SóProvas


ID
3472180
Banca
ADVISE
Órgão
Prefeitura de Conde - PB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

(Texto 01) 


      São incalculáveis os resultados que os mais diversos grupos de interesse setorial já amealharam para si no Brasil. É tamanho o sucesso desses grupos que passam a ser referência para aqueles que ainda lutam de forma determinada para conseguir estabelecer uma prática semelhante, visando também conquistar suas benesses específicas.

       A diversidade de iniciativas em torno da “defesa dos interesses”, no entanto, não deveria avançar para além de limites que caracterizam uma conquista legítima. Não faz qualquer sentido a concessão de uma melhor condição a um determinado setor se esta gerar um prejuízo relevante e não justificável a terceiros, ou mesmo para todo o conjunto da sociedade.

        Nada mais atual que comprovar o rápido desmonte de nosso patrimônio natural em troca da permissividade que representa a exploração excessiva dos solos e a sua sistemática degradação, em muito curto prazo. A perda de produtividade de amplas áreas utilizadas para a agricultura nacional e o avanço do desmatamento em todos os pontos do país são temas de interesse e responsabilidade de toda a sociedade e deveriam ser amparados por políticas públicas nesse sentido.

(Adaptado da Gazeta do Povo, 13/04/2016)

Assinale a alternativa em que a relação de ideias entre as orações é idêntica à estabelecida pela conjunção sublinhada no período abaixo retirado do Texto 01:

“A diversidade de iniciativas em torno da “defesa dos interesses”, no entanto, não deveria avançar para além de limites que caracterizam uma conquista legítima.” (linhas 7 a 9)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → “A diversidade de iniciativas em torno da “defesa dos interesses”, no entanto, não deveria avançar para além de limites que caracterizam uma conquista legítima.” (linhas 7 a 9) → temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa, o mesmo ocorre na letra "b":

    Aprendo tanto e/mas não sei nada! → observa-se que o "e" é uma conjunção coordenativa adversativa e equivale a "mas" (valor opositivo em relação à oração anterior).

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • O segmento em destaque (no entanto) é locução coordenativa adversativo, ou seja, possui valor de contraste. Analisemos item por item e reconheçamos esse mesmo sentido:

    a) O imóvel permanecerá em sua posse, contanto que não seja leiloado.

    Incorreto. Aqui há uma condição. Essa locução subordinativa condicional impõe uma condição para que se realize o ato;

    b) Aprendo tanto e não sei nada!

    Correto. Não é incomum servir-se da conjunção aditiva "e" para fins adversativos;

    c) Quando chegou ao parque, houve um silêncio.

    Incorreto. Há denotação temporal, consoante se nota na conjunção destacada. Veja que possui o mesmo sentido de "no momento que";

    d) Não quer confessar; irá, pois, sofrer prejuízos.

    Incorreto. A conjunção "pois", cerceada por vírgula dos demais termos, indica que há sentido conclusivo. Equivale a "portanto";

    e) Embora o rapaz se esforçasse, não era o bastante.

    Incorreto. A conjunção estabelece sentido concessivo.

    Letra B

  • Assertiva b

    Aprendo tanto e não sei nada!

  • NO ENTANTO (Conjunção adversativa)

    A- CONTANTO (Conjunção condicional)

    B- E/MAS (Conjunção adversativa)

    C- QUANDO (Conjunção temporal)

    D- POIS (Conjunção explicativa)

    E- EMBORA ( Conjunção concessiva)