SóProvas


ID
3427696
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Mário, após ingerir bebida alcoólica em uma festa, agrediu um casal de namorados, o que resultou na morte do rapaz, devido à gravidade das lesões. A moça sofreu lesões leves.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.


Se, após a apuração dos fatos, a morte do rapaz caracterizar homicídio simples doloso, a conduta de Mário não será classificada como crime hediondo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - CERTO

     

    Lei Nº 8.072 de 1990.

    Homicídio quando praticado em atividade típica de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

  • Homicídio -art. 121- quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

  • o próprio enunciado deu a resposta; o homicídio SIMPLES não é hediondo, salvo se pratico por grupo de extermínio

  • Salvo se praticado por grupo de exterminio, ainda que por um só agente. NÃO SEI COMO TO GRAVANDO, MAS TO CONSEGUINDO.

  • Se, após a apuração dos fatos, a morte do rapaz caracterizar homicídio simples doloso, a conduta de Mário NÃO será classificada como crime hediondo.

    Era necessário recorrer ao lei especial e não precisava voltar ao exemplo do enunciado, pois o termo "se" expõe uma nova condição.

    Perguntaram se o Homicídio simples culposo faz parte do rol de crimes hediondo, bastava ir ao inciso I, art. 1º da lei de crimes hediondo 8.072 nova .

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII)

    Nota-se que, segundo Professor Rogério Sanches, o homicídio simples praticado por milícia privada, em que pese, nesses casos, não se imaginar um homicídio, com esses predicados, ser julgado como "simples", apresentando-se, na esmagadora maioria das vezes, impregnado de circunstâncias qualificadoras (motivo torpe, motivo fútil, meio cruel, etc)

    Texto legal para aqueles que ainda não sabem os Crimes Hediondo do art. 121 incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII

     

           Art. 121. Matar alguem:

    Homicídio qualificado

           § 2° Se o homicídio é cometido:

           I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;

           II - por motivo futil;

           III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum;

     IV - à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossivel a defesa do ofendido;

           V - para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime:

           Pena - reclusão, de doze a trinta anos.

    Feminicídio       

    VI - contra a mulher por razões da condição de sexo feminino:      

    VII – contra autoridade ou agente descrito nos  e , integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição:     

    VIII - VETADO.

  • Certo

    A própria questão fala que se trata de homicídio simples. Então, pra se configurar em hediondo tem que incidir nas qualificadoras elencadas na lei de crime hediondos e o homicídio quando praticado em atividade de grupo de extermínio.

  • Valeiiimeeeee Nossasinhoraaa ! A questão tenta te pegar pelo emocional .. fazendo com que vc ache que é hediondo ! Mas não, o caso em questão é 121 simples ...nada de Hediondo que só seria no caso de grupo de extermínio . 

     

    Logo, QUESTÃO ERRADA !

     

    Quer mais bizu de Direito Penal - instagram.com/direitopenalsemfrescura

  • No caso seria homicídio simples ou qualificado (motivo fútil)?

    Existe grande discussão doutrinária acerca do crime de homicídio praticado sem qualquer motivo.

    Seria homicídio simples ou qualificado? Para os que entendem q o homicídio é qualificado, o argumento é no sentido de que se o crime praticado por um motivo banal, insignificante (fútil) qualifica o crime de homicídio, por consequência lógica, o crime sem motivo algum também deve ser considerado qualificado.

    De outro lado, para os que defendem que o homicídio sem motivo se caracteriza como simples, a ideia é a de que todo homicídio possui um motivo e cabe à acusação demonstra-lo. Caso não demonstre estaremos diante de um crime simples.

    Os Tribunais Superiores entendem que o homicídio sem motivo é homicídio simples.

  • homicídio simples só é considerado hediondo, quando praticado por grupo de extermínio ainda que cometido somente por um só agente

  • Homicídio simples não pode ser considerado hediondo a menos que praticado por grupo de extermínio.

  • Só complementando. Se fosse contra agente de segurança pública ou cônjuge e parentes até terceiro grau, seria hediondo.

    I-A – lesão corporal dolosa de natureza gravíssima (art. 129, § 2) e lesão corporal seguida de morte (art. 129, § 3), quando praticadas contra autoridade ou agente descrito nos   , integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição;

  • Eu sabia a resposta, mas estava naquela do gato escaldado,sabe... Rsrsrsrs

  • Se, após a apuração dos fatos, a morte do rapaz caracterizar homicídio simples doloso, a conduta de Mário não será classificada como crime hediondo. (CESPE 2020)

    O rol dos crimes hediondos é taxativo!

    São hediondos: Homicídio qualificado (todos os tipos, consumados ou tentados) e quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

  • O homicídio é considerado hediondo quando simples, se praticado como atividade típica de , ainda que só por um agente, ou em sua forma qualificada nos casos previstos no artigo 121, parágrafo 2º e incisos I a VII do Código Penal.

  • A inserção desse homicídio simples, praticado por grupo de extermínio, deu-se em razão daquela chacina da Candelária ,na noite de 23 de julho de 1993, próximo à Igreja da Candelária, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro.

    É sempre bom saber o contexto histórico por trás dos crimes.

    Bons estudos!

  • Lei 8072

    Art. 1º São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII);

  • O crime de homicídio doloso simples apenas será hediondo se for praticado por grupo com atividade típica de extermínio, ainda que cometido por um só agente – o que claramente não é o caso do enunciado.

    Art. 1º São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2o, I, II, III, IV e V);

    Assim, a afirmativa está correta ao afirmar que a conduta e Mário não pode ser classificada como crime hediondo.

    Resposta: C

  • Não trouxe mais detalhes do crime. Não está no rol dos hediondos. Régua. Gab C
  • Cumpre lembrar o seguinte:

    I) A ingestão de bebida alcoólica a depender do caso poderia caracterizar uma circunstância agravante desde que ficasse comprovado que foi em estado de embriaguez preordenada. Nos moldes do art.61.

    II) No caso em tela a conduta do rapaz é melhor classificada como um concurso formal de crimes. (70)

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Tão fácil que dar medo de marcar.

  • Porque coloca que foi fácil, isso desanima quem esta começando amigo,

  • º São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado.

  • Se a conduta praticada por Mário for tipificada no artigo 121 do Código Penal, tratando-se, portanto, do crime de homicídio simples doloso, não há que se falar em crime hediondo, uma vez que a Lei 8.072/1990, que regula os crimes hediondos e equiparados, relaciona os crimes hediondos no seu artigo 1º, estabelecendo que o homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, o que não ocorreu na narrativa apresentada. Vale ressaltar que o rol de crimes hediondos indicado no referido dispositivo legal é taxativo.

    Resposta: CERTO.

  • Lembrando que, se o rapaz fosse agente de segurança pública, caracterizaria crime hediondo "lesão corporal com resultado morte"

  • H. Simples como descrito na questão.

  • Eu acredito que entraria mais no contexto de lesão. No caso, do seria hediondo se fosse contra autoridades ou servidores da área de segurança.

  • Homocídio simples só será hediondo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado.

  • Art. 1o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII);

    I-A – lesão corporal dolosa de natureza gravíssima (art. 129, § 2o) e lesão corporal seguida de morte (art. 129, § 3o), quando praticadas contra autoridade ou agente descrito nos arts. 142 e 144 da Constituição Federal, integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição; 

    II - roubo:    

    a) circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima (art. 157, § 2º, inciso V);    

    b) circunstanciado pelo emprego de arma de fogo (art. 157, § 2º-A, inciso I) ou pelo emprego de arma de fogo de uso proibido ou restrito (art. 157, § 2º-B);     

    c) qualificado pelo resultado lesão corporal grave ou morte (art. 157, § 3º);

    III - extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima, ocorrência de lesão corporal ou morte (art. 158, § 3º); 

    IV - extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada (art. 159, caput, e §§ lo, 2o e 3o);  

    V - estupro (art. 213, caput e §§ 1o e 2o); 

    VI - estupro de vulnerável (art. 217-A, caput e §§ 1o, 2o, 3o e 4o); 

    VII - epidemia com resultado morte (art. 267, § 1o)

    VII-A - VETADO.

    VII-B - falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais (art. 273, caput e § 1o, § 1o-A e § 1o-B, com a redação dada pela Lei no 9.677, de 2 de julho de 1998).

    VIII - favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável (art. 218-B, caput, e §§ 1º e 2º).    

