-
a) Preservação de documentos é o conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e a interpretação de documentos pelo tempo que for necessário.
b) Classificação arquivística refere-se ao esquema estabelecido para o arranjo dos documentos de um arquivo, a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades da entidade produtora e da análise do acervo.
c) Descrição é conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos arquivísticos para elaboração de instrumentos de pesquisa.
d) Organicidade relaciona-se aos vínculos que os documentos arquivísticos guardam entre si e que expressam as funções e atividades da pessoa ou organização que os produziu.
e) O plano de classificação é o esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.
GABARITO E
-
Arquivologia
Plano de Classificação = Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específico.
-
GABARITO: LETRA E
Plano de Classificação: é um instrumento técnico auxiliar da gestão documental utilizado para a organização de documentos por meio de critérios da própria instituição, deixando clara a relação entre eles. O conhecimento e a utilização de conceitos como: classificação, ordenação, arquivamento, codificação e instrumento de classificação, são indispensáveis à elaboração do plano de classificação.
Plano de classificação: Instrumento de gestão documental utilizado para classificar os documentos de arquivo, agrupando-os de acordo com a competência do órgão produtor, identificando o grupo, a função e a atividade responsável pela produção ou acumulação.
FONTE: QC
-
A fim de encontrarmos a resposta correta, iremos analisar cada uma das alternativas a seguir:
a) A definição apresentada faz referência à Preservação Digital. O registro, por sua vez, é a colocação das informações no suporte escolhido a partir de um sistema de signos. Exemplo: informações escritas em papel. Errada.
b) Esse é o conceito de Quadro de Arranjo. A descrição Arquivística, segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), é o conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos para elaboração de instrumentos de pesquisa. Em outras palavras, a descrição é o processo de retirada de termos que representem o documento. Errada.
c) Esse é o conceito de descrição arquivística. A classificação, por sua vez, é o ato de ler o documento, descobrir a qual função ele faz referência e aplicar essa função no plano de classificação de documentos. Errada.
d) O conceito faz referência à organicidade. Preservação é um conjunto de ações que visam proteger os documentos de possíveis interações que afetem a sua estrutura e, consequentemente, as informações. Errada.
e) Esse é o conceito do Plano de Classificação, que é a aplicado a partir da atividade de classificação elencada na letra C. Certa.
Fonte: CONARQ. Implementação de Repositórios Arquivisticos Digitais Confiáveis – RDC-Arq, 2015.
Arquivo Nacional (Brasil). Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
Gabarito do Professor: E
-
GABARITO: LETRA E
Planos de classificação em arquivos
Os Planos de Classificação também são conhecidos por Códigos de Classificação na literatura. Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, em seu conceito de Plano de Classificação:
Esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborados a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. Expressão geralmente adotada em arquivos correntes (ARQUIVO NACIONAL, 2005, p. 132)
PLANOS DE CLASSIFICAÇÃO EM ARQUIVOS: ESTUDO COMPARATIVO DE PLANOS DE CLASSIFICAÇÃO NO CENÁRIO BRASILEIRO, ESPANHOL E PORTUGUÊS - THIAGO ROBERTO LOPES & URSULA BLATTMANN.
-
GAB E
O Plano de Classificação é o esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamentos específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e análise do arquivo por ela produzido. O plano de classificação sempre segue a estrutura que classifica documentos de um nível geral para os particulares, sendo estes subdivisões daqueles.
Os documentos de arquivo são classificados por meio do instrumento chamado código ou plano de classificação de documentos
FONTE: MEUS RESUMOS
-
VAMOS DESTRINCHAR:
O plano de classificação é o esquema de distribuição de documentos em classes - - - - GÊNERO / ESPÉCIE (tipologia documental) / FORMA / FORMATO / NATUREZA DO ASSUNTO
de acordo com métodos de arquivamento específicos - - - - - - BÁSICOS (alfabéticos, geográficos, numéricos, ideográficos/temáticos) PADRONIZADOS (variadex, automático, soudex, mneumônico, rôneo)
elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido. - - - - QUAL O PRINCIPAL OBJETIVO DAQUELE DOCUMENTO PRODUZIDO OU RECEBIDO.
-
Gabarito E
A) PRESERVAÇÃO DIGITAL: conjunto de ações gerenciais e técnicas exigidas para superar as mudanças tecnológicas e a fragilidade dos suportes, garantindo o acesso e a interpretação de documentos digitais pelo tempo que for necessário.
B) QUADRO DE ARRANJO: esquema estabelecido para arranjo de documentos de um arquivo, a partir do estudo das estruturas, funções ou atividades do gerador e da análise do acervo. Expressão adotada em arquivos permanentes.
C) DESCRIÇÃO: conjunto de procedimentos que leva em conta os elementos formais e de conteúdo dos documentos arquivísticos para elaboração de instrumentos de pesquisa.
D) RELAÇÃO ORGÂNICA: vínculos que os documentos arquivísticos guardam entre si e que expressam as funções e atividades da pessoa ou organização que os produziu.
E) PLANO DE CLASSIFICAÇÃO: esquema elaborado a partir do estudo das estruturas e funções da instituição e análise do arquivo por ela produzido, pelo qual se distribuem os documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos.
Fonte: Terminologia Arquivística.
Tudo posso Naquele que me fortalece!