SóProvas


ID
3450058
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Patos de Minas - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto para responder a questão.


       Pesquisas atuais demonstram haver a percepção de aumento dos conflitos nas escolas, que, com frequência, enfrentam problemas de convivência, como bullying, violência e indisciplina. Diante dessas situações, muitos docentes se sentem despreparados e inseguros para intervir construtivamente, pois não se acham aptos a mediar conflitos de forma a favorecer o aprendizado de valores e normas de convívio. Estudos também indicam que as desavenças entre os alunos são resolvidas, principalmente, com estratégias submissas – como não interagir e guardar rancor – ou agressivas – usando imposições ou coerções, um nível ainda muito elementar de resolução.    

    A escola é o local ideal para trabalhar relações de colaboração e cooperação, pois, para aprender a viver em grupo, é preciso ter experiências de vida em comum. O desenvolvimento da autonomia e das relações justas e solidárias faz parte da maioria dos projetos pedagógicos, mas poucas vezes os cursos de formação estudam como a escola pode favorecê‐lo, apesar de atualmente existirem inúmeras pesquisas e vivências nesse campo. A proposta desta coluna é contribuir para divulgá‐las, para que a difícil, mas necessária, Educação socioafetiva torne‐se projeto institucional, deixando de ser uma questão privada de cada docente. Em alguns meses, vou compartilhar textos feitos em conjunto com estudiosos para que as informações sejam consistentes e atuais.

                       

                              (Telma Vinha. Nova escola, edição 279, fevereiro 2015. Adaptado.)

No último período do texto, a “vírgula” foi empregada com o mesmo objetivo visto em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Em alguns meses, vou compartilhar textos feitos em conjunto com estudiosos para que as informações sejam consistentes e atuais ? vírgula separando um adjunto adverbial de tempo deslocado da oração, o mesmo ocorre na letra "c":

    Duas horas depois, estavam separados ? adjunto adverbial de tempo deslocado.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Não convém comentar a questão, visto que o colega Diogo já o fez com louvor. Ressalvo, porém, a explicação na alternativa A. Trata-se de uma oração coordenada explicativa. O "que" tem idêntico valor ao do "porque" e afins, ou seja, é conjunção coordenativa explicativa. Veja:

    "Não chore, que será pior!" → "Não chore, porque/pois será pior!"

    No mais, o comentário está correto.

  • A questão quer saber qual assertiva traz o uso da vírgula igualmente foi usado na frase abaixo. Vejamos:

    "Em alguns meses, vou compartilhar textos feitos em conjunto com estudiosos para que as informações sejam consistentes e atuais."

    A vírgula foi usada para separar um adjunto adverbial de tempo deslocado e de longa extensão.

    Após sabermos que a vírgula acima foi utilizada para isolar um adjunto adverbial, iremos analisar cada assertiva a fim de encontrar uma com a vírgula sendo usada pelo mesmo motivo. Analisemos:

    a) Incorreta

    “Não chore, que será pior!”

    A vírgula está corretamente separando uma oração coordenativa de explicação, caso fique com dúvida você a oração é de fato explicativa, troquem por uma outra conjunção também fica explicativo ( não chore, porque será pior!)

    b) Incorreta.

    "Eu, porém, não concordei."

     A vírgula está corretamente isolando uma conjunção de adversidade que se encontra intercalada.

    c) correta

    "Duas horas depois, estavam separados."

    A expressão "duas horas depois" é um adjunto adverbial temporal antecipada para o começo da oração, desse modo, deve-se colocar a vírgula. 

    d) Incorreta.

    "O tempo, meu amigo, é o melhor remédio."

    O termo "meu amigo" isolado pela dupla vírgula funciona como um chamamento, ou seja, é um vocativo.

    Gabarito do monitor: C