-
GABARITO: LETRA C
? Lembrando que queremos a alternativa incorreta:
? Vertente do pensamento tomista, que orientou a profissão para a compreensão da sociedade como união dos homens para a realização do bem comum ? incorreto, não há esse vertente e, além disso, é uma doutrina que, de forma alguma, previa a união dos homens para a realização do bem comum.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
tomista não é uma vertente e não emergiu no movimento de reconceituação.
-
Os referenciais orientadores do pensamento e da ação do emergente Serviço Social tem sua fonte na Doutrina Social da Igreja, no ideário francobelga de ação social e no pensamento de São Tomás de Aquino (séc. XII): o tomismo e o neotomismo (retomada em fins do século XIX do pensamento tomista por Jacques Maritain na França e pelo Cardeal Mercier na Bélgica tendo em vista "aplicá‐lo" às necessidades de nosso tempo).
No que se refere à Doutrina Social da Igreja merecem destaque nesse contexto as encíclicas “Rerum Novarum” do Papa Leão XIII de 1891, que vai iniciar o magistério social da Igreja no contexto de busca de restauração de seu papel social sociedade moderna e a “Quadragésimo Anno” de Pio XI de 1931 que, comemorando 40 anos da “Rerum Novarum”” vai tratar da questão social, apelando para a renovação moral da sociedade e a adesão à Ação Social da Igreja.
O conservadorismo católico que caracterizou os anos iniciais do Serviço Social brasileiro começa, especialmente a partir dos anos 40, a ser tecnificado ao entrar em contato com o Serviço Social norte-americano e suas propostas de trabalho permeados pelo caráter conservador da teoria social positivista.
-
Quanto à vertente marxista no Brasil, vale destacar, que vai configurar‐se, em um primeiro momento, como uma aproximação ao marxismo sem o recurso ao pensamento de Marx.
-
Como nós estudamos, não existe “vertente do pensamento tomista”. As vertentes são: modernizadora; reatualização do conservadorismo - neoconservadora -; intenção de ruptura (marxista).
RESPOSTA: LETRA C