SóProvas


ID
346027
Banca
ESAF
Órgão
SMF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, de 26/7/2010. Assinale a opção em que o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa  A

    a) O que torna a questão muito mais grave é o fato de que, nas últimas décadas, as várias ações colocadas em práticas pelos diferentes governos, sob diferentes regimes políticos, não conseguiram evitar que os problemas da desigualdade e da pobreza se repetissem de uma geração para a outra.

     
     b) Apesar das melhoras dos últimos anos, o Brasil, na comparação com os demais países, têm TEM a terceira pior situação do mundo.
     c) Um dos aspectos mais dramáticos do relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o nível de desenvolvimento humano dos países da América Latina não é a confirmação de que, quanto à distribuição da renda, a região continua sendo à mais desigual do planeta.

     
     d) Imperam na região uma espécie de lei social perversa, por meio da qual, como diz o documento do Pnud: “a desigualdade reproduz desigualdade, tanto por razões econômicas como de   POR economia política, e gera um acesso desigual ao sistema de representação política e à  possibilidade de se fazer ouvir”.
     
     e) Os níveis de escolaridade ou de renda de uma geração está correlacionado com o da geração anterior. É  ( OS NÍVEIS) SÃO  como se filho de pai pobre já nascessem condenados a viver na mesma situação de seus ascendentes
  • Alternativa correta é a letra A.

    O Erro na alternativa C está na utilização da crase na expressão "à mais". Nesse caso não seu usa crase.
  • a) "as várias ações colocadas em práticas..."
     
    está correto?!!
  • Tb não me soou bem as "práticas"...alguém poderia comentar?
  • Gente, "... colocadas em práticas..." está errado mesmo! O pessoal que fez essa prova entrou com recurso, mas, pelo visto, a banca não anulou a questão.
    :( 

  • a) O que torna a questão muito mais grave é o fato de que, nas últimas décadas, as várias ações colocadas em práticas pelos diferentes governos, sob diferentes regimes políticos, não conseguiram evitar que os problemas da desigualdade e da pobreza se repetissem de uma geração para a outra.-correto

    b) Apesar das melhoras dos últimos anos, o Brasil, na comparação com os demais países, têm (tem) a terceira pior situação do mundo.

    c) Um dos aspectos mais dramáticos do relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o nível de desenvolvimento humano dos países da América Latina não é a confirmação de que, quanto à distribuição da renda, a região continua sendo à (a) mais desigual do planeta.

    d) Imperam (impera) na região uma espécie de lei social perversa, por meio da qual, como diz o documento do Pnud: “a desigualdade reproduz desigualdade, tanto por razões econômicas como de economia política, e gera um acesso desigual ao sistema de representação política e à possibilidade de se fazer ouvir”.

    e) Os níveis de escolaridade ou de renda de uma geração está correlacionado com o da geração anterior. É como se filho de pai pobre já nascessem (nascesse) condenados a viver na mesma situação de seus ascendentes.
  • Não concordo com o gabarito: "em práticas" está totalmente errado.

  • Olha cara...eu errei sim a questão,mas mesmo assim ainda discordo de a letra A ser a opção correta.

    "(...)ações colocadas em PRÁTICAS(...)"
    Nunca vi mais gordo!
  • Olá pessoal!!
    A questão deve ser anulada, pois todos os itens contêm erros grosseiros.
    As expressões que contiverem erros serão marcadas de verde.
    a) O que torna a questão muito mais grave é o fato de que, nas últimas décadas, as várias ações colocadas em práticas pelos diferentes governos, sob diferentes regimes políticos, não conseguiram evitar que os problemas da desigualdade e da pobreza se repetissem de uma geração para a outra. .... Deveria ser "em prática", de forma invariável.
    b) Apesar das melhoras dos últimos anos, o Brasil, na comparação com os demais países, têm a terceira pior situação do mundo. .......... O Brasil tem, sem acento, pois o verbo deve se flexionar no singular, para concordar com o sujeito.
    c) Um dos aspectos mais dramáticos do relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre o nível de desenvolvimento humano dos países da América Latina não é a confirmação de que, quanto à distribuição da renda, a região continua sendo à mais desigual do planeta. Erro no uso do acento grave.
    d) Imperam na região uma espécie de lei social perversa, por meio da qual, como diz o documento do Pnud: “a desigualdade reproduz desigualdade, tanto por razões econômicas como de economia política, e gera um acesso desigual ao sistema de representação política e à possibilidade de se fazer ouvir”. .......... Uma espécie IMPERA.
    e) Os níveis de escolaridade ou de renda de uma geração está correlacionado com o da geração anterior. É como se filho de pai pobre já nascessem condenados a viver na mesma situação de seus ascendentes... .......... Os níveis ESTÃO.
    Um abraço e bons estudos, galera...

