SóProvas


ID
3458557
Banca
Quadrix
Órgão
CRF - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à função de direção, julgue o item.


De acordo com a teoria de dois fatores de Herzberg, os fatores higiênicos e motivacionais são independentes e não se vinculam entre si.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Certo

    A Teoria dos Dois Fatores ou Bifatorial (motivação e higiene), de Herzberg, pressupõe os seguintes aspectos:

    • a satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes – o conteúdo ou as atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa;

    • a insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes – o ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.

    Em suma, fatores motivadores ou intrínsecos têm relação com o trabalho em si e fatores de higiene ou extrínsecos têm relação com o ambiente. Logo, a Teoria dos Dois Fatores é uma teoria de conteúdo e vinculam entre si.

    Fonte :Cultura e Motivação.PDF.Professor Adriel Sá.Gran Cursos.

  • GABARITO: CERTO

    COMPLEMENTANDO:

    Teoria dos Dois Fatores de Herzberg

    ▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.

    Ausentes: Não satisfação

    Presentes: satisfação

    ▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;

    Ausentes: Insatisfação

    Presentes: Não insatisfação

    FONTE: COLEGAS DO QC

  • Questão referente à teoria bifatorial acerca da motivação dos indivíduos as organizações.

    Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg

    ◼ Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados ao trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho

    ◼ Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.

    Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    GABARITO: CERTO

  • NÃO SE VINCULAM.

    Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles provocam a satisfação das pessoas.

    Porém, quando são precários, eles evitam a satisfação. Por estarem relacionados com a satisfação dos indivíduos, Herzberg também os chama de fatores satisfacientes. 

    Os fatores higiênicos e motivacionais são independentes e não se vinculam entre si.

    Os fatores responsáveis pela satisfação profissional das pessoas são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.

    Ou seja, o oposto da satisfação profissional não é a insatisfação, mas a ausência da satisfação profissional.

    Também o oposto da insatisfação profissional é a ausência dela e não a satisfação.

  • Errei,estudarei futuramente.Checkpoint.

  • Vamos analisar a questão:

    A Teoria Motivacional de Herzberg ou Teoria dos Dois Fatores ou Bifatorial, de Frederick Irving Herzberg, nos mostra que existem dois fatores, um interno ou motivacional e outro externo ou higiênico, que impactam na motivação e na satisfação das pessoas.

    Os fatores motivacionais estão relacionados ao conteúdo do trabalho exercido, como: aprendizado, reconhecimento, promoção, desafios. Já os fatores higiênicos estão relacionados ao ambiente em que esse trabalho ocorre, como: benefícios, salário, relacionamentos, condições de trabalho, políticas etc. Esses dois fatores são independentes e não se relacionam, na medida em que o limite inferior dos fatores internos é a não motivação e o limite superior dos fatores externos é a não-insatisfação.

    Portanto, podemos afirmar que a questão em análise está correta, pois os fatores higiênicos relacionam-se com a insatisfação e os fatores motivacionais com a motivação.


    GABARITO DO PROFESSOR: “CERTO".
  • Fatores Motivacionais: Referentes ao conteúdo do cargo, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários.

    Fatores Higiênicos: Referentes ao ambiente de trabalho, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes.

    Esses fatores são independentes , fatores motivacionais são referentes ao conteúdo do cargo e fatores higiênicos se referem ao ambiente de trabalho. A motivação ocorrerá apenas se estiverem presentes alguns desses fatores. E se ele não estiver presente temos a neutralidade, ou seja, a ausência de fatores motivacionais não gera desmotivação, gera apenas uma indiferença pelo empregado.

    Gab: Errado

  • CERTO