SóProvas


ID
3417964
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Vitória - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Aplicativo detecta problemas de visão em

crianças a partir de fotos


Por Guilherme Eler

Publicado em 03 out. 2019


              Graças aos smartphones, qualquer pessoa hoje carrega uma máquina fotográfica potente no bolso. [...] Pais orgulhosos vão postar até 1.300 fotos de seus pequenos nas redes sociais até que eles completem 13 anos, segundo um estudo britânico. Mas, para além de registrar os primeiros passos dos filhotes, imagens amadoras também podem revelar aspectos importantes da saúde das crianças.

         É nisso que aposta o aplicativo CRADLE (berço, em inglês, mas também a sigla para “detector de leucocoria assistido por computador”), ou White Eye Detector, desenvolvido por pesquisadores americanos. Chama-se de “leucocoria” um tipo de reflexo anormal na pupila, comumente detectado em crianças. O que os criadores da ideia acreditam é que fotos de celular podem ser uma forma simples de se captar sinais do tipo – e diagnosticar problemas de visão logo no começo da vida. [...] Um artigo científico inédito que avaliou o seu funcionamento e eficácia foi publicado na revista Science Advances na última quarta-feira (2).

           Assim como fotos com flash às vezes deixam quem posa de olhos vermelhos, doenças na vista (como retinoblastoma ou catarata, por exemplo) fazem os bebês saírem na foto com a pupila esbranquiçada. […] Sabendo que olhos esbranquiçados indicam problemas na visão, o algoritmo busca, então, detectar pixels de cor branca nas imagens. Quando os tais pixels aparecem na região da foto onde estão os olhos dos pequenos, a inteligência artificial acusa a chance de doenças na vista.

       Mas como a ferramenta consegue entender isso? A resposta está na tecnologia de aprendizado da máquina. Ela consiste em apresentar milhares de fotos de bebês saudáveis e doentes para treinar o algoritmo – até que ele aprenda a identificar, por tentativa e erro, se há problema ou não na imagem. […] A inteligência artificial conseguiu diagnosticar problemas nos olhos de 16, uma eficácia de 80%.

            […] Ainda que o aplicativo ofereça uma análise refinada, os pesquisadores destacam que o seu trabalho não substitui um diagnóstico médico de verdade. A ferramenta serviria mais como um ponto de partida: um teste preliminar que indica que algo não está como deveria, e precisa ser alvo de uma avaliação profissional.

         No Brasil, o exame mais famoso do gênero é o “teste do olhinho” – realizado ainda na maternidade e obrigatório na rede pública de saúde. Ainda que pareça simples, apontar uma lanterninha para o rosto dos bebês pode revelar um amplo espectro de problemas oftalmológicos, da catarata ao câncer.


Disponível em: <https://super.abril.com.br/saude/aplicativo-detectaproblemas-de-visao-em-criancas-usando-fotos/>. Acesso em: 05 out.2019.

Considere o seguinte período “Ela consiste em apresentar milhares de fotos de bebês saudáveis e doentes para treinar o algoritmo – até que ele aprenda a identificar, por tentativa e erro, se há problema ou não na imagem.” e assinale a alternativa em que a pontuação seja alterada sem gerar desvios.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Ela consiste em apresentar milhares de fotos de bebês saudáveis e doentes para treinar o algoritmo até que ele aprenda a identificar ? por tentativa e erro ? se há problema ou não na imagem.

    ? Temos um termo intercalado corretamente por travessões, eles são cambiáveis com as vírgulas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Simples:

    Sujeito + verbo e complemento = não se separam.

    Sujeito: Ela;

    Verbo: Consiste ( Quem consiste, consiste em alguma coisa ) - [em apresentar milhares de fotos de bebês saudáveis e doentes].

    Complemento: [para treinar o algoritmo até que ele aprenda a identificar].

    Vejam que [a], [b] e [c] estão separando o complemento do verbo.

    Se estiver errado pode me reportar, apenas sou aluno e estou aqui para trocar informações.

  • Não entendi essa questão, nem também entendi porque há um complemento nominal na frase.

  • Gabarito D

    Dada vênia, discordo da explicação do amigo Vinicius.

    Eu acredito que "para treinar o algoritmo" seja uma oração subordinada reduzida de infinitivo, portanto, poderia ser separada por vírgulas da oração principal, exposto por ele, dada sua relação de subordinação.

    O erro da letra a, acredito que seja a separação da oração subordinada condicional, presente na ultima oração, por ponto e vírgula, sendo que é obrigatório o uso de vírgula (ou travessão, desde que faça o papel da vírgula) para separar oração subordinada

    "(...) ; se não há problema ou não na imagem"

    ex: "Se você não for a festa, eu também não irei" Caso utilize ponto e vírgula, no lugar da vírgula, nesse caso, estaria incorrendo em vício

    Já o erro da letra B, creio que seja somente a vírgula após o fechamento de parênteses, porquanto não deveria estar lá, acarretando uma incorreção gramatical

    "(...) (até que ele aprenda a identificar) ,", <- essa vírgula não deveria existir

    P.s: Caso ainda não tenha visto o erro, volte a questão retire o termo entre parênteses e verá que ficará duas vírgulas seguidas.

    A letra C, é mais simples: assim como eu utilizei esses dois pontos para explicar o porquê da "simplicidade", o dois pontos é utilizado para explicar uma oração ou frase anterior, porém a questão utilizou para introduzir uma oração adverbial final. Uso, a meu ver, inadequado.

    P.s: Não achei "simples" de verdade, mas fiquei com vontade de utilizar essa metalinguagem

    Caso eu esteja incorreto, por favor me corrijam

  • "Para treinar o algorítimo" é oração subordinada adverbial final. Ela (a maquina) consiste em apresentar milhares de fotos (...) para/COM O FIM DE/COM O PROPÓSITO DE treinar o algoritmo – até que ele aprenda a identificar, por tentativa e erro, se há problema ou não na imagem.