    IX - furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum (art. 155, § 4º-A). 

     

  • o rol de crimes tipificados como hediondos é taxativo.

    No caso de homicídio, são tidos como hediondos os qualificados e os simples QUANDO praticados por grupo de extermínio, ainda que cometidos por um só agente

  • Gabarito: Certo. 

    O crime de homicídio simples não é considerado hediondo. Porém, se for praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, será considerado hediondo. 

     

    Cuidado: a lei 8.072/90 não trouxe a figura do homicídio praticado em atividade típica de milícia privada, logo não sendo considerado hediondo. O cespe já cobrou essa questão. Homicídio + milícia privada = não é crime hediondo. 

  • Pelo critério da taxatividade, só é Crime Hediondo aquele descrito exatamente nos termos da Lei , por isso não existe o Homicídio Simples como crime hediondo , apenas o crime de Homicidio Simples em contexto de milícia privada

  • Pra iniciar, lembra da facção criminosa chamada de Terceiro Comando Puro!

    TCP é uma ORCRIM

    RH

    LG

    3F

    5E

    ____________________________________________________________________________________________

    Tráfico ilegal de arma de fogo

    Comércio ilegal de arma de fogo

    Porte ou posse de arma de fogo de uso restrito

    ORCRIM para crime hediondo ou equiparado

    Roubo qualificado pela morte ou lesão grave

    Homicídio qualificado ou simples em atividade típica de grupo de extermínio

    Lesão gravíssima ou seguida de morte contra autoridade integrante da segurança pública

    Genocídio

    Falsificação de material farmacêutico

    Favorecimento a prostituição de menor de 18 ou vulnerável

    Furto mediante explosivo

    Extorsão qualificada pela restrição de liberdade/lesão grave/morte

    Extorsão mediante sequestro

    Estupro

    Estupro de vulnerável

    Epidemia com morte

    De vermelho: alterações trazidas pelo Pacote Anticrime

    De azul: a boxxxta do site não me permitiu deixar preto

  • A conduta praticada por Mário for tipificada no artigo 121 do Código Penal, tratando-se, portanto, do crime de homicídio simples doloso, não há que se falar em crime hediondo, uma vez que a Lei 8.072/1990, que regula os crimes hediondos e equiparados, relaciona os crimes hediondos no seu artigo 1º, estabelecendo que o homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, o que não ocorreu na narrativa apresentada. Vale ressaltar que o rol de crimes hediondos indicado no referido dispositivo legal é taxativo.

    Resposta: CERTO.

  • ROL TAXATIVO

  • Pra quem Não é Assinante!!!

    Vamos ajudar o nosso Próximo,pois o Senhor irá retribuir.

    Gabarito: Certo

  • Homicídio doloso simples em regra, não será crime hediondo. Entretanto, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que por um só agente, será considerado hediondo.

  • Em regra não é hediondo, exceto quando praticado por atividade típica de grupo de extermínio.

  • Homicídio Simples não é Hediondo - REGRA

    Exceção - atividade típica de grupo de extermínio

  • Falou em homicídio simples, a regra é que não seja hediondo. Eu falei a REGRA!

    EXCEÇÃO: A única hipótese em que o homicídio simples é considerado hediondo, é quando ele for praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que praticado porum só agente.

    Flws

  • Gabarito - Certo

    São hediondos somente os crimes elencados no art.  da Lei /90. 

    Como se pode observar é um rol taxativo.

    Ver hipoteses abaixo:

  • A embriaguez de Mário não qualificaria o homicidio pelo motivo futil?

  • “Art. 1º São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados: I – homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2o, incisos I, II, III, IV, V, VI e VII)”. O primeiro crime hediondo é o homicídio praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ou seja, crime plurissubjetivo (pelo menos 03 agentes), ainda que o resultado morte seja alcançado por um só agente (art. 121, §6º, in fine, do CP). Assim, de pronto conclui-se que o homicídio simples, por si só, não é hediondo. Em segundo lugar, ainda no mesmo inciso, temos como hediondo o homicídio qualificado, ou seja, incidindo qualquer qualificadora no homicídio, o crime será hediondo. Obs: É pacífico na jurisprudência que o homicídio privilegiado-qualificado não é hediondo. O privilégio deverá, necessariamente, ser subjetivo (ex: homicídio impelido por relevante valor moral), e a qualificadora deverá ser objetiva (ex: homicídio com o emprego de explosivo).

  • Não seria lesão corporal seguida de morte?

    O texto da a entender que ele não queria matar o casal, mas só agredir, tanto é que ele agrediu os dois e só matou o rapaz devido a gravidade das lesões

    Não seria então enquadrado no 129,§3° ao invés do 121?

  • sabendo que homicídio simples sem nada falando de grupo de extermínio pronto, já se sabe que não é hediondo.

    GAB: certo.

  • Sistema de definição de crime hediondo adotado no Brasil: SISTEMA LEGAL.

    O crime de Homicídio Simples só será considerado crime hediondo se praticado por atividade típica de grupo de extermínio.

    Homicídio Qualificado: sempre será hediondo.

    Homicídio Qualificado Privilegiado: não é considerado hediondo, desde que as qualificadoras sejam de ordem objetiva.

  • Homicídio Simples NÃO é HEDIONDO!
  • Homicídio Simples = Não é hediondo

    Homicídio Simples = Só será hediondo quando "quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente."

  • Mas onde a questão deixa claro que o homicídio não foi "praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente." ?

    Se for no "achismo", tb posso achar que não foi homicídio , e sim lesão corporal seguida de morte.

  • E se foi por um motivo fútil?
  • Se é homicídio simples não é homicídio qualificado, logo não é hediondo

  • MACETE MNEMÔNICO PARA GRAVAR CRIMES HEDIONDOS:

     ATENÇÃO! Já com a Atualização do Pacote Anti Crime.

    O LeLe, PoPo e GenEpi Traficaram, Roubaram, Furtaram e tEstaram  o HoLEx Falso da Xuxa e venderam no Comercio Ilegal

    O= Crime de Organização Criminosa direcionada a prática de Crime Hediondo

    Le= Lesão corporal dolosa de natureza gravíssima (art. 129, § 2o) – Segurança Pública.

    Le= Lesão corporal seguida de morte (art. 129, § 3o). – Segurança Pública.

    Po= Posse ilegal de arma de fogo de uso Proibido.

    Po= Porte ilegal de arma de fogo de uso Proibido.

    Gen = Genocídio (ÚNICO crime hediondo FORA DO CÓDIGO PENAL

    Epi= Epidemia com resultado morte

    Roub= Roubo (Circunstanciado pela restrição da Liberdade ou por emprego de Arma (Restrita ou Proibida) ou Qualificado por Lesão Corporal Grave)

    Traf= Tráfico Internacional de Arma de Fogo, acessório ou munição.

    Furt= Furto Qualificado mediante uso de explosivo

    Est= Estupro (qualquer que seja sua forma)

    Ho= Homicídio (Simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, mesmo que por um único executor; e Qualificado em qualquer dos seus oito incisos que sempre serão Hediondos)

    L= Latrocínio;

    Ex= Extorsão qualificada pela restrição de liberdade/lesão grave/morte ou Mediante Sequestro.

    Falso= Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

    Xuxa= Lembrou da Xuxa, lembrou de exploração sexual (referência aquele filme dela que já foi censurado) = Favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou vulnerável. OBS.: não se tratar aqui em dizer que a XUXA explora sexualmente crianças, longe disso.

    Comércio Ilegal= Comércio Ilegal de Armas de Fogo.

    OBS.: Ler umas 200 vezes que não esquece. Quando aprender isso, dificilmente vai errar questões.

    DICA DE CONCURSEIRO: Sintetize o seu estudo.

    DICAS PARA SER APROVADO: você P O D E (BY: JONATAS FERREIRA)

    PODE: PERSISTÊNCIA, ORGANIZAÇÃO, DISCIPLINA e ESTUDAR CORRETAMENTE.

    E COMO VOCÊ ESTUDA CORRETAMENTE?

    TRAGO A EXPLICAÇÃO DOS 4 PILARES PARA A APROVAÇÃO DO PROFESSOR MICHAEL PROCÓPIO - JUIZ FEDERAL – MG.

    1 – Lei Seca;

    2 – Doutrina;

    3 – Jurisprudência; e

    4 – Questões, muitas Questões (para entender o que mais as bancas têm cobrado)

    ATENÇÃO! Neste último, está incluído a resolução de MINI-SIMULADOS, SIMULADOS e PROVAS.  

