SóProvas


ID
3418741
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O direito de ter direitos se tornou, de fato, subordinado ..I.. domínio do mercado, com o risco progressivo de se cancelar qualquer forma de respeito ..II.. pessoas. Transformando os seres humanos em mercadoria e dinheiro, esse mecanismo econômico perverso deu vida ..III.. um monstro impiedoso e apátrida, que acabará por negar ..IV.. futuras gerações qualquer forma de esperança.

(Adaptado de: ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil. Tradução de Luiz Carlos Bombassaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2016, p.11)


Preenchem corretamente as lacunas I, II, III e IV, na ordem dada:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? O direito de ter direitos se tornou, de fato, subordinado a alguma coisa =a+o ? ao domínio do mercado, com o risco progressivo de se cancelar qualquer forma de respeito forma de respeito a alguma coisa =preposição "a" + artigo definido "as"= às pessoas. Transformando os seres humanos em mercadoria e dinheiro, esse mecanismo econômico perverso deu vida deu vida a alguma coisa, somente a preposição "a"= a um monstro impiedoso e apátrida, que acabará por negar negar alguma coisa a alguém, preposição "a" + artigo definido "as"= às futuras gerações qualquer forma de esperança.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A questão requer conhecimento de classes gramaticais: artigo e preposição; regência verbal e nominal; crase.

    O direito de ter direitos se tornou, de fato, subordinado ao domínio do mercado, com o risco progressivo de se cancelar qualquer forma de respeito às pessoas. Transformando os seres humanos em mercadoria e dinheiro, esse mecanismo econômico perverso deu vida a um monstro impiedoso e apátrida, que acabará por negar às futuras gerações qualquer forma de esperança.

     

    1ª Lacuna: O adjetivo “subordinado" exige a preposição a, e o substantivo “domínio" é determinado pelo artigo definido o.

    2ª Lacuna: O substantivo abstrato “respeito" exige a preposição a, e o substantivo “pessoas" é determinado pelo artigo definido a. Por isso, o acento de crase, pois ocorreu a união de duas vogais idênticas.

    3ª Lacuna: A palavra a preencher esta lacuna é apenas a preposição a exigida pelo verbo transitivo direto e indireto “dar", pois quem dá, dá alguma coisa a alguém. Não ocorre o acento de crase porque a palavra “monstro" é masculina e porque está sendo determinada por um artigo indefinido.

    Não ocorre crase diante de palavras indefinidas, tais como: artigo indefinido e pronome indefinido.

    4ª Lacuna: O verbo “negar" é transitivo direto e indireto, exigindo a preposição a. Quem nega, nega alguma coisa a alguém. O substantivo “gerações" é determinado pelo artigo definido as. Por isso, o acento de crase, pois ocorreu a união de duas vogais idênticas.

    Logo, a alternativa que completa corretamente as lacunas, na ordem dada é a (E).

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • Só lembrar que a crase só se usa com preposição e palavras femininas.

  • GABARITO: LETRA E

    A questão requer conhecimento de classes gramaticais: artigo e preposição; regência verbal e nominal; crase.

    O direito de ter direitos se tornou, de fato, subordinado ao domínio do mercado, com o risco progressivo de se cancelar qualquer forma de respeito às pessoas. Transformando os seres humanos em mercadoria e dinheiro, esse mecanismo econômico perverso deu vida a um monstro impiedoso e apátrida, que acabará por negar às futuras gerações qualquer forma de esperança.

     

    1ª Lacuna: O adjetivo “subordinado" exige a preposição a, e o substantivo “domínio" é determinado pelo artigo definido o

    2ª Lacuna: O substantivo abstrato “respeito" exige a preposição a, e o substantivo “pessoas" é determinado pelo artigo definido a. Por isso, o acento de crase, pois ocorreu a união de duas vogais idênticas.

    3ª Lacuna: A palavra a preencher esta lacuna é apenas a preposição a exigida pelo verbo transitivo direto e indireto “dar", pois quem dá, dá alguma coisa a alguém. Não ocorre o acento de crase porque a palavra “monstro" é masculina e porque está sendo determinada por um artigo indefinido.

    Não ocorre crase diante de palavras indefinidas, tais como: artigo indefinido e pronome indefinido.

    4ª Lacuna: O verbo “negar" é transitivo direto e indireto, exigindo a preposição a. Quem nega, nega alguma coisa a alguém. O substantivo “gerações" é determinado pelo artigo definido as. Por isso, o acento de crase, pois ocorreu a união de duas vogais idênticas.

    Logo, a alternativa que completa corretamente as lacunas, na ordem dada é a (E).

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • A questão requer conhecimento de classes gramaticais: artigo e preposição; regência verbal e nominal; crase.

    O direito de ter direitos se tornou, de fato, subordinado ao domínio do mercado, com o risco progressivo de se cancelar qualquer forma de respeito às pessoas. Transformando os seres humanos em mercadoria e dinheiro, esse mecanismo econômico perverso deu vida a um monstro impiedoso e apátrida, que acabará por negar às futuras gerações qualquer forma de esperança

  • ao domínio (preposição + artigo def. singular)

    às pessoas (preposição + artigo def. plural)

    a um monstro (preposição) -> não é substantivo, pois o termo seguinte não é um substantivo ou um termo substantivado.

    às futuras gerações (preposição + artigo def. plural)

    Lembrar que:

    Preposição não se varia em gênero, número e grau;

    Preposição deve ser usada ANTES de substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio;

    A mudança de preposição em uma oração por outra pode mudar completamente o SENTIDO desta.

    Bons estudos.

  • subordinado ..I.. domínio subordinado a algo, mas temos uma palavra masculina (a)

    de respeito ..II.. pessoas respeito a algo (Às)

    deu vida ..III.. um monstro não pode crase antes de artigos

  • quando eu reviso, ixxxquece....

  • Gabarito: Letra E.

    O direito de ter direitos se tornou [V.T.D.I], de fato, subordinado[O.D] AO domínio do mercado [O.I], com o risco progressivo de se cancelar qualquer forma de respeito ÁS pessoas [A + AS] . Transformando os seres humanos em mercadoria e dinheiro, esse mecanismo econômico perverso deu vida [O.D] A [PREP.] um monstro impiedoso [O.I] e apátrida, que acabará por negar ÁS futuras gerações [A + AS] qualquer forma de esperança.

  • tornar- vtdi

    subordinado ao- od

    domínio do mercado- o.i

  • quem é subordinado é subordinado a ----- ao

    cancelar forma de respeito aos humanos (trocando pessoas por humanos acha a preposição) ----- às

    quem da vida, da vida a alguma coisa. um (artigo masculino) monstro (palavra masculina) ----- a um

    quem nega, nega alguma coisa a alguém ---- às futuras gerações

    perdoe-me caso tenha erros

    GAB: E