SóProvas


ID
3425947
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Recife - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na unidade de saúde, o assistente social foi requisitado para realizar avaliação socioeconômica, visitas domiciliares e emitir parecer para usuários que necessitam de órteses e próteses. Sobre esse tema, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Segundo o documento ?Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde?:

    ? As principais ações a serem desenvolvidas pelo assistente social são: construir o perfil socioeconômico dos usuários, evidenciando as condições determinantes e condicionantes de saúde, com vistas a possibilitar a formulação de estratégias de intervenção por meio da análise da situação socioeconômica (habitacional, trabalhista e previdenciária) e familiar dos usuários, bem como subsidiar a prática dos demais profissionais de saúde.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3 

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!? 

  • Vamos passar as alternativas.

    (A) a avaliação socioeconômica dos usuários tem por objetivo ser um instrumento que funcione como critério de elegibilidade para acesso a serviços de saúde, como órteses e próteses.

    Errado. A saúde tem como característica no Brasil, a universalidade de acesso. Logo, não faz sentido que avaliações socioeconômicas funcionem como critério de elegibilidade aos serviços de saúde.

    (B) as visitas domiciliares são importantes instrumentos a serem utilizados por assistentes sociais porque favorecem a verificação de dados fornecidos pelo usuário.

    Errado. O objetivo da visita não é averiguar se o usuário está dizendo a verdade ou não.

    (C) a construção do perfil socioeconômico dos usuários busca evidenciar as condições determinantes e condicionantes de saúde, com vistas a possibilitar a formulação de estratégias de intervenção por meio da análise da situação socioeconômica (habitacional, trabalhista e previdenciária) e familiar dos usuários, bem como subsidiar a prática dos demais profissionais de saúde.

    Certinho. Inclusive através da construção desse perfil é possível ter um melhor entendimento acerca dos determinantes sociais da saúde dessa população.

    (D) a avaliação socioeconômica e a visita domiciliar permitem ao assistente social montar o processo e o preenchimento de formulários para o fornecimento de equipamentos, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, bem como a dispensação destes.

    Errado. Esse não é o objetivo da visita domiciliar e tampouco do estudo socioeconômico.

    (E) a avaliação socioeconômica e a visita domiciliar são imprescindíveis para garantir que o acesso aos serviços de saúde, como órteses e próteses, atenda às suas reais necessidades e evite despesas extras injustificadas.

    Errado. Mais um item que tem o entendimento da visita domiciliar como verificação da verdade.

    RESPOSTA: LETRA C

  • Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Incorreta. A questão requer conhecimento dos Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de Saúde (2010, p. 44) que direciona que o(a) assistente social “deve buscar deve-se buscar evitar que a avaliação socioeconômica funcione como critério de elegibilidade e/ou seletividade estrutural, ainda que considerando os limites institucionais”.

    B – Incorreta. A visita domiciliar “não pode ser utilizada como meio de verificação de dados fornecidos pelo usuário. Deve-se superar qualquer perspectiva de fiscalização dos modos de vida da população, que também envolvem sua cultura e suas rotinas” (CFESS, 2010, p. 44)

    C – Correta. Dentre as principais ações a serem desenvolvidas pelo(a) assistente social está “construir o perfil socioeconômico dos usuários, evidenciando as condições determinantes e condicionantes de saúde, com vistas a possibilitar a formulação de estratégias de intervenção por meio da análise da situação socioeconômica (habitacional, trabalhista e previdenciária) e familiar dos usuários, bem como subsidiar a prática dos demais profissionais de saúde” (CFESS, 2010, p. 44).

    D – Incorreta. Não cabe ao assistente social realizar “montagem de processo e preenchimento de formulários para viabilização de Tratamento Fora de Domicílio (TFD)32, medicação de alto custo e fornecimento de equipamentos (órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção), bem como a dispensação destes” (CFESS, 2010, p. 46)

    E – Incorreta. Não cabe ao(a) assistente social mensurar se determinados equipados da saúde, como órteses e próteses, são necessários ou não (CFESS, 2010)

    Portanto, o gabarito é:

    C – Correta.

    A, B, D e E – Incorretas.

    Gabarito: C

    Referência:

    CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na Política de Saúde. Brasília, 2010.