    OBS.: ABRO UM PARÊNTESE, PARA INCLUIR UM QUINTO PILAR PARA A APROVAÇÃO:

    5 - Resumos e Mapas Mentais (CRIE SEUS RESUMOS E MAPAS MENTAIS, RESOLVA QUESTÕES E OS ALIMENTE).

    FOCO FÉ E FORÇA!

    DELTA ATÉ PASSAR!

  • Só retificando a colega Andressa ...não é pq o homicídio é simples que não será hediondo...tem o homicídio simples praticado por atividade típica de extermínio ainda que seja por 1 só agente!é simples e hediondo

  • Regra: homicídio simples NÃO É HEDIONDO

    Exceção:homicídio simples é hediondo, quando praticado por grupo de extermínio, AINDA QUE COMETIDO POR UM AGENTE.

  • a regra é que foi homicídio qualificado então é Hediondo!!! já o simples não se caracteriza Hediondo.

  • GABARITO: CERTO

    só será crime hediondo se for qualificado ou se for praticado em atividade do grupo de extermínio, ainda que seja executado por uma pessoa.

  • Gabarito certo!

    Se for homicídio simples doloso não é Hediondo.

    Para ser Hediondo deve ser homicídio qualificado ou majorado por ser cometido por grupo de extermínio.

    Lembrando que diante de lesões corporais, somente caracteriza-se como crime hediondo se for cometido contra os agentes do artigo 142,144 da CF ou de seus parentes até terceiro grau. (e necessário também ser na modalidade gravíssima ou preterdolosa)

  • Ele vai ter um agravante na pena por está embriagado

  • homicídio simples doloso só será hediondo quando praticada por grupo de extermínio, ainda que por um só agente

  • CERTO

    Homicídio doloso simples só será hediondo quando for praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que por um só agente.

  • GABARITO: CERTO

    Interessante observar que a lei n°8930/94, modificando a lei n°8072/90, fez incluir o HOMICÍDIO DOLOSO SIMPLES com crime hediondo, caso praticado por grupo de extermínio.

  • Crime de homicídio é crime hediondo? Depende, nas hipóteses abaixo sim:

    > Homicídio simples: Quando praticado por grupo de extermínio, mesmo que por um só agente.

    > Homicício qualificado

  • Esse homicídio em questão não se enquadra em motivo fútil?

  •  Homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

  • HOMICÍDIO DOLOSO SIMPLES com crime hediondo, caso praticado por grupo de extermínio.

  • GAB:CERTO

    RE-Atualizando o macete dos crimes hediondos: [PACOTE ANTI-CRIMES]

     

    GENEPI LESADO tESTou HOLEX FALSO da XUXA  c/ TCO da PRF

     

    GEN = GENOCÍDIO

    EPI = EPIDEMIA COM RESULTADO MORTE

    LESADO (a partir de julho/2015) = LESAO GRAVÍSSIMA/SEGUIDA DE MORTE CONTRA 142,144, AGEPENS, FNSP E PARENTES ATE 3°

    EST = ESTUPRO E ESTUPRO DE VULNERÁVEL

    HO = HOMICÍDIO SIMPLES QD PRATICADO EM ATIVIDADE TIPICA DE GRUPO DE EXTERMINIO E HOMICIDIO QUALIFICADO (exceto privilegiado)

    = LATROCÍNIO

    EX = EXTORSÃO QUALIFICADA PELA MORTE E EXTORSÃO MEDIANTE SEQUESTRO

    FALSO = FALSIFICAÇÃO DE PRODUTOS DESTINADOS A FINS TERAPEUTICOS OU MEDICINAIS

    XUXA (a partir de maio/2014)= FAVORECIMENTO DA PROSTITUIÇÃO OU OUTRA FORMA DE EXPLORAÇÃO DE CRIANÇA, ADOLESCENTE    

    T = TRAFICO INTERNACIONAL DE ARMAS

    C = COMÉRCIO ILEGAL DE ARMAS

    O = ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA [QUANDO DIRECIONADA P/ CRIMES HEDIONDOS]

    P = POSSE/PORTE ILEGAL DE ARMA DE [USO PROIBIDO] NÃO É MAIS RESTRITO!!!

    R = ROUBO:

    R0:RESTRIÇÃO LIBERDADE VITIMA/

    R1:USO ARMA FOGO COMUM/

    R2:ARMA FOGO PROIBIDA/

    R3:ARMA RESTRITA

    R4:RESULTADO LESÃO GRAVE/ MORTE

    F = FURTO [ C/ EMPREGO DE EXPLOSIVO/ARTEFATO ANÁLOGO PERIGO COMUM]

  • GABARITO-CERTO !

    ALÔ PC PR

    ESSA PANDEMIA VAI PASSAR, OS 600,00 VAI PASSAR.

    SÓ NÃO PASSA VOCÊ SENÃO ESTUDAR !

    DEUS, ABENÇOE QUEM ESTUDA E NÃO ESTA NEM AÍ PARA CENTRÃO, ESQUERDA OU DIREITA, AMÉM.

  • GABARITO CERTO

    Homicídio simples quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente;

  • Boa tarde!

    Só pra constar:

    praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

    Não é milicia privada

  • Em regra, o homicídio simples não será hediondo, salvo se praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

  • Homicídio Qualificado é Crime Hediondo.

    Homicídio Simples só será Hediondo quando praticado por Grupo de Extermínio.

  • Se essa afirmação fosse uma assertiva estaria correta.

    "Homicídio simples não é crime hediondo, salvo se praticado por atividade típica de extermínio, ainda que cometido por um só agente".

    ---> E, portanto, responderia essa questão!!!

  • O homicídio qualificado-privilegiado NÃO é crime hediondo.

    Homicídio Qualificado é Crime Hediondo.

    Homicídio Simples será Hediondo quando praticado por Grupo de Extermínio.

  • Boa sacada da cespe, que não pegará o concurseiro atento ao mantra:

    "Só será hediondo o simples homicídio

    quando praticado em atividade típica

    de grupo de extermínio"

    #SuaMotivaçãoÉaSuaSituação

    #ArranjeTempo

    #DeusEstáVendoSeusEsforços

  • Só vejo comentários se repetindo... Mas gostaria que alguém comentasse aqui abaixo se também notou que a questão foi, na verdade, uma pegadinha; pois o caso em tela se encaixaria numa lesão corporal qualificada pela morte (já que a morte se deu em razão da gravidade das lesões e o agente não aparenta, pela questão, ter tido o dolo inicial de matar, o famoso "animus necandi"), PORÉM, a banca frisou o "SE..." e jogou uma hipótese (ou seja, SE depois da apuração dos fatos, o fato fosse considerado homicídio e não lesão) na assertiva.

  • Errei pq o tempo todo a questao tr induz a Lesão Corporal seguida de morte, mas tipica em homicidio simples.
  • Assertiva c

    Se, após a apuração dos fatos, a morte do rapaz caracterizar homicídio simples doloso, a conduta de Mário não será classificada como crime hediondo.

  • Homicídio simples quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio é considerado hediondo

    Agora o crime proposto na questão é somente simples não se considerando hediondo.

  • Minha contribuição.

    CP

    Homicídio simples

    Art. 121. Matar alguém:

    Pena - reclusão, de seis a vinte anos.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    8072/90

    Art. 1  São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no  Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal , consumados ou tentados: 

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII);  

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Abraço!!!

  • Todos os homicídios qualificados são hediondos!!

  • Todos os homicídios qualificados são hediondos, salvo homicídio qualificado privilegiado.

  • Rubens de Barro Fernandes

    Ao ler a situação hipotética, foçando a barra dar para inferir que o Mario não tinha intenção de praticar o homicídio e por consequência ser um crime preterdoloso. Não obstante, a sacada da questão é identificar a sua condição "Se, após a apuração dos fatos, a morte do rapaz caracterizar homicídio simples doloso".

    Você concurseiro que está quebrado, sem dinheiro até mesmo para pagar o acesso dessa plataforma, encontrei uma solução para você faturar, dependendo do seu desempenho de iniciante,de 50 a 400 reais por dia!!

    Acesse o link: https://go.hotmart.com/Y37144874Y

    Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança. -William Shakespeare

  • O homicÌdio simples (art. 121 do CÛdigo Penal), em regra, nao È considerado

    crime hediondo. Para que um homicÌdio seja hediondo, È necessario que seja

    qualificado,sendo previsTo nO art. 121.

