SóProvas


ID
3470569
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Novo Hamburgo - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ENTENDENDO DIALETOS


Clara Braga


         Quem já teve a oportunidade de conviver minimamente com uma criança, sabe que o processo de aprender a falar pode render boas histórias.
         As crianças, antes de desenvolverem 100% dessa habilidade, parece que criam um dialeto. E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.
         O dialeto da criança é tão complexo que, com exceção de poucas palavras que todas parecem falar de uma forma igual, só aquela criança fala aquela língua e só uma pessoa entende 100% do que está sendo dito: o ser que eu chamo de “pãe”.
        “Pãe” seria a mistura do pai e da mãe, pois raramente um dos dois entende tudo o que o filho está dizendo, eles podem entender a frase toda pelo contexto, mas decifrar e compreender palavrinha por palavrinha, é um trabalho de grupo.
          Às vezes pode parecer complicada essa coisa de não entender o que a criança está querendo dizer, mas confiem, em alguns momentos isso pode ser bom.
        Outro dia estava em um restaurante com meu filho e, como toda criança, ele ficou um tempo sentado e depois foi explorar a redondeza. Fui acompanhando e, no caminho, encontramos uma avó que estava acompanhando a neta enquanto a mãe jantava no mesmo restaurante onde estávamos.          A senhora começou a puxar assunto com meu filho, na tentativa de aproximar a neta. Meu filho se mostrou aberto à aproximação e ia respondendo tudo que a senhora perguntava. Lá pelas tantas, quando eu já estava surpreendida com a quantidade de palavras que a senhora estava entendendo do dialeto do meu filho, ele decidiu pegar algo com a mão e mostrar para a senhora e para a pequena netinha o quão forte ele era. Foi então que a senhora soltou a frase: uau, como você é forte!
         Ele respondeu com uma de suas frases prediletas, aprendida por causa de seu interesse e do vício do pai pelo universo dos heróis: Hulk esmagaaaaaa! Mas ele não disse com um ar doce, ele disse como se estivesse com raiva e de fato esmagando o que estava na sua mão, tudo isso enquanto olhava bem nos olhos na netinha da senhora. 
         Eu fiquei um pouco assustada e com receio do que viria depois, já dei um riso meio sem graça e estava procurando uma desculpa para aquela frase nada acolhedora. Porém, os santos do dialeto me salvaram. Quando ouviu a frase a senhora logo respondeu para meu filho: ah sim, você é forte porque come manga! Vou dar muita manga para minha netinha, assim ela fica forte como você! Fiquei aliviada com a interpretação que ela fez da frase que, para mim, ele tinha dito com muita clareza. Muito melhor uma neta comendo muita manga do que traumatizada com um bebê que estava prestes a ficar verde e esmagar as coisas ao redor. Acho que vou optar por mostrar para ele desenhos com frases mais amigáveis, ele está indo bem no processo da fala, mas talvez algo mais dócil ajude no processo de socialização. 


Disponível em:
<http://www.cronicadodia.com.br/2020/01/entendendo-dialetos-clara-braga.html>. Acesso em: 04 fev. 2020.

As palavras destacadas no trecho “E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.”, poderiam ser substituídas, mantendo o mesmo sentido, respectivamente, por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças (=respectivamente, conjunção coordenativa aditiva e conjunção subordinativa condicional): 

     a) além disso, porque ? conjunção coordenativa explicativa, subordinativa causal (queremos condicional).
     b) porém, visto que ? conjunção coordenativa adversativa (queremos aditiva).
     c) assim, embora ? conjunção coordenativa conclusiva (queremos aditiva).
     d) embora, caso ? conjunção subordinativa concessiva (queremos aditiva).
     e) além disso, desde que ? correto, além disso (ideia de soma, adição de pensamento) e conjunção subordinativa condicional "desde que").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Só um detalhe:

    se você entendE

    desde que você entendA

    Seria preciso fazer essa correção

  • Concordo com a Jana. Para a letra E estar certa deveria haver adaptação da frase. Mas a Banca não anulou a questão.

