SóProvas


ID
3451666
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Francisco Morato - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Durante o período de internação de adolescentes, para o cumprimento de medidas socioeducativas que implicam em privação de liberdade, o psicólogo, em conjunto com a equipe técnica da unidade, pode elaborar Planos Individuais de Atendimento – PIA. Esse PIA

Alternativas
Comentários
  • contempla também as ações necessárias após o cumprimento da medida e o retorno dos adolescentes à convivência coletiva.

  • "A construção do PIA junto com o adolescente implica conhecê-lo (sua história de vida, suas habilidades, seus interesses, suas dificuldades e a prática do ato infracional situada no contexto de sua biografia) e, sempre que possível, conhecer sua família ou seus responsáveis, no sentido de garantir a viabilidade do plano e os incentivos necessários ao adolescente, durante e após o cumprimento da medida de internação. O auxílio ofertado ao grupo de pertencimento do adolescente na construção de uma rede de apoio a ele é fundamental na construção e viabilidade do PIA. O bom Plano Individual de Atendimento se inscreve no presente (o que o adolescente fará ao longo do período de internação), mas não perde de vista o futuro do adolescente – o término do cumprimento da medida de privação de liberdade e o retorno produtivo à convivência coletiva –, finalidade última do programa de execução da medida socioeducativa."

    Fonte: Referências técnicas para atuação de psicólogos no âmbito das medidas socioeducativas em unidades de internação, CFP 2010.