    Em seu tempo mais sombrio, quando os demônios chegarem, me chame, irmão! E lutaremos juntos.

  • RESPOSTA C

    No homicídio simples, seria considerado HEDIONDO apenas nessa hipótese segundo a lei 8.072/90 (CRIMES HEDIONDOS)

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII);    

    No caso da questão realmente não seria classificado HEDIONDO.

  • Se, após a apuração dos fatos, a morte do rapaz caracterizar homicídio simples doloso, a conduta de Mário não será classificada como crime hediondo.

    CERTO: o STJ tem julgado no sentido que homicídio sem motivo algum responde por homicídio simples (eu sei, é frustrante)

  • ART. 61,CP >>>São circunstâncias que sempre agravam a pena, quando não constituem ou qualificam o crime:

    Inciso ( l )>>em estado de embriaguez preordenada.

    Porém! a situação em tela não há que se falar em embriaguês preordenada.

  • São dois os ''tipos'' de homicídios (tentado ou consumado) que serão considerados hediondo:

    I - Homicídio qualificado.

    II - Homicídio simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

    OBS: Para a maioria da doutrina, o homicídio qualificado-privilegiado NÃO é considerado hedondo. Além disso, o homicídio ''sem motivos'' é considerado homicídio simples.

    Bons estudos.

  • Caros amigos concurseiros,

    Peço que reporte abuso nas propagadas, isso atrapalha quem por questões financeiras não possue a assinatura do QC... e se for pra postar a mesma coisa que o amiguinho de baixo postou, não se dê o trabalho !

  • IMPORTANTE: A única hipótese em que o homicídio simples é considerado hediondo, é quando ele for praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que praticado por um só agente.

    A respeito do enunciado da questão, tem-se que o fato não se amolda em caso de hediondez.

  • questao simples para o cargo!

  • Somente é hediondo o homicídio simples quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

  • Gab Certa

    O Homicídio simples só será considerado hediondo quando praticado em atividade de grupo de extermínio, ainda que por só um agente.

  • O rol dos crimes hediondos é taxativo!

    São hediondos:

    Homicídio simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que por um só agente.

    Homicídio qualificado (todos os tipos, consumados ou tentados)

  • Lei dos Crimes Hediondos é de rol taxativo. Assim, o único homicídio simples que é previsto como hediondo no normativo quando praticado por grupo de extermínio - originado há chacina da candelária! Homicídios qualificados serão hediondos Exceto: Homicídio Híbrido: privilegiado-qualificado!
  • No exemplo acima não será caso de crime hediondo, pois o rol é taxativo, no Brasil utilizados o sistema legal para caracterização dos crimes hediondos e em casa de homicídio simples só será hediondo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que praticado por um só agente, conforme previsão no art. 1º, inciso l, da lei 8.930/04 (lei de crimes hediondos). 

    GABARITO: CORRETO

  • Dei mole

  • Vim ver o que eram os 106 comentários nessa questão e eram só propagandas ...

  • Se a conduta praticada por Mário for tipificada no artigo 121 do Código Penal, tratando-se, portanto, do crime de homicídio simples doloso, não há que se falar em crime hediondo, uma vez que a Lei 8.072/1990, que regula os crimes hediondos e equiparados, relaciona os crimes hediondos no seu artigo 1º, estabelecendo que o homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, o que não ocorreu na narrativa apresentada. Vale ressaltar que o rol de crimes hediondos indicado no referido dispositivo legal é taxativo.

    Resposta

  • Se a conduta praticada por Mário for tipificada no artigo 121 do Código Penal, tratando-se, portanto, do crime de homicídio simples doloso, não há que se falar em crime hediondo, uma vez que a Lei 8.072/1990, que regula os crimes hediondos e equiparados, relaciona os crimes hediondos no seu artigo 1º, estabelecendo que o homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, o que não ocorreu na narrativa apresentada. Vale ressaltar que o rol de crimes hediondos indicado no referido dispositivo legal é taxativo.

    Resposta: CERTO

  • art.1: I-A – lesão corporal dolosa de natureza gravíssima (art. 129, § 2) e lesão corporal seguida de morte (art. 129, § 3), quando praticadas contra autoridade ou agente , integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição;                 

  • alguém poderia me explicar oq é crime hediondo ?

  • Homicídio simples, regra geral, não é hediondo. Todavia, será hediondo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

  •  artigo 1º, estabelece que o homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio

  • Hediondo é homicídio qualificado.

  • Acho que o examinador tentou bolar uma confusão pra dizer que era caso de homicídio qualificado por motivo torpe ou fútil. Mas não colou, porque a "bebida alcoólica" é desconsiderada em razão da Teoria da actio libera in causa. Se ele tivesse colocado qualquer situação que levasse a crer que era fútil ou torpe, ai poderia influenciar e causar uma mínima confusão.

  • Crime de Homicídio quando considerado Hediondo.

    Homicídio Simples: quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio (chacina, matança generalizada), mesmo que por um único executor, é CRIME HEDIONDO.

    Homicídio Qualificado: tentado ou consumado é CRIME HEDIONDO.

    Homicídio Qualificado Privilegiado: NÃO é CRIME HEDIONDO.

  • CERTO. Crime de Homicídio Simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio por único executor, é CRIME HEDIONDO. Quando for homicídio qualificado, nestes casos, tentado ou consumado é CRIME HEDIONDO. Nos casos de homicídio qualificado privilegiado, NÃO fica caracterizado o CRIME HEDIONDO.

  • Lei 8.072

    Art. 1 São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no , consumados ou tentados:                     

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII);    

    Por isso escuto legislação em áudio do @ilaw.cast (instagram).

    Segue o link direto para a lei 8.072 https://youtu.be/IAaA4dDrlk0

    Código Penal

    Homicídio simples 

           Art. 121. Matar alguem: 

           Pena - reclusão, de seis a vinte anos.

    Vá direto para o Episódio: https://youtu.be/DCZ608gEY54

  • Essa é para não zerar.. hehe

  • CERTO

    Se, após a apuração dos fatos, a morte do rapaz caracterizar homicídio simples doloso, a conduta de Mário não será classificada como crime hediondo.

    Homicídio Simples --> Matar alguém --> No GERAL NÃO É HEDIONDO. Exceção é quando praticadas ações de grupo de extermínio.

    "A disciplina é a maior tutora que o sonhador pode ter, pois transforma o sonho em realidade."

  • RESUMO:

    homicídio qualificado –> sempre é crime hediondo;

    homicídio DOLOSO simples –> em regra, não é crime hediondo, salvo quando cometido em atividade típica de grupo de extermínio;

    homicídio privilegiado –> nunca é crime hediondo;

    homicídio híbrido –> em regra, STJ (HC 153.728) entende não ser crime hediondo.

  • São hediondos (consumados ou tentados): 

    Homicídio qualificado  e

    Homicídio quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

  • Alguém pode me explicar, por favor, pq será considerado atividade típica de grupo de extermínio?

  • HOMICIDO SIMPLES: Não é considerado crime hediondo, salvo SE PRATICADO POR GRUPO DE EXTERMÍNIO.

    HOMICÍDIO QUALIFICADO: CRIME HEDIONDO

    *BASTANTE CUIDADO AGORA*

    As bancas adoram colocar informações para confundir o candidato. Em relação a esse assunto, tenha em mente que:

    Tanto o Homicídio TENTADO quanto o Homicídio CONSUMADO será hediondo

  • Aperta o curtir quem respondeu errado porque pulou a palavra "NÃO"

  • Gab certa

    O Homicídio simples, só é classificado com crime hediondo quando pratica em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que por um só agente.

  • Art. 1 São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei n 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII);

    Fonte: Lei 8 072 de 1990

  • Crime Hediondo (rol taxativo):

    Obs: (tortura, tráfico de drogas e terrorismo são crimes equiparados como hediondos.

  • Gab: Certo

    Lembrando que o homicídio simples só é considerado com crime hediondo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio ainda que cometido por um só agente.

  • Se a conduta praticada por Mário for tipificada no artigo 121 do Código Penal, tratando-se, portanto, do crime de homicídio simples doloso, não há que se falar em crime hediondo, uma vez que a Lei 8.072/1990, que regula os crimes hediondos e equiparados, relaciona os crimes hediondos no seu artigo 1º, estabelecendo que o homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, o que não ocorreu na narrativa apresentada. Vale ressaltar que o rol de crimes hediondos indicado no referido dispositivo legal é taxativo.