  • Questão passível de anulação, motivos ja exauridos pelos comentários.
  • Mas a banca pediu que mantivesse só o sentido mesmo e não a correção gramatical.

  • Atente-se para o explícito enunciado: substituições que não alterem SENTIDO. Nada importa se forem necessárias alterações a fim de preservar a correção gramatical. Se o fosse, o enunciado expressaria claramente. Pede-se, tão somente, a conservação do sentido. Vejamos o fragmento:

    E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.”

    O primeiro elemento sublinhado (e) acresce uma informação. Trazendo natureza aditiva, pode-se conservar esse sentido com a inserção do conector aditivo "além do mais", "além disso". O segundo (se), por seu turno, enceta uma condição: para se enganar, é preciso que entenda que todas as crianças têm o mesmo dialeto. Impõe-se uma condição. Esse sentido é plenamente respeitado com as locuções "contanto que", "desde que".

    Sem mais a ser comentado, à questão:

    a) além disso, porque.

    Incorreto. "Além disso" conserva o sentido do "e", mas "porque" não conserva o de "se";

    b) porém, visto que.

    Incorreto. Nem um nem outro conservam o sentido dos respectivos elementos em destaque;

    c) assim, embora.

    Incorreto. Nem um nem outro conservam o sentido dos respectivos elementos em destaque;

    d) embora, caso.

    Incorreto. Nem um nem outro conservam o sentido dos respectivos elementos em destaque;

    e) além disso, desde que.

    Correto. Um e outro conservam o sentido dos respectivos elementos em destaque.

    Letra E

  • O comentário da Jana procede mas como a questão só pede que mantenha o sentido e nada fala em relação à correção gramatical, então está correto o gabarito.

  • Ok, mas a questão E não se adequá ao enunciado. Enfim.

  • Galera a partir do momento que uma questão possui erro gramatical ela perde o sentido, por esse motivo não teria como a letra E ser a alternativa correta.

    Concordo com a explicação feita pela JANE.

  • Essa resposta na minha opinião contém erro, pois tem que mudar o verbo conforme o visto que e o verbo teria que ir para o presente do subjuntivo. Realmente não entendi.

  • Concordo Jana.  Questão que faz confundir.

  • TEORIA

    O DESDE QUE PODE SER SUBORDINADA CONDICIONAL OU TEMPORAL.

    CONDICIONAL-→ INDICA HIPÓTESE

    TEMPORAL-→ INDICA FATO 

  • Repetindo a resposta do Arthur Carvalho

    GABARITO: LETRA E

    → E engana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se você entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças (=respectivamente, conjunção coordenativa aditiva e conjunção subordinativa condicional): 

     a) além disso, porque → conjunção coordenativa explicativa, subordinativa causal (queremos condicional).

     b) porém, visto que → conjunção coordenativa adversativa (queremos aditiva).

     c) assim, embora → conjunção coordenativa conclusiva (queremos aditiva).

     d) embora, caso → conjunção subordinativa concessiva (queremos aditiva).

     e) além disso, desde que → correto, além disso (ideia de soma, adição de pensamento) e conjunção subordinativa condicional "desde que").

  • Aberrarão de questão, a gente se atenta pra não errar e vem uma dessas.

  • DESDE QUE VOCE ENTENDE!! FICARIA COLOCADO CORRETAMENTE? NAO SERIA DESDE QUE VOCE ETENDA O CORRETO ?

  • A banca deveria ter colocado no enunciado ''fazendo as adaptações necessárias''... sem isso ela basicamente está dizendo que a oração ''desde que entende'' tem algum sentido...

  • a questão só pede para substituir pela conjunção equivalente, não pede adaptação gramatical.

  • NADA HAVER ESSA RESPOSTA.

  • Boa Tarde, colegas! Pelo que eu entendi, o enunciado pede pra manter o mesmo sentido e FAZER AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS. Isso está lá escrito!. Apesar de eu também ter errado esta bendita questão, por falta de atenção. ( Mais um aprendizado). Avante!

