-
Derivando do conceito de administração, podemos então definir os quatro processos administrativos básicos:
Planejamento: “planejar é o processo de definir objetivos, atividades e recursos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)
Podemos definir então planejamento como o processo de estudar e avaliar a situação atual, prever acontecimentos, definir objetivos e metas, definir como atingir objetivos, definir programas: quem vai fazer, o quê, como, quando e onde.
Organização: “organizar é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis seguindo algum critério”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)
Ou seja, organização é o mesmo que definir órgãos e funções, distribuir tarefas, definir autoridade e responsabilidade, colocar as pessoas certas nos lugares corretos, definir normas e regras, estabelecer fluxos de trabalho e definir linhas de comunicação.
Direção: “dirigir é o processo de mobilizar e acionar os recursos, especialmente as pessoas, para realizar as atividades que conduzirão aos objetivos”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)
Pode-se afirmar que o processo de direção tende a envolver o pessoal com os objetivos adequados na hora certa, difundir entusiasmo, dar apoio e orientação, criar um clima produtivo e desenvolver o pessoal envolvido.
Controle: “controlar é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los”. (MAXIMIANO, 1995, p. 61)
GAB: D
-
Planejamento: Definir objetivos e metas, prever, estabelecer...
Organizar: Distribuir recursos, definir o trabalho, responsabilidade...
Dirigir: Liderar, comunicação, coordenar...
Controlar: Medir, avaliar, mensurar
Prof. Giovanna Carranza
-
A questão aborda as funções administrativas das organizações, idealizadas por Henry Fayol.
As funções administrativas (POCD) são as seguintes;
-> Planejamento: o planejamento é um processo contínuo que busca estabelecer o caminho entre a situação atual e a almejada. É no planejamento que ocorre a definição dos objetivos e os meios para alcançá-los.
-> Organização: se relaciona à disposição de recursos (humanos, tecnológicos, financeiros) na organização. Essa função visa mostrar como os recursos serão alocados, quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e responsabilidade, bem como a estrutura será disposta.
-> Direção/comando: é a função administrativa voltada relações interpessoais. Volta-se para o gestor de pessoas, envolve a capacidade de liderar, motivar, comunicar e dar assistência à execução das atividades.
-> Controle: é responsável por estabelecer os padrões de desempenho, medição e comparação do desempenho obtido com os padrões esperados, também age corretivamente caso o resultado atingido não esteja de acordo o estabelecido. Buscando assegurar o alcance dos objetivos organizacionais como outrora planejado.
A questão fica assim:
A função Planejamento é o processo de definir objetivos, atividades e recursos. Já Organização é o processo de definir o trabalho a ser realizado e as responsabilidades pela realização; é também o processo de distribuir os recursos disponíveis segundo algum critério. Controle, por sua vez, é o processo de assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los.
GABARITO: D
-
DIRETO DOS MEUS RESUMOS:
Planejamento - definir objetivos e metas;
Organizar - Alocar/realocar pessoas e recursos; dividir tarefas e recursos e agrupá-los da melhor forma;
(entendimento da AOCP): Dividir o trabalho entre as pessoas, divisão de tarefas, o processo de ordenar o esforço coletivo.
Direção - influenciar, motivar, orientar, capacitar e interagir com as pessoas;
Controle - estabelecer padrões, mensurar, comparar e corrigir.