-
GABARITO: LETRA B
A Organização das Nações Unidas, no decorrer dos anos 1950 e 1960, voltou-se à sistematizar e disseminar um modelo de Desenvolvimento de Comunidade que se define como um processo que envolve a integração dos esforços da população aos planos regionais e nacionais de desenvolvimento econômico e social. A sua finalidade é capacitar as comunidades para contribuírem com o progresso do país. Ainda, prevê a participação popular nos esforços para melhorar seu nível de vida e o apoio técnico- -governamental para tornar os programas de mútua ajuda eficazes. É reservada à população a incumbência de se responsabilizar pelo desenvolvimento de sua comunidade e pelo progresso do país (SOUZA, 2004).
Fonte: https://www.cairu.br/arquivos/biblioteca/Desenvolvimento%20de%20comunidade%20e%20servi%C3%A7o%20social.pdf
? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Como vimos, trata-se da letra “b”. Essa metodologia passou a ser sistematizada e divulgada pela ONU, em meados das décadas de 1950 e 1960. Além disso, No Brasil, antes disso, na década de 1940,há registros do surgimento do trabalho comunitário como processo técnico-metodológico. Em 1949, ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, o 2° Congresso Pan-Americano, que enfatizou o campo da psicologia e a técnica, e afirmou o ‘Serviço Social de Casos’ como método eficaz para qualquer situação de ‘desajustamento’ do homem à coletividade. Concomitantemente, há o debate em torno da utilização dos métodos de Grupo e Comunidade, e um alerta para a capacitação de assistentes sociais para a intervenção no meio rural (IAMAMOTO; CARVALHO, apud GUILHERME, 2012, p. 133).
RESPOSTA: LETRA “B”
-
Conforme Silveira Júnior et al (2019, p. 2), O DC [...] surgiu no contexto de pós segunda Guerra Mundial, no qual os países centrais, com destaque para os Estado Unidos, recorrem às abordagens comunitárias como forma de ampla estratégia para criar condições políticas, administrativas e culturais favoráveis para integrar e dinamizar o capitalismo e o mercado latino-americano sob sua supremacia. Para isso, o DC aparece como uma área de intervenção social, um conjunto de técnicas e métodos, ou como um processo do Serviço Social [...]. A obtenção dos resultados dos programas de desenvolvimento de comunidade exigia um elo entre as comunidades e o governo, baseado num trabalho técnico, realizado por profissionais de Serviço Social e outras áreas, para estimular a participação comunitária (IAMAMOTO e CARVALHO, 2005).
Ao analisar as alternativas, temos:
B – Correta. desenvolvimento de comunidade.
A, C, D e E – Incorretas.
Gabarito: B
Referência:
SILVEIRA JÚNIOR; A. A.; SILVA, A. M. da; LIRA, F. H. de P.; SILVA, M. M. O “desenvolvimento de comunidade” no serviço social em Pernambuco. IX Jornada Internacional de Políticas Públicas. Universidade Federal do Maranhão, 2019.