SóProvas


ID
3424153
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Produção e Consumo Sustentáveis


       Produção e consumo sustentáveis é uma abordagem holística aplicada para minimizar os impactos ambientais negativos dos sistemas de produção e de consumo, ao mesmo tempo em que promove melhor qualidade de vida para todos; estimula a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos e insumos; e fomenta a geração de trabalhos decentes e o comércio justo. Ademais, contribui para a conservação dos recursos naturais e dos ecossistemas, dissociando crescimento econômico da degradação ambiental.

       A agenda PCS constitui um novo paradigma para a gestão ambiental. Ela vai além dos tradicionais mecanismos de comando e controle, pois sua abordagem e internalização requerem um novo olhar sobre o modelo de desenvolvimento. Um modelo no qual todos os atores – governos, empresas, instituições, sociedade – têm responsabilidades e papéis a cumprir se desejarmos um País onde todos tenham direito a uma melhor qualidade de vida, sem comprometer nosso meio ambiente e nosso futuro, e o das gerações que virão.

         Com esse propósito, o Departamento de Desenvolvimento, Produção e Consumo Sustentáveis (DPCS) tem como principal competência fomentar no País práticas de produção e de consumo sustentáveis (PCS) com vistas à promoção de um desenvolvimento socialmente mais justo, ambientalmente mais responsável e economicamente mais equilibrado.

       O DPCS atua na implementação do Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) desde 2010, e na disseminação e apoio à implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, com vistas ao alcance das metas estabelecidas em 2015, sobretudo do ODS 12, de assegurar os padrões de produção e consumo sustentáveis.

     Buscamos, por meio da articulação institucional e com o apoio do Comitê Gestor de

    Produção e Consumo sustentáveis, e dos parceiros, a promoção de sinergias entre políticas, ações e programas voltados a produção e consumo sustentáveis, visando a implementar e fortalecer ações em PCS, e o cumprimento das metas e compromissos assumidos no contexto das convenções e acordos internacionais. Padrões mais sustentáveis de produção e de consumo são o caminho mais seguro e justo para combater as mudanças climáticas, conservar e usar sustentavelmente os recursos hídricos, a biodiversidade, as florestas, todos os recursos. Para alcançarmos esses objetivos, acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto.


(Disponível em: <http://www.mma.gov.br/responsabilidadesocioambiental/producao-e-consumo-sustentavel> Acessado em 22 de fev. de 2019)

A respeito da estrutura morfossintática do último período do texto é CORRETO afirmar somente que:

Alternativas
Comentários
  • A- A expressão “esses objetivos” desempenha função de sujeito.

    Errado. "esses objetivos" desempenha função de objeto. O sujeito é desinencial (alcançarmos) "nós".

    B- Há nesse período objeto indireto composto com dois núcleos.

    Errado. "Acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto.

    São três núcleos.

    C- Dois dos substantivos do período têm complemento nominal.

    Errado. "de experiências e de boas práticas" são adjuntos adnominais.

    D- Existe no período oração subordinada reduzida de infinitivo. Correto: "Para alcançarmos esses objetivos..."

  • GABARITO: LETRA D

    ? Para alcançarmos esses objetivos, acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto.

    A) A expressão ?esses objetivos? desempenha função de sujeito ? incorreto, alcançarmos alguma coisa (=esses objetivos ? objeto direto, complemento verbal inciado sem preposição).

    B) Há nesse período objeto indireto composto com dois núcleos ? incorreto, acreditamos em alguma coisa (=na cooperação, no intercâmbio e no trabalho ? 3 núcleos).

    C) Dois dos substantivos do período têm complemento nominal ? incorreto, não temos complementos nominas, temos somente adjuntos adnominais.

    D) Existe no período oração subordinada reduzida de infinitivo ? correto (=para alcançarmos esses objetivos ? preposição "para" dando início a uma oração subordinada adverbial final reduzida do infinitivo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Complemento...

     Para alcançarmos esses objetivos, acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto.

    A) A expressão “esses objetivos” desempenha função de sujeito.

    Dentro de análise sintática o primeiro termo que identificamos é o sujeito e só depois os complemento..

    Quem vai alcançar ?

    -Nós!

    Alcançaremos o quê?

    -Esses objetivos.

    B)Tomei a liberdade de grifá-los...

    C) Dois dos substantivos do período têm complemento nominal.

    Para quem teve dúvidas..

    O adjunto adnominal liga-se a substantivos concretos e abstratos..

    os substantivos abstratos expressam ações, estados, sentimentos.. o que não acontece ...

    intercâmbio de experiências e de boas práticas..

    Além disso, no caso dos adjuntos adnominais temos a ideia de posse como no exemplo..

    carro de madeira.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • CUIDADO

    Ambos os comentários disponíveis até a presente data (Arthur, Matheus e Raquel) erram ao justificar a assertiva C, podendo ensejar erros futuros.

    A assertiva em questão possui a seguinte redação: "Dois dos substantivos do período têm complemento nominal."

    Possuímos, entre os substantivos presentes no período, dois que merecem atenção : "...no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto."

    Em "...trabalho conjunto" possuímos um adjunto adnominal; substantivo abstrato + adjetivo ligado sem presença de preposição. Nosso problema, no entanto, não se encontra aqui.

    O erro dos colegas reside no substantivo "intercâmbio". Percebam que estamos diante de um substantivo abstrato - intercâmbio denota ação, intercambiar, trocar. Dessa forma, diferente do que afirmaram os colegas, "...de experiências" e "...de boas práticas" são complementos nominais (experiências são intercambiadas...boas práticas são intercambiadas), formados, ambos, por substantivo ligado a substantivo abstrato com presença de preposição e valor paciente.