    Resposta: CERTO.

    QC

  • Homicídio simples, regra geral, não é hediondo. Todavia, será hediondo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

  • o crime de homicídio simples só é hediondo quando praticado em atividade de grupo de extermínio
  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • Não adianta querer inventar moda quando a própria questão já disse que é homicídio simples.. BJ

  • Não seria lesão corporal, seguida de morte?

  • Tem que analisar sempre o que se passava na cabeça do agente à época, Matheus. Para ser lesão corporal seguida de morte, o animus do agente é lesionar, isto é, ele tem dolo na lesão. Porém, por conta do excesso praticado, acaba causando a morte por culpa. Sendo, portanto, um crime preterdoloso (dolo no antecedente "lesionar" + culpa no consequente "matar")

  • Caros amigos postulantes a cargos públicos,

    O Critério para definirmos com segurança qual crime foi etiquetado qual a qualificação de hediondo, é o critério legal. Significa dizer que somente é hediondo o crime que a lei de crimes hediondos define que o é.

    Assim, após proceder a leitura da Lei de Crime hediondos, nela se verifica que o homicídio simples doloso não figura no rol dos crimes considerados hediondos.

    Em tempo, e em observação: o único homicídio na figura simples etiquetado como hediondo é o praticado na hipótese de grupo de extermínio.

    Por esse motivo a questão está certa.

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • Gabarito: CERTO. O homicídio simples só será considerado hediondo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente (Art. 1°, I, da Lei n.° 8.072/90), o que não foi o caso prático da questão.

  • Se errou é sinal que está estudando certo. Cespe sendo cespe pra conseguir descobrir a intenção do agente.

  • O Homicídio Simples só vai ser hediondo se praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

  • RESPOSTA = ERRADA

    Dispõe sobre os crimes hediondos

    ESTARIA CORRETO SE FOSSE...

    Art. 1  São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto....... , consumados ou tentados:

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente,.........

  • Questão certa. Salvo se for tipificada no Art 121, parágrafo 6º c/c 288-A

  • Crimes ediondos são Taxativos

    No exemplo se enquadraria em aumento de pena se fosse o caso de beber na intenção de ter coragem para o crime

    Embriaguês Pré-ordenada: (beber para ter coragem de praticar): agravante

    #PassaroTRATOR

    #SemMimiMi

  • MAS CABE PRISÃO TEMPORÁRIA.

  • Se a conduta praticada por Mário for tipificada no artigo 121 do Código Penal, tratando-se, portanto, do crime de homicídio simples doloso, não há que se falar em crime hediondo, uma vez que a Lei 8.072/1990, que regula os crimes hediondos e equiparados, relaciona os crimes hediondos no seu artigo 1º, estabelecendo que o homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, o que não ocorreu na narrativa apresentada. Vale ressaltar que o rol de crimes hediondos indicado no referido dispositivo legal é taxativo.

  • O homicídio simples (art. 121 do Código Penal), em regra, NÃO é considerado crime hediondo. Para que um homicídio seja hediondo, é necessário que seja qualificado.

  • Não é motivo fútil?

  • bizz...

    lembrete

    Lei Anticrime nº 13.964/19, que entrou em vigor em 25 de janeiro de 2020, equivocadamente, não fez referência à posse ou ao porte ilegal de arma de fogo de USO RESTRITO, mas tão somente à posse ou porte ilegal de USO PROIBIDO, a princípio, tem-se que tais condutas deixaram de ter natureza hedionda, até que sobrevenham decisões dos Tribunais Superiores em sentido contrário.

  • Homicídio qualificado será sempre hediondo, porém o simples sê-lo-á somente nos casos praticados por grupo de extermínio.

  • gab c

    Nem homicídio ta parecendo. Ta mais pra lesão seguida de morte.

    hediondos:

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII);

  • Isso aí é lesão corporal seguida de morte.

  • "quando praticadas contra autoridade ou agente descrito nos  e , integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição"

  • Só serão hediondos os homicídios QUALIFICADOS OU POR ACÃO DE GRUPO DE EXTERMÍNIO.

  • O homicídio simples em regra NÃO é hediondo, salvo , quando cometido em atividade típica de grupos de extermínio.

  • correto!! homicídio simples não é hediondo

  • Homicídio SIMPLES não é HEDIONDO.

  • Para se caractrrizar HEDIONDO

    • Atividade típica de grupo de extermínio
    • Qualificado
  • Os homicídios simples serão hediondos quando praticados em atividade típica de grupo de extermínio

  • CRIMES HEDIONDOS

    Homicídio simples doloso e qualificado-privilegiado não é Hediondo;

    ☑ Associação para o tráfico também não é Hediondo;

    ☑ Nenhum crime culposo é considerado Hediondo;

    Homicídio qualificado ou majorado por ser cometido por grupo de extermínio ➡️ Hediondo!

    Grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente ➡️ Hediondo!

    ☑ Extorsão mediante sequestro e na forma qualificada ➡️ Hediondo!

    ☑ O crime de estupro praticado contra criança ou adolescente é insuscetível de fiança (ok)

    ☑ A tortura, o terrorismo e o tráfico ilícito de drogas são equiparados, mas não são crimes hediondos.

    ________

    Bons Estudos ❤

  • Gab.: C

    Será hediondo o homicídio:

    1. Qualificado (motivo torpe/ fútil/ meio cruel/ feminicídio/ emprego de veneno/ traição...)
    2. Praticado por grupo de extermínio (atividade típica) (dolo ou culpa)
  • Homicídio simples apenas será considerado hediondo quando praticado em conjunto com grupo de extermínio.

    Está no Art.1º, I da lei 8.072/90, lei dos crimes hediondos.

    Grande abraço

  • Que raiva, comi o "não"...

  • São considerados hediondos os seguintes crimes consumados ou tentados:          

    I - homicídio , quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado

    I-A – lesão corporal dolosa de natureza gravíssima e lesão corporal seguida de morte , quando praticadas contra autoridade ou agente descrito nos  e , integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição;                

    II - roubo:     

    a) circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima

    b) circunstanciado pelo emprego de arma de fogo ou pelo emprego de arma de fogo de uso proibido ou restrito

    c) qualificado pelo resultado lesão corporal grave ou morte

    III - extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima, ocorrência de lesão corporal ou morte ;   

    IV - extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada

    V - estupro

    VI - estupro de vulnerável

    VII - epidemia com resultado morte                     

    VII-B - falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais

    VIII - favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável

    IX - furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum   

    I - genocídio

    II - posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido

    III - comércio ilegal de armas de fogo

    IV - tráfico internacional de arma de fogo, acessório ou munição

    V - organização criminosa, quando direcionado à prática de crime hediondo ou equiparado.    

  • Homicídio simples não é hediondo.

  • Homicídio simples, regra geral, não é hediondo. Todavia, será hediondo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

  • REGRA: homicídio simples não é hediondo.

    EXCEÇÃO: será HEDIONDO qdo praticado em atividade típica de grupo de extermínio, mesmo que cometido só por um agente.

  • DIRETO NA FERIDA

    HOMICÍDIO SIMPLES NÃO É HEDIONDO

    #BORA VENCER

  • Homicídio (Hediondo) Art. 121, CP - Quando praticado em atividade de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

  • CRIMES HEDIONDOS

    pega a visão

    ☑ Homicídio simples doloso e qualificado-privilegiado não é Hediondo;

    ☑ Associação para o tráfico também não é Hediondo;

    ☑ Nenhum crime culposo é considerado Hediondo;

    ☑ Homicídio qualificado ou majorado por ser cometido por grupo de extermínio ➡️ Hediondo!

    ☑ Grupo de extermínioainda que cometido por um só agente ➡️ Hediondo!

    ☑ Extorsão mediante sequestro e na forma qualificada ➡️ Hediondo!

    ☑ O crime de estupro praticado contra criança ou adolescente é insuscetível de fiança (ok)

    ☑ tortura, o terrorismo e o tráfico ilícito de drogas são equiparados, mas não são crimes hediondos.

  • Uma semana apenas Pra PM PARÁ, E COMO NÓS TÁ KKKK

  • como posso afirmar que houve dolo? a questão não trás elementos suficientes para analisar o dolo da conduta. a conduta de lesão seguida de morte poderia ser um crime preterdoloso.