  • A questão ficou mal redigida, bem característico dos enunciados da banca

  • Se fosse questão da FCC, teria a ressalva "fazendo as adaptações necessárias".

  • Resolvi essa questão três vezes e errei todas, kkkk. Palhaçada!

    PPRR, avante!

  • conjunções coordenadas Aditivas: ligam orações ou palavras, expressando ideia de acréscimo ou adição. São elas: e, nem (= e não), não só... mas também, não só... como também, bem como, não só... mas ainda.

    A sua pesquisa é clara e objetiva.

    Não só dança, mas também canta.

    conjunções subordinativas Condicionais: introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.

    Se precisar de minha ajuda, telefone-me.

  • Vamos pedir comentário de prof. pessoal!

  • No mínimo falta de bom senso não colocar no enunciado que não se deve levar em contas as adaptações necessárias, essas bancas cada vez inovando formas de ferrar com nossa vida :(

  • Errei ontem, errei hoje, errarei sempre !!!

  • Como se troca uma condicional por uma concessiva sem alteração de sentido?? kkk banca fumadora de pedra.

    E outra, a alternativa "E" não é 100% correta !

    Deveriam anular!!!

  • gabarito pra mim tá errado e pronto.
  • e aposto que esse acerto de estatística foi olhando comentários antes de responder,não é possível
  • ou seja o que a banca pede é que você resolva as questões da forma como ela cria, de forma preguiçosa.

  • Pq não é a letra b?

  • Questão errada. Deveria ser A.

  • GABA: E

    E (conjunção coordenativa aditivaengana-se quem acha que o dialeto de todas as crianças é igual e que, se (conjunção coordenativa condicionalvocê entende o que seu sobrinho ou priminho fala, vai entender todas as crianças.”

    a) ERRADO: Além disso: locução conjuntiva aditiva; Porque: conjunção coordenativa explicativa

    b) ERRADO: Porém: conjunção coordenativa adversativa; Visto que: conjunção coordenativa explicativa

    c) ERRADO: Assim: conjunção coordenativa conclusiva; Embora: concessiva

    d) ERRADO: Embora: concessiva; caso: condicional

    e) CERTO: Além disso: locução conjuntiva coordenativa aditiva; desde que: locução conjuntiva coordenativa condicional

    OBS: Ao substituir o "se" pelo "desde que", o verbo "entende" passaria a ser "entenda".

    Caso tenha algum erro, me avisem.

  • Não há erro na questão !

    E

  • E eu certíssima de que a correta seria a letra A. kkkkkkkk

  • BANCA DOS INFERNO MOÇO!

    AFFFF...

  • ESSA FOI SÓ PRA NÃO FECHAR A PROVA DE PORTUGUÊS NÉ?

    SACANAGEM.

    QUEM ESTUDA MUITO ERROU, QUEM NÃO ESTUDA NADA ACERTOU. KKKK

    VIDA DE CONCURSEIRO NÃO TÁ FÁCIL.

    NEM TANTO AO MAR NEM TANTO A TERRA

  • Em 17/05/21 às 16:12, você respondeu a opção E. Você acertou!

    Em 07/12/20 às 22:07, você respondeu a opção D. Você errou!

    Em 16/11/20 às 19:07, você respondeu a opção C. Você errou!

  • Questão fácil para muitos erros...

  • Em 28/05/21 às 08:06, você respondeu a opção A! Você errou!

    Em 07/07/20 às 13:32, você respondeu a opção B! Você errou!

    Vamos ver aonde isso vai parar...

  • além disso = E (conjunção aditiva).

    desde que = SE (conjunção condicional)

  • Gloriosa aocp, a famosa banca do examinador Chicó: não sei, só sei que foi assim.

  • quem nasceu pra ser AOCP nunca será uma FCC! Enunciado elaborado por um preguiçoso! ah pelo amor!

  • Além disso = aditiva

    Desde que = condicional