SóProvas


ID
3439528
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
DMAE - MG
Ano
2020
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

As características das águas naturais diferenciam as águas entre si e traduzem uma série de processos que ocorrem no corpo hídrico e na bacia hidrográfica.

Considere as seguintes afirmativas sobre as características das águas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Os compostos orgânicos que conferem cor às águas naturais são principalmente de origem vegetal e do metabolismo de microrganismos presentes no solo, bem como de descargas antrópicas de efluentes, lixiviação de vias urbanas e de solos agriculturáveis.

( ) A cor verdadeira representa a parcela de sólidos dissolvidos, enquanto a turbidez contempla sólidos em suspensão.

( ) A dureza da água indica a concentração de cátions multivalentes, principalmente, como Ca+2, Mg+2, correspondendo à acidez da água, ou seja, a capacidade de neutralizar bases e de evitar alterações bruscas no pH.

( ) Os protozoários são capazes de produzir cistos (Giardia) ou oocistos (Cryptosporidium) resistentes às condições do ambiente em reservatórios e lagos, mas facilmente inativados mediante cloração.


Assinale a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • (V) Os compostos orgânicos que conferem cor às águas naturais são provenientes basicamente de duas fontes: i) em maior magnitude, da decomposição de matéria orgânica de origem predominantemente vegetal e do metabolismo de microrganismos presentes no solo; ii) de atividades antrópicas, tais como, descargas de efluentes domésticos ou industriais, lixiviação de vias urbanas e solos agriculturáveis.

    (V) A cor verdadeira constitui-se em importante indicador da concentração de matéria orgânica (dissolvida) presente nas águas naturais, enquanto a turbidez é uma característica física constituída por uma inferência da concentração de partículas suspensas na água

    (F) A dureza indica a concentração de cátions multivalentes em solução na água, sobretudo de cálcio (Ca+2) e magnésio (Mg+2), e em menor magnitude alumínio (Al+3), ferro (Fe+2), manganês (Mn+2) e estrôncio (Sr+2), e se manifesta pela resistência à reação de saponificação (dificuldade em formar espumas)

    (F) Os gêneros de protozoários associados a doenças de transmissão hídrica incluem Giardia, Cryptosporidium, Toxoplasma, Cyclospora, Entamoeba, Isospora belli, Naegleria fowleri e Acanthamoeba, capazes de produzir cistos ou oocistos resistentes às condições do ambiente. 

    Fonte: Fundamentos de qualidade e tratamento de água (Marcelo Libânio)