  • o Homicídio é considerado crime hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121,§ 2º, incisos I, II, III,IV, V, VI, VII e VIII)

  • Homicídio qualificado-privilegiado NÃO é crime hediondo.

    Homicídio qualificado (todas as modalidades) é hediondo.

    Homicídio simples quando em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que só por um agente é hediondo.

    Resumo, pessoal!

    A persistência é o caminho para o êxito!

  • HOMICÍDIO SIMPLES NÃO É HEDIONDO! APENAS OS QUALIFICADOS OU POR GRUPO DE EXTERMÍNIO.

  • ATUALIZAÇÃO DO PACOTE ANTICRIME 

    CRIMES HEDIONDOS 

    Critérios ou sistemas de classificação:

    1 - Sistema legal (Adotado)

    2 - Sistema judicial

    3 - Sistema misto

    •Rol taxativo / Tentado ou consumado

    •A tentativa não afasta a hediondez

    •Não existe crime hediondo culposo

    1- •Homicídio simples (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

    Obs: homicídio simples praticado por milícia privada não é crime hediondo

    2- •Homicídio qualificado 

    Obs: Crime hediondo em todas as suas modalidades

    3- •Lesão corporal dolosa de natureza gravíssima (art. 129, § 2) e lesão corporal seguida de morte (art. 129, § 3), quando praticadas contra autoridade ou agente descrito nos art 142 e 144 e integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até 3 grau, em razão dessa condição              

    4- •Roubo:     

    a) circunstanciado pela restrição de liberdade da vítima

    b) circunstanciado pelo emprego de arma de fogo ou pelo emprego de arma de fogo de uso proibido ou restrito

    c) qualificado pelo resultado lesão corporal grave ou morte

     5- •Extorsão qualificada pela restrição da liberdade da vítima, ocorrência de lesão corporal ou morte

    6- Extorsão mediante sequestro e na forma qualificada

    7- •Estupro         

    8- Estupro de vulnerável        

    9- Epidemia com resultado morte            

    10- Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais 

    11- Favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de vulnerável            

    12- Furto qualificado pelo emprego de explosivo ou de artefato análogo que cause perigo comum

    13- Genocídio

    14- •Posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso proibido

    15- •Comércio ilegal de armas de fogo

    16- •Tráfico internacional de arma de fogo, acessório ou munição 

    17- •Organização criminosa, quando direcionado à prática de crime hediondo ou equiparado.  

    Crimes equiparados a hediondos

    1- Tortura

    Obs: Exceto artigo 1 §2 tortura omissiva

    2- Tráfico de drogas

    Obs: Artigo 33 caput, Artigo 33 §1 e Artigo 34

    3- Terrorismo

    Vedações

    Inafiançável

    Insuscetível:

    Graça, indulto, anistia

    Admissível ou suscetível

    Liberdade provisória sem fiança

    Art 2 §3 Em caso de sentença condenatória, o juiz decidirá fundamentadamente se o réu poderá apelar em liberdade.

    Progressão de regime

    Regime inicial de cumprimento da pena

    Art 2 §1 A pena por crime previsto neste artigo será cumprida inicialmente em regime fechado. 

    STF declarou a inconstitucionalidade do regime inicialmente fechado

    Prazo da prisão temporária nos crimes hediondos e equiparados a hediondo

    Art 2 § 4o A prisão temporária, sobre a qual dispõe a Lei no 7.960, de 21 de dezembro de 1989, nos crimes previstos neste artigo, terá o prazo de 30 dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade

  • Certo:

    Se homicídio é simples -> não é hediondo.

    O homicídio simples, na forma tentada, inclui-se entre os crimes hediondos, se praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

     

    Homicídio qualificado é hediondo!

     

    Sendo privilegiado não será hediondo.

     

    seja forte e corajosa.

  • Lembrar: O homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

  • Mário, após ingerir bebida alcoólica em uma festa, agrediu um casal de namorados, o que resultou na morte do rapaz, devido à gravidade das lesões. A moça sofreu lesões leves.

    A partir dessa situação hipotética, julgue o item a seguir.

    HOMICIDIO???

    SIM, LESÃO CORPORAL SEGUIDO DE MORTE.

    ALGUÉM PODE ME AJUDAR A ENTENDER?

  • HOMICÍDIO SIMPLES NÃO É HEDIONDO!

  • Homicídio Simples somente será hediondo se for praticado em ATIVIDADE TÍPICA DE GRUPO DE EXTERMÍNIO. Ressalto que o será ainda que cometido apenas por um agente!

    Cuidado: praticado por milícia, NÃO É!

  • GABARITO: ERRADO

    CRIMES HEDIONDOS

    • Crimes comuns: 5 dias + 5 dias, havendo autorização do juiz;
    • Crimes hediondos e equiparados: 30 dias + 30 dias, havendo autorização do juiz.

     

    CRIMES HEDIONDOS - ROL TAXATIVO

     

    "GENEPI ATESTOU QUE O ROLEX DA XUXA É FALSO"

    GEN = Genocídio;

    EPI = Epidemia com resultado morte. 

    AT = Atentado violento ao pudor.

    EST = Estupro. 

    HO = Holocausto (simples e GP de extermínio). 

    = Latrocínio. 

    EX = Extorção (alguns casos). 

    DA XUXA = favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente;

    FALSO = Falsificação de substância medicinal.

     

    ATENÇÃO: 

    • Posse ou porte de arma de fogo de uso restrito. (NOVO!)

     

    • 3TH - SÃO EQUIPARADO a crime hediondos

     

    OBS: admitem LIBERDADE PROVISÓRIA, 

    OBS: sem fiança, pois são INAFIANCÁVEIS.

     

    • Contra a decisão que rejeita a denúncia de crime de menor potencial ofensivo, caberá a interposição de recurso de apelação. 

    @MOURA_PRF

     

    #FÉ NA MISSÃO

     

    "DESCOBRI QUE EU ERA CAPAZ DE REALIZAR QUALQUER COISA, DESDE QUE ESTIVESSE DISPOSTO A PAGAR O PREÇO".

     

    "NÃO IMPORTA O MOMENTO DA SUA VIDA, SEMPRE EXISTEM MOTIVOS PARA CONTINUAR A LUTAR PELOS SEUS SONHOS E TER ESPERANÇA EM NOVOS RECOMEÇOS."

  • GABARITO: ERRADO

    CRIMES HEDIONDOS

    • Crimes comuns: 5 dias + 5 dias, havendo autorização do juiz;
    • Crimes hediondos e equiparados: 30 dias + 30 dias, havendo autorização do juiz.

     

    CRIMES HEDIONDOS - ROL TAXATIVO

     

    "GENEPI ATESTOU QUE O ROLEX DA XUXA É FALSO"

    GEN = Genocídio;

    EPI = Epidemia com resultado morte. 

    AT = Atentado violento ao pudor.

    EST = Estupro. 

    HO = Holocausto (simples e GP de extermínio). 

    = Latrocínio. 

    EX = Extorção (alguns casos). 

    DA XUXA = favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente;

    FALSO = Falsificação de substância medicinal.

     

    ATENÇÃO: 

    • Posse ou porte de arma de fogo de uso restrito. (NOVO!)

     

    • 3TH - SÃO EQUIPARADO a crime hediondos

     

    OBS: admitem LIBERDADE PROVISÓRIA, 

    OBS: sem fiança, pois são INAFIANCÁVEIS.

     

    • Contra a decisão que rejeita a denúncia de crime de menor potencial ofensivo, caberá a interposição de recurso de apelação. 

    @MOURA_PRF

     

    #FÉ NA MISSÃO

     

    "DESCOBRI QUE EU ERA CAPAZ DE REALIZAR QUALQUER COISA, DESDE QUE ESTIVESSE DISPOSTO A PAGAR O PREÇO".

     

    "NÃO IMPORTA O MOMENTO DA SUA VIDA, SEMPRE EXISTEM MOTIVOS PARA CONTINUAR A LUTAR PELOS SEUS SONHOS E TER ESPERANÇA EM NOVOS RECOMEÇOS."

  • GABARITO: ERRADO

    CRIMES HEDIONDOS

    • Crimes comuns: 5 dias + 5 dias, havendo autorização do juiz;
    • Crimes hediondos e equiparados: 30 dias + 30 dias, havendo autorização do juiz.

