SóProvas


ID
3424312
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão , baseie-se no texto abaixo.


O século XX, Era dos Extremos

         O século XX deixou um legado inegável de questões e impasses. Para o grande historiador Eric Hobsbawm, neste livro Era dos Extremos − o breve século XX − 1914-1991, esse século foi breve e extremado: sua história e suas possibilidades edificaram-se sobre catástrofes, incertezas e crises, decompondo o que fora construído no longo século XIX.
         Hobsbawm divide a história do século XX em três “eras”. A primeira, “da catástrofe”, é marcada pelas duas grandes guerras, pelas ondas de revolução global em que o sistema político e econômico da URSS surgia como alternativa histórica para o capitalismo e pela virulência da crise econômica de 1929. Também nesse período os fascismos e o descrédito das democracias liberais surgem como proposta mundial.
       A segunda “era” são os anos dourados das décadas de 1950 e 1960 que, em sua paz congelada, viram a viabilização e a estabilização do capitalismo, responsável pela promoção de uma extraordinária expansão econômica e profundas transformações sociais.
        Por fim, entre 1970 e 1991, dá-se o “desmoronamento” final, em que caem por terra os sistemas institucionais que previnem e limitam o barbarismo contemporâneo, dando lugar à brutalização da política e à irresponsabilidade teórica da ortodoxia econômica, abrindo as portas para um futuro incerto.

(Adaptado da “orelha”, sem indicação autoral, do livro de Eric Hobsbawm acima referido, editado em São Paulo pela Companhia das Letras, em 1995) 

Há forma verbal na voz passiva e adequada articulação entre os tempos e os modos verbais na frase:

Alternativas
Comentários
  • A) Fossem menos otimistas as expectativas criadas pelo século XIX, possivelmente hoje não estejamos (estaríamos) a lamentar todo o seu desmoronamento.

    B) Ainda que os homens do século XX viessem a cumprir algumas das metas projetadas no século XIX, não impedirão (impediriam) o advento da barbárie.

    C) Foi-nos legado (Arthur respondeu) do século XX um conjunto de desmoronamentos sociais que não fizeram jus às expectativas que criara o século XIX.

    D) Ficamos desconcertados quando nos deparássemos (deparamos) com as promessas que o longo século XIX deixava abertas para o século seguinte.

    E) Era de se esperar que ao menos algumas das expectativas criadas pelo século XIX venham (viriam) a concretizar-se no século passado.,

    Caso encontrem erro, notifiquem-me. Sou um discente também...

  • CORRELAÇÃO ENTRE TEMPOS E MODOS

    [Presente do Subjuntivo e Futuro do Subjuntivo] = Presente do Indicativo e Futuro do Presente do Indicativo

    [Pretérito Imperfeito do Subjuntivo (terminação -SSE)] = Pretérito Imperfeito do Ind. (-va,-ia,-nha,-era) ; Pretérito Perfeito do Ind. ; Pretérito Mais que Perfeito do Ind. (-ra) e Futuro do Pretérito do Ind. (-ria)

    BONS ESTUDOS!

  • Letra A diz respeito ao correlação de tempos: IRIA SE PUDESSE, ou seja, o pretérito imperfeito do indicativo se correlaciona com o pretérito imperfeito do subjuntivo; bem como não se encontra no esquema dana voz passiva analítica (Agente Paciente + verbo auxiliar SER e verbo PRINCIPAL + Preposição POR Agente da Passiva

    Letra B mesmas observações da Letra A

    Letra C com verbo SER no pretérito perfeito do indicativo FOI mais pronome oblíquo átono seguido do verbo principal LEGAR no particípio (terminação DO), formando locução verbal, de verbo transitivo direto, quem lega LEGA ALGO, pois sabemos que se exige na voz passiva analítica verbo transitivo direto

    Letra D mesma observação da letra A, FICARIA SE DEPARÁSSEMOS

    Letra E correlação de tempos errada.

  • verbo de ligação SER - caracterizando voz passiva.

    Foi-nos legado do século XX um conjunto de desmoronamentos sociais que não fizeram jus às expectativas que criara o século XIX.

  • Por favor, alguém poderia explicar melhor o erro da letra E ?

  • Eu não canso de dizer isto..

    esta banca adora a correlação entre o pretérito imperfeito do subjuntivo (SSE) + (RIA) Futuro do pretérito do indicativo.

    Correlações verbais que podem aparecer em sua prova:

    presente do indicativo + presente do subjuntivo:

    peço a vc que diga a verdade

    pretérito perfeito do indicativo + pretérito imperfeito do subjuntivo:

    pedi que dissesse a verdade

    ☛presente do indicativo + pretérito perfeito composto do subjuntivo:

    desejo que tenha feito uma boa viagem

    ..

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Victor Freire, o erro da letra E é a conjugação do verbo 'vir". A alternativa estaria correta se fosse conjugada na forma "viessem"

  • LETRA C !!!!

    FOCO CAVEIRA!!!

    POLICIA É PRA QUEM É VOCACIONADO!!!

  • DUVIDA:

    "Foi-nos legado do século XX um conjunto de desmoronamentos sociais que não fizeram jus às expectativas que criara o século XIX."

    Esse "não fizeram" não deveria concordar com "um conjunto" no singular?

    Alguém?

  • Bolsonaro Presidente, ao meu ver, não existe resposta correta. Justamente por conta desse fato que você mencionou. Concordaria com UM CONJUNTO, e não com DESMORONAMENTOS SOCIAIS!

  • A conjugação do verbo "fez" da alternativa está correta. Repare que o "QUE" é um pronome relativo e portanto retoma o termo antecedente (DESMORONAMENTOS SOCIAIS). O verbo FIZERAM concorda com o pronome relativo QUE.

  • SSE -> RIA