    A assertiva C, mesmo diante da ressalva, permanece incorreta, uma vez que temos dois complementos nominais ligados a um único substantivo, e não dois substantivos com complemento nominal como afirmado.

  • Pessoal o sujeito não pode vir preposicionado, alguém me ajuda.

    A frase inicia:

    (Para) é proposição,Nós alcançarmos esses objetivos.

  • A correção feita pelo Ivan está correta. O pessoal se equivocou em relação à alternativa C, pois o substantivo intercâmbio é sim abstrato (pois não é algo concreto ou material, ou, como explica a professora Rafaela Motta, ele só existe enquanto alguém o produz, semelhante aos substantivos abstratos "escrita", "toque", etc.). O erro da alternativa está no fato de que ela afirma ter dois substantivos que possuem complementos, mas na verdade o substantivo intercâmbio é o único que possui complemento.

    Para a colega que perguntou sobre o suposto sujeito preposicionado: note que a oração "Para alcançarmos esses objetivos,..." é uma Oração Subordinada Adverbial Final, a qual é subordinada à oração que a sucede. Nesse caso o elemento "para" configura-se como CONJUNÇÃO, pois a conjunção é o termo que liga orações desenvolvidas. Não há, portanto, preposição nessa oração.

  • D

    A oração desenvolvida seria: "Para que alcancemos esses objetivos..." >> uso do da conjunção de finalidade para que ou a fim de que

    Alcançarmos é o infinitivo de nós.

  • A análise sintática requer o reconhecimento de função exercida por palavras ou segmentos extensos no interior de uma estrutura. Convém salientar que a análise sintática discrepa significativamente da classificação morfológica. Esta última diz respeito à morfologia, ou seja, à classe gramatical a que pertence as palavras. Tomemos o fragmento trazido:

    "Para alcançarmos esses objetivos, acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto."

    À primeira vista, há desordem na estrutura e redução da primeira oração. Organizando e desenvolvendo:

    "Acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas e no trabalho conjunto a fim de que alcancemos esses objetivos."

    a) A expressão “esses objetivos” desempenha função de sujeito.

    Incorreto. É o objeto direto do verbo "alcançar";

    b) Há nesse período objeto indireto composto com dois núcleos.

    Incorreto. Há três núcleos. Para desanuviar as dúvidas, veja: acredita-se na cooperação, no intercâmbio e no trabalho;

    c) Dois dos substantivos do período têm complemento nominal.

    Incorreto. Somente um substantivo apresenta complemento nominal, qual seja: "intercâmbio". Flutuando à sua volta, acham-se os complementos nominais ("de experiência" e "de boas práticas");

    d) Existe no período oração subordinada reduzida de infinitivo.

    Correto. Note que a oração "para alcançarmos esses objetivos" apresenta verbo no infinitivo (alcançarmos). Precisamente, trata-se de uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo. Sua forma desenvolvida encontra-se no começo do comentário.

    Letra E

  • O comentário do Ivan Lucas está correto, galera... atentem-se a ele.

  • Na letra C, "de experiências" e "de boas práticas" são complementos nominais e não adjunto adnominais, como colegas falaram. A assertiva está incorreta pois somente há 1 substantivo que é "intercâmbio" e não dois como a banca coloca.

  • "Para alcançarmos esses objetivos, acreditamos na cooperação, no intercâmbio de experiências e de boas práticas, e no trabalho conjunto."

    a) A expressão “esses objetivos” desempenha função de sujeito.

    Incorreto. O sujeito está oculto, ''Para (nós) alcançarmos (...). O termo ''esses objetivos'' é o objeto direto do verbo "alcançar". Alcançarmos o quê? Esses objetivos.

    b) Há nesse período objeto indireto composto com dois núcleos.

    Incorreto. Há três núcleos. ''(...) acredita-se (em quê?) na cooperação, no intercâmbio e no trabalho;'' Quando a resposta do verbo vem em preposição, estamos diante de um objeto indireto.

    c) Dois dos substantivos do período têm complemento nominal.

    Incorreto. Somente o substantivo ''intercâmbio'' apresenta complemento nominal. ''(...) no intercâmbio de experiência e de boas práticas'' O complemento nominal é o termo preposicionado que completa o sentido de um nome.

    d) Existe no período oração subordinada reduzida de infinitivo.

    Correto. Note que a oração "para alcançarmos esses objetivos" apresenta verbo no infinitivo (alcançarmos). Precisamente, trata-se de uma oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo. Sua forma desenvolvida encontra-se no começo do comentário.

    Letra E

  • Cuidado com o comentário de Raquel, há um erro acerca a letra C. "de experiências" e "de boas práticas" são complementos nominais, visto que tem sentido passivo. O erro da alternativa é afirmar que existem "2 substantivos", o que não é verdade, já que o único substantivo que possui "2 complementos nominais" é "intercâmbio".

  • GABARITO LETRA D.

    Erro da A. “esses objetivos” desempenha função de Objeto Direto.

    Erro da B. Há nesse período objeto indireto composto com TRÊS núcleos.

    Erro da C. é dizer que são dois substantivos, quando na verdade é apenas UM SUBSTANTIVO: no intercâmbio, com DOIS COMPLEMENTOS NOMINAIS: de experiências e de boas práticas.

  • Compreendi que a oração é reduzida. Mas não entendi por que é de infinitivo. O verbo "alcançarmos" parece já conjugado com o pronome "nós". O infinitivo seria "alcançar". Por isso que fiquei confuso...