     

    CRIMES HEDIONDOS - ROL TAXATIVO

     

    "GENEPI ATESTOU QUE O ROLEX DA XUXA É FALSO"

    GEN = Genocídio;

    EPI = Epidemia com resultado morte. 

    AT = Atentado violento ao pudor.

    EST = Estupro. 

    HO = Holocausto (simples e GP de extermínio). 

    = Latrocínio. 

    EX = Extorção (alguns casos). 

    DA XUXA = favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente;

    FALSO = Falsificação de substância medicinal.

     

    ATENÇÃO: 

    • Posse ou porte de arma de fogo de uso PROIBIDO(NOVO!)

     

    • 3TH - SÃO EQUIPARADO a crime hediondos

     

    OBS: admitem LIBERDADE PROVISÓRIA, 

    OBS: sem fiança, pois são INAFIANCÁVEIS.

     

    • Contra a decisão que rejeita a denúncia de crime de menor potencial ofensivo, caberá a interposição de recurso de apelação. 

    @MOURA_PRF

     

    #FÉ NA MISSÃO

     

    "DESCOBRI QUE EU ERA CAPAZ DE REALIZAR QUALQUER COISA, DESDE QUE ESTIVESSE DISPOSTO A PAGAR O PREÇO".

     

    "NÃO IMPORTA O MOMENTO DA SUA VIDA, SEMPRE EXISTEM MOTIVOS PARA CONTINUAR A LUTAR PELOS SEUS SONHOS E TER ESPERANÇA EM NOVOS RECOMEÇOS."

  • com a entrada da lei 13.964/2019.

    O atentado violento ao pudor , saiu do rol.

  • assertiva correta, pois com homicídio simples não é crime hediondo. Apenas se fosse praticado por em atividade tipica de grupo de extermínio, seja coletivamente ou isoladamente.

    Ex.: se uma pessoa age sozinha matando morador de rua ( matou pq tem raiva de morador de rua) , ele pratica atividade de grupo de extermínio, pois o morador de rua representa um grupo.

  • Resumindo:

    Homicídio simples, em regra, não é hediondo. Só é considerado hediondo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

    Homicídio qualificado é hediondo.

    Homicídio privilegiado não é hediondo.

    Homicídio qualificado-privilegiado também não é hediondo.

  • o homicídio SIMPLES não é hediondo, salvo se pratico por grupo de extermínio

  • Errei por falta de atenção. Entendi que a conduta era de Lesão corporal seguida de morte.
  • Se é homicídio doloso não há que se falar em lesão corporal seguida de morte ,pois a questão já diz que o agente queria matar ( homicídio DOLOSO ) .

    Homicídio doloso se não for praticado em atividade típica de grupo de extermínio , não será crime hediondo .

    Se for homicídio doloso em atividade típica de grupo de extermínio MESMO QUE SEJA POR UMA ÚNICA PESSOA , SERÁ CRIME HEDIONDO .

    #pertenceremos

  • Não são crimes hediondos: Homicídio simples, homicídio privilegiado e homicídio privilegiado-qualificado. 

  • CERTO.

    Homicídio simples (caput): não é hediondo, salvo se cometido por grupo de extermínio, ainda que praticado por um só agente.

  • São hediondos: Homicídio qualificado (todos os tipos, consumados ou tentados) quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

  • QUESTÔES FÁCEIS NOS ELIMINAM. FATO!!!!!

    AQUI NÃO ESTAMOS PARA JULGAR O NÍVEL DA QUESTÃO,MAS PARA APRENDER E CONTRIBUIR DE CERTA FORMA.

  • São hediondos os crimes:

    ☢ homicídio simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que praticado por um só agente;

    ☢ homicídio qualificado;

    ☢ latrocínio;

    ☢ extorsão qualificada pela morte;

    ☢ estupro;

    ☢ estupro de vulnerável;

    ☢ epidemia resultando em morte;

    ☢ falsificação, corrupção; adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais;

    ☢ genocídio.

  • O HOMICIDIO SIMPLES, apenas o praticado por GRUPO DE EXTERMÍNIO será considerado HEDIONDO, ainda que seja praticado por um só agente. Detalhes, o praticado por MILICIA PRIVADA não se enquadra nas especies de hediondez.

  • MACETE MNEMÔNICO PARA GRAVAR CRIMES HEDIONDOS:

     ATENÇÃO! Já com a Atualização do Pacote Anti Crime.

    O LeLe, PoPo e GenEpi Traficaram, Roubaram, Furtaram e tEstaram o HoLEx Falso da Xuxa e venderam no Comercio Ilegal

    O= Crime de Organização Criminosa direcionada a prática de Crime Hediondo

    Le= Lesão corporal dolosa de natureza gravíssima (art. 129, § 2o) – Segurança Pública.

    Le= Lesão corporal seguida de morte (art. 129, § 3o). – Segurança Pública.

    Po= Posse ilegal de arma de fogo de uso Proibido.

    Po= Porte ilegal de arma de fogo de uso Proibido.

    Gen = Genocídio (ÚNICO crime hediondo FORA DO CÓDIGO PENAL

    Epi= Epidemia com resultado morte

    Roub= Roubo (Circunstanciado pela restrição da Liberdade ou por emprego de Arma (Restrita ou Proibida) ou Qualificado por Lesão Corporal Grave)

    Traf= Tráfico Internacional de Arma de Fogo, acessório ou munição.

    Furt= Furto Qualificado mediante uso de explosivo

    Est= Estupro (qualquer que seja sua forma)

    Ho= Homicídio (Simples, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, mesmo que por um único executor; e Qualificado em qualquer dos seus oito incisos que sempre serão Hediondos)

    L= Latrocínio;

    Ex= Extorsão qualificada pela restrição de liberdade/lesão grave/morte ou Mediante Sequestro.

    Falso= Falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais.

    Xuxa= Lembrou da Xuxa, lembrou de exploração sexual (referência aquele filme dela que já foi censurado) = Favorecimento da prostituição ou de outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou vulnerável. OBS.: não se tratar aqui em dizer que a XUXA explora sexualmente crianças, longe disso.

    Comércio Ilegal= Comércio Ilegal de Armas de Fogo.

    OBS.: Ler umas 200 vezes que não esquece. Quando aprender isso, dificilmente vai errar questões.

    DICA DE CONCURSEIRO: Sintetize o seu estudo.

    DICAS PARA SER APROVADO: você P O D E (BY: JONATAS FERREIRA)

    PODE: PERSISTÊNCIA, ORGANIZAÇÃO, DISCIPLINA e ESTUDAR CORRETAMENTE.

    E COMO VOCÊ ESTUDA CORRETAMENTE?

    TRAGO A EXPLICAÇÃO DOS 4 PILARES PARA A APROVAÇÃO DO PROFESSOR MICHAEL PROCÓPIO - JUIZ FEDERAL – MG.

    1 – Lei Seca;

    2 – Doutrina;

    3 – Jurisprudência; e

    4 – Questões, muitas Questões (para entender o que mais as bancas têm cobrado)

    ATENÇÃO! Neste último, está incluído a resolução de MINI-SIMULADOS, SIMULADOS e PROVAS. 

    OBS.: ABRO UM PARÊNTESE, PARA INCLUIR UM QUINTO PILAR PARA A APROVAÇÃO:

    5 - Resumos e Mapas Mentais (CRIE SEUS RESUMOS E MAPAS MENTAIS, RESOLVA QUESTÕES E OS ALIMENTE).

    FOCO FÉ E FORÇA!

    DELTA ATÉ PASSAR!

  • em regra o homicídio simples não é crime hediondo.

  • 1.      Em regra o homicídio simples não é hediondo, salvo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por 1 agente. 

  • Se a conduta praticada por Mário for tipificada no artigo 121 do Código Penal, tratando-se, portanto, do crime de homicídio simples doloso, não há que se falar em crime hediondo, uma vez que a Lei 8.072/1990, que regula os crimes hediondos e equiparados, relaciona os crimes hediondos no seu artigo 1º, estabelecendo que o homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, o que não ocorreu na narrativa apresentada.

  • crime hediondo: homicídio simples praticado por grupo de extermínio e homicídio qualificado em todas as suas modalidades
  • Homicídio simples e homicídio qualificado-privilegiado não são hediondos!

  • Certo.

    O homicídio simples, não praticado em atividade típica de grupo de extermínio, não é classificado como crime hediondo.