    Obs.: 
    Eduardo Pereira e Nanyfb, obrigado pelo apoiooo!!

    http://concurseiro24horas.com.br/curso/50/simulado-com-questoes-de-portugues-para-tribunais.html 
  • Olá John Carneiro Dias, concordo com seus comentários até a letra D. Mas o comentário na letra E está incorreto.

    Quando temos a conjunção de alternância [OU] ,,entre os sujeitos compostos, o verbo permanecerá no SINGULAR, pois se trata de exclusão de um deles, veja:
    :::Os níveis de escolaridade OU de renda ESTÁ correlacionado
    :::Você OU ele PARTICIPARÁ da campanha

     Diferente se tivéssemos uma conjunção aditiva [E], daí iríamos somar os sujeitos:
    :::Os níveis de escolaridade E de renda ESTÃO correlacionados
    :::Você E ele PARTICIPARÃO da campanha

    O erro da letra E, está em:
    "É como se filho de pai pobre já nascesse condenado a viver na mesma situação
  • Discordo de você Ana, o sujeito é '' os niveis " por isso o verbo deve ir para o plural
  • Concordo com o colega acima...
    Ha erro na alternativa E, ... ESTA deve concordar com OS NIVEIS (nucleo do sujeito),ficando na forma correta como ESTAO. Na verdade tanto faz o OU esta ou nao ali (neste caso em especifico), pois o sujeito e assim...
    Os niveis de escolaridade ou os niveis de renda de uma geracao...
    Se eu tirar a expressao: os niveis de renda DE QUALQUER FORMA O SUJEITO DEVE ESTAR NO PLURAL, pois concorda com O NUCLEO, NIVEIS
    Se eu tirar a expressao:Os niveis de escolaridade DE QUALQUER FORMA O SUJEITO DEVE ESTAR NO PLURAL,pois concorda com OS NIVEIS.

    Outro erro tambem na alternativa e NASCESSEM, pois este deve ficar no SINGULAR para concordar com  FILHO, FICANDO ASSIM ... JA NASCESSE CONDENADO...

    ESPERO TER AJUDADO...
  • e) Os níveis de escolaridade ou de renda de uma geração está correlacionado com o da geração anterior. É como se filho de pai pobre já nascessem condenados a viver na mesma situação de seus ascendentes.

    O verbo 'estar' nesse caso flexiona-se no singular ou plural dependendo do valor da conjunção OU, se for alternativa ou aditiva. Nesse caso, ela tem valor alternativo, pois ou os níveis de escolaridade ou de renda está correlacionado com o da geração anterior.

    Com função adivitiva, o verbo irá para o plural. 

    Por outro lado, com função alternativa, deve-se ainda observar se os núcleos do sujeito encontram-se no singular ou no plural. Se ambos estiverem no singular, o verbo irá indistintamente para o singular. Se pelo menos um estiver no plural, como é o caso em análise, o verbo deverá ir para o plural.



  • A "a" é muito sacana, mas acredito que está certa porque o "práticas" foi usado com sentido de "ações governamentais", "políticas públicas", "praticas excercidas pelos governantes", sendo variável. É dizer:

    "O que torna a questão muito mais grave é o fato de que, nas últimas décadas, as várias ações colocadas em políticas públicas pelos diferentes governos, sob diferentes regimes políticos, não conseguiram evitar que os problemas da desigualdade e da pobreza se repetissem de uma geração para a outra."



    A "e" com certeza está errada, pois só há UM núcleo do sujeito: níveis. Se houvesse dúvida, bastaria perceber que "renda" está anteposto pela preposição "de" e que não existe sujeito preposicionado. Ainda assim, pelo contexto, percebe-se que o OU não é excludente (tanto o nível de escolaridade, quanto o nível de renda estão correlacionados com o da geração anterior), eliminando a possibilidade de o verbo ficar no singular.

     
  • e) Os níveis de escolaridade ou de renda de uma geração está correlacionado com o da geração anterior. É como se filho de pai pobre já nascessem condenados a viver na mesma situação de seus ascendentes.

     Os núcleos do sujeito composto são unidos por "ou" , o verbo deverá ficar no plural,pois as  declarações contidas no predicado são  atribuídas a todos os núcleos.

  • Fiquei com a pulga atrás da orelha por conta do colocadas em "práticas", mas as outras alternativas apresentam erros mais grosseiros. Perfeita explanação Jaslin Taffarel! Removeu a pulga atrás da minha orelha.

  • alguem percebeu que a E nao tem ponto final.kkk