SóProvas


ID
3474904
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IBGE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A partir dos dados da POF 2008/2009 divulgados pelo IBGE, "mais de 90% da população comem poucas frutas, legumes e verduras. O consumo alimentar da população brasileira combina a tradicional dieta à base de arroz e feijão com alimentos com poucos nutrientes e muitas calorias". De acordo com a Teoria da Demanda, o arroz e o feijão são bens complementares. Nesse sentido, coeteris paribus, se a demanda por arroz cair quando o preço do feijão subir, dizemos que o arroz é um complemento do feijão. Em termos de taxas de variação, o arroz será um complemento do feijão se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A análise em questão é feita pela elasticidade preço-cruzada da demanda, obtida pela razão entre a variação da quantidade demanda de um bem em função do preço de outro bem (elimina letras B e E). Se for positiva, os bens são substitutos; caso contrário, são complementares.

  • Questão sobre bens complementares e suas respectivas relações, tema da teoria do consumidor dentro de microeconomia.

    Vamos analisar a proposição:

    Quando o preço do feijão sobe, seu consumo diminui. O mesmo acontece com o arroz - considerando que o arroz é um bem complementar ao feijão, isto é, o preço do feijão sobe e a quantidade do arroz diminui também. Vamos considerar que:

    x1 = quantidade de arroz.
    x2 = quantidade de feijão.
    p2 = preço do feijão.

    Portanto:

    p2 aumenta >> x2 diminui (elasticidade-preço da demanda)
    p2 aumenta >> x1 diminui (elasticidade-preço cruzada da demanda)

    A elasticidade-preço cruzada da demanda demonstra a variação na quantidade demandada de um bem (no caso arroz - x1) dado uma variação no preço de outro bem (no caso feijão - x2). Se os bens forem complementares, essa relação será negativa. Por outro lado, se forem bens substitutos será positiva. Dessa forma, temos em notação matemática:

    Δx1 / Δp2 < 0

    Notem que o denominador (Δp2) é positivo, pois houve aumento de preço do feijão. E o numerador (Δx1) é negativo, pois houve redução da quantidade do arroz. Negativo e positivo gera resultado negativo (menor do que zero).

    A letra C faz referência à elasticidade-preço cruzada da demanda de bens substitutos. As outras alternativas não fazem muito sentido.


    Gabarito do Professor: Letra C.