  • CRIMES CONTRA A VIDA QUE SÃO CRIMES HEDIONDOS (Lei 8.072/90)

    - Homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que

    cometido por um só agente.

    - Homicídio qualificado (art. 121, § 2o, incisos I, II, III, IV, V, VI e VII).

    TRATAMENTO

    - Insuscetíveis de = anistia, graça, indulto e fiança (mas pode responder em liberdade, mesmo

    sem fiança).

    - Livramento condicional = + 2/3, deve ser primário ou reincidente não específico

    - Prisão temporária = 30 dias, prorrogável uma vez por igual período.

  • Art. 1o São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7

    de dezembro de 1940 - Código Penal, CONSUMADOS ou TENTADOS:

    I – HOMICÍDIO (art. 121), quando praticado em

    • ATIVIDADE TÍPICA DE GRUPO DE EXTERMÍNIO,
    • ainda que cometido por um só agente, e
    • HOMICÍDIO QUALIFICADO (art. 121, § 2o incisos I, II, III, IV, V, VI e VII);
  • homicidio simples nao é crime hrdiondo , so sera quando em atividade tipica de grupo de extrerminio

  • Como funciona a progressão de regime nos casos de homicídio simples? Alguém poderia responder?

  • Ser espancado até a morte, não caracteriza meio cruel ?

  • HOMICÍDIO SIMPLES PODE EM ALGUMAS HIPÓTESES SER CLASSIFICADO COMO CRIME HEDIONDO.

    PORÉM, NA QUESTÃO TRATADA, REALMENTE O HOMICÍDIO NÃO SERÁ CLASSIFICADO COMO TAL.

    PRA CIMA!

  • Não sei para que tanto comentário em uma questão simples dessa.

  • Homicídio Simples:

    Milícia Privada → NÃO é Hediondo.

    Atividade de Grupo de extermínio → Hediondo

  • A primeira observação que se faz é que o legislador penal especial não trouxe o homicídio simples para o rol do art. 1º da lei 8.072/90, de modo que apenas será hediondo o homicídio simples quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente.

    https://www.migalhas.com.br/depeso/341870/a-situacao-do-crime-de-homicidio-na-lei-de-crimes-hediondos

  • Comentário n. 201:

    Reflexões de uma sexta-feira:

    Pergunta n. 1: Precisa de 200 comentários pra dizer que homicídio simples não é hediondo?

    Pergunta n. 2: Com 200 comentários mais antigos, será que alguém lerá esse?

  • Homicídio simples não é hediondo:

    Lei dos Crimes Hediondos (L 8072 de 1990): art. 1º [consumados ou tentados]:

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII); [...].

    • Hediondez = grupo de extermínio e qualificado:

    CP, art. 121:

    [...]

    Homicídio qualificado

           § 2° Se o homicídio é cometido:

           I - mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe;

           II - por motivo futil;

           III - com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou de que possa resultar perigo comum;

           IV - à traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossivel a defesa do ofendido;

           V - para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime:

           Pena - reclusão, de doze a trinta anos.

    Feminicídio       

    VI - contra a mulher por razões da condição de sexo feminino:      

    VII – contra autoridade ou agente descrito nos arts. 142 e 144 da Constituição Federal, integrantes do sistema prisional e da Força Nacional de Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela, ou contra seu cônjuge, companheiro ou parente consanguíneo até terceiro grau, em razão dessa condição:     

    VIII - com emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido:                

    Pena - reclusão, de doze a trinta anos. [...].

  • "De tanto apanhar eu aprendi a bater"

  • eu adaptei um mnemonico pra ajudar a lembrar a desgraça dessa lista de crimes hediondos que não para de crescer:

    "GENEPI ESTUPRAVA PROTITUTA DE HOLLEX FALSO, FURTAVA E ROUBAVA COM A ORGANIZAÇÃO COM ARMA ILEGAL"

  • homicídio SIMPLES não é hediondo, salvo se pratico por grupo de extermínio

  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8072compilada.htm acessado em 22/08/2021

    Art. 1 São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no , consumados ou tentados:                     

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII);    

    Gabarito - Certo

  • GABARITO CERTO

    Só há uma hipótese em que o homicídio simples será crime hediondo:

    > Quando praticado em ação típica de grupo de extermínio.

    (embora seja cometido por um só agente).

  • Mário, após ingerir bebida alcoólica em uma festa, agrediu um casal de namorados, o que resultou na morte do rapaz, devido à gravidade das lesões. A moça sofreu lesões leves.

    Se, após a apuração dos fatos, a morte do rapaz caracterizar homicídio simples doloso, a conduta de Mário não será classificada como crime hediondo. (CERTO)

    SÃO CONSIDERADOS HEDIONDOS, CONSUMADOS OU TENTADOS:

    #HOMICÍDIO Todo homicídio qualificado é hediondo)

    o   Mediante paga promessa; grupo de extermínio ou cometido por um só agente

    o   Motivo torpe ou fútil;

    o   Emprego de veneno, fogo, explosivo...

    o   Por meios que dificulte a defesa como: traição, emboscada, mediante dissimulação.

    o   Para assegurar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime. 

    OBS:

    • HOMICÍDIO SIMPLES não é hediondo, salvo se pratico por grupo de extermínio
  • O único homicídio simples considerado hediondo é o praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

  • Questão correta, só há hipótese de homicídio doloso simples hediondo quando este é praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, como preleciona a combinação do art. 121 do CP com o art. 1º, I da Lei nº 8.072/90 (Lei dos crimes hediondos).

    • Homicídio Qualificado é Crime Hediondo.

    • Homicídio Simples será Hediondo quando praticado por Grupo de Extermínio.
  • Certa.

    Homicídio só será HEDIONDO quando praticado por atividade grupo de extermínio (ainda que seja um só agente) ou quando for QUALIFICADO.

  • Achei a questão bem sensível, porque se não há suporte demonstrando a motivação do agente, nenhum homicídio simples deverá ser considerado como hediondo, porém, caso a questão demonstrasse que o agente cometeu o crime em razão , por exemplo, de ser um justiceiro "pacificador" da região, isso caracteriza ação de grupo de extermínio, mesmo que praticado por uma só pessoa, assim, seria hediondo.

    Devemos lutar com o que a questão nos oferece, não aprofunde onde é raso demais.

    Força e honra.

  • O ROUBO SEMPRE SERÁ HEDIONDO INDEPENDENTEMENTE DO CALIBRE DA ARMA DE FOGO.

  • Homicídio só será HEDIONDO quando praticado por atividade grupo de extermínio (ainda que seja um só agente) ou quando for QUALIFICADO.

  • Homicídio só será HEDIONDO quando praticado por atividade grupo de extermínio (ainda que seja um só agente) ou quando for QUALIFICADO.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Passando pra deixar essa dica pra quem tá focado em concursos policiais.

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 328 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 11 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 328 mapas e resolvido mais de 3000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

     

    E para quem está perdido na redação fica minha indicação para solucionar essa dificuldade

    com esquemas e esqueletos prontos e padronizados conforme as bancas mais cobram;

    Link do site: https: //go.hotmart.com/D49209586D

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado

  • Por que tantos comentários ? Qual o problema da questão ?

  • O único homicídio simples que é hediondo, é quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio . Todos os homicídios qualificados são hediondos.

  • ASSERTIVA CORRETA!

    Complementando;

    O homicídio simples somente será hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, vejamos: Lei: 8072/90, Art. 1°: São considerados hediondos os seguintes crimes, todos tipificados no Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, consumados ou tentados:

    I - homicídio (art. 121), quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado (art. 121, § 2º, incisos I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII); 

  • Homicídio Simples não é hediondo. Só se for praticado por grupo de extermínio.

  • trata-se de homicídio simples e homicídio simples somente é hediondo, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio.

  • Homicídio simples só é hediondo quando praticado por grupo de extermínio ou for qualificado, o que não é o caso da questão.

  • Homicídio simples não é hediondo para aqueles que já banalizaram a morte.

  • CERTO

    CRIME HEDIONDO:

    I - homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e homicídio qualificado

    Obs.: Homicídio simples de grupo de extermínio, é o único homicídio simples que é crime hediondo.

  • Lembrando que os homicídios privilegiados qualificados também não são Hediondos.

  • o homicidio simples ele praticado por si só não e hediondo tudo depende na analise no caso concreto,Para que ele seja hediondo ele ter que ser praticado em área de grupo de exterminio por um só agente .