-
Alguém explica?
-
Organograma - gráfico que representa a estrutura formal, apresentando os diversos setores, suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, itinerário de comunicações, vinculação e subordinação.
Fluxograma - representação gráfica da sequência de atividades de um processo.
-
não tem explicação, é aocp.
-
Letra "b" também poderia ser uma resposta. Principalmente os fluxogramas dos processos-chave da organização determinam como a empresa irá gerenciar os fornecedores em cada parte do processo.
Questão lixo mesmo.
-
gabarito da banca letra C
-
Organograma - Estrutura da empresa
fluxograma - representação gráfica dos processos.
olhando do ponto de vista do fluxograma, ele é usado para representar a sequencia das atividades, é utilizado também para descartar atividades inúteis, duplicadas etc... Consequentemente "zelando/melhorando/otimizando (as) pelas habilidades e desempenhos individuais e do grupo"
O desenho de organogramas e fluxogramas define a estrutura organizacional para a empresa poder
A
dotar de conformidade seus produtos e serviços para seus clientes. - QUALIDADE
B
gerenciar a cadeia de fornecedores, funcionários e intermediários. - QUALIDADE
C
zelar pelas habilidades e pelos desempenhos individuais e do grupo.
D
auditar o sistema de qualidade de acordo com a normatização. - QUALIDADE
E
conquistar e fidelizar seus compradores para sua sobrevivência. - + - QUALIDADE
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos acerca de dois importantes gráficos, organograma e fluxograma. Vejamos o que está envolvido em cada uma deles e em seguida, poderemos marcar uma das alternativas como a correta. Note que a questão está mais interessada no que é possível fazer por meio da estrutura organizacional, sendo ela definida por organogramas e fluxogramas.
Bem, quando olhamos para o assunto citado no enunciado e comparamos com as alternativas, logo pensamos, "o que diabos tem a ver uma coisa com outra?", e posso te garantir, essa também foi a minha reação.
"Tá, mas por que então essa questão é tão estranha? A OACP enlouqueceu?".
Na verdade, meus amigos, o grande q desta questão é a doutrina usada. Para elaborar esta questão, a banca fez uso do livro Administração: Para Quem Estuda, Ensina e Pratica, do autor José Gullo. Para Gullo (2016), os diversos autores de estudos administrativos "desenharam organogramas e fluxogramas para definir a estrutura adequada para a empresa", de modo a permiti-las:
- Organizar suas áreas de operação: Marketing, Vendas, Produção, Suprimento, Finanças e Contabilidade, Pessoas e Desenvolvimento;
- Definir seus níveis de hierarquia, de autoridade, de poder e de responsabilidade para o exercício das funções da Administração (Planejamento − Organização − Direção – Controle);
- Definir o papel, as funções e o trabalho dos diretores, assessores, consultores, assistentes, gerentes, supervisores e demais cargos da empresa;
- Utilizar o processo de tomada de decisão e de solução de problemas no exercício de suas funções;
- Formular a divisão do trabalho, o equilíbrio, a motivação e o bem-estar das equipes de trabalho (autogestão; trabalho em equipe e em rede);
- Estabelecer os níveis necessários de assessoria e de consultoria;
- Promover o enxugamento de seus níveis hierárquicos e de seu número de funcionários, buscando um equilíbrio entre produtividade e taxa de retorno sobre investimentos;
- Zelar pelas habilidades e pelos desempenhos individuais e do grupo;
- Estabelecer a descentralização de suas atividades.
- Atuar em diversos e distintos tipos de produtos e de mercados através de unidades de negócios, independentes ou não
Ou seja, apesar de nos parecer estranha num primeiro momento, a questão está de acordo com o que a nossa disciplina ensina. O que pode ter acabado gerando uma estranheza foi o uso dos termos de forma praticamente unificada e genérica, isso, porém, foi ensinado pelo autor da obra que deu base a esta questão.
Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "C" é a correta, mesmo que meio estranha.
GABARITO: C
Fonte:
GULLO, J. Administração: Para Quem Estuda, Ensina e Pratica. São Paulo: Bom Dia, 2016.
-
Questão dúbia. Os candidatos deveriam começar a enfiar processos no rab* dessas bancas, pois administrativamente elas não aceitam os recursos. As bancas fazem o que querem. Acordem!
-
Banca lixo.
-
Resposta retirada do livro:
GULLO, J. Administração: Para Quem Estuda, Ensina e Pratica. São Paulo: Bom Dia, 2016.
Essas diversas figuras desenharam organogramas e procedimentos (fluxogramas) para definir a estrutura adequada para a empresa poder:
- Promover o enxugamento de seus níveis hierárquicos e de seu número de funcionários, buscando um equilíbrio entre produtividade e taxa de retorno sobre investimentos
- Zelar pelas habilidades e pelos desempenhos individuais e do grupo
- Estabelecer a descentralização de suas atividades