SóProvas


ID
3472165
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Conde - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

(Texto 01) 


      São incalculáveis os resultados que os mais diversos grupos de interesse setorial já amealharam para si no Brasil. É tamanho o sucesso desses grupos que passam a ser referência para aqueles que ainda lutam de forma determinada para conseguir estabelecer uma prática semelhante, visando também conquistar suas benesses específicas.

       A diversidade de iniciativas em torno da “defesa dos interesses”, no entanto, não deveria avançar para além de limites que caracterizam uma conquista legítima. Não faz qualquer sentido a concessão de uma melhor condição a um determinado setor se esta gerar um prejuízo relevante e não justificável a terceiros, ou mesmo para todo o conjunto da sociedade.

        Nada mais atual que comprovar o rápido desmonte de nosso patrimônio natural em troca da permissividade que representa a exploração excessiva dos solos e a sua sistemática degradação, em muito curto prazo. A perda de produtividade de amplas áreas utilizadas para a agricultura nacional e o avanço do desmatamento em todos os pontos do país são temas de interesse e responsabilidade de toda a sociedade e deveriam ser amparados por políticas públicas nesse sentido.

(Adaptado da Gazeta do Povo, 13/04/2016)

Em relação à pontuação do Texto 01, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Nesta questão, abarca-se uso dos sinais de pontuação.

    a) É facultativo o uso de vírgula imediatamente após a palavra “grupos” (linha 3), mantendo-se o sentido original da frase.

    Correto. Há locução consecutiva “tamanho...que”. Não é incomum encontrar textos com ou sem a vírgula antes da partícula “que” (ou, no caso em tela, após o substantivo “grupo”);

    b) É facultativo o uso de vírgula imediatamente após a palavra “aqueles” (linha 4), mantendo-se o sentido original da frase.

    Incorreto. Se inserida a vírgula após o verbete apontado, implicará alteração no sentido. A oração deixará de ser adjetiva restritiva e passará a ser explicativa;

    c) As aspas que isolam a expressão “defesa dos interesses” (linhas 7 e 8) são utilizadas para marcar o início e o fim de uma citação.

    Incorreto. Foram usadas para demarcar que o segmento fora usado alheio ao sentido previsto. Não há efetivamente defesa dos interesses;

    d) As vírgulas que isolam a expressão “no entanto” (linha 8) são justificadas por isolar adjunto adverbial deslocado na oração.

    Incorreto. Servem para isolar uma locução coordenativa adversativa deslocada;

    e) É facultativo o uso de vírgula imediatamente após a palavra “sociedade” (linha 20), mantendo-se o sentido original da frase.

    Incorreto. É igual o sujeito antes e pois da conjunção "e", de modo que se dispensa a vírgula.

    Letra A

  • Ba nada a vê o gabarito da banca. Esse senhor shelking parece um papagaio de pirata, responde de acordo com o gabarito.

    Se tu coloca uma vírgula ali a oração muda de restritiva pra explicativa

  • Tá na cara que pondo uma vírgula logo após grupos muda o sentido da frase sim, pois sai de adjetiva restritiva para adjetiva explicativa, só um cego não vê.

    E outra, o sujeito dessa frase é " o sucesso desses grupos", e não apenas grupos, já que o núcleo do sujeito é sucesso, sendo o resto adjuntos, ok, senhor Sheiking?!

  • É tá difícil justificar esse gabarito. melhor sugestão é molhar o rosto, tomar uma água e descer para próxima.