que impacta desfavoravelmente as contas públicas. [FALSO]
◙ A assertiva não informa se o BACEN está elevando ou reduzindo as alíquotas dos depósitos compulsórios; diz apenas que está alterando; logo, não há como afirmar que a política monetária é expansiva. Seria expansiva se as alíquotas fossem reduzidas!
◙ Se é política expansiva: seria positivo, visto que a taxa de juros menor representa menos gastos com juros sobre a dívida.
◙ Caso a alíquota do compulsório fosse diminuída: haveria menor necessidade dos bancos guardarem dinheiro, assim, a política monetaria seria expansiva visto haver mais dinheiro em circulação! Nesse diapasão, se a alíquota do compulsório for aumentada, a política monetária será contracionista. Se a assertiva não deixou claro se aumentou ou diminuiu (só falou que 'alterou), não há como concluir pela expansão da política monetária.
Fonte:
Paulo Roberto Ferreira, TEC;
Comentários Diversos;
-
Errada.
Para ser uma política monetária expansiva, o Bacen teria que diminuir a alíquota dos depósitos compulsórios. Se houver aumento, então será uma política monetária contracionista.
No entanto, considerando uma política expansiva, como sugere a questão, a base monetária será sim ampliada. Isso ocorre pois os bancos terão mais dinheiro para movimentar na economia, e consequentemente haverá redução dos juros, o que é um efeito favorável às contas públicas e não desfavorável.
-
errada
Depósitos compulsórios são um instrumento monetário que o Bacen utiliza para influencia a oferta de moeda em uma economia.
- Se o Bacen reduz o compulsório, ele EXPANDE a oferta de moeda, praticando POLÍTICA MONETÁRIA EXPANSIONISTA.
- Se o Bacen aumenta o compulsório, ele REDUZ a oferta de moeda, com uma POLÍTICA CONTRACIONISTA.