SóProvas


ID
3479926
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Analise os itens a seguir, conforme a jurisprudência dominante do STF:


l- O Conselho Nacional de Justiça - CNJ, por ser órgão do Poder Judiciário, é dotado de competência jurisdicional.

II- As penas de advertência e de censura são aplicáveis aos juízes de 1o grau, pelo tribunal, pelo voto da maioria absoluta de seus membros.

III- Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, art. 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte. 


Marque a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • l- O Conselho Nacional de Justiça - CNJ, por ser órgão do Poder Judiciário, é dotado de competência jurisdicional.

    como pode esta correta essa questao?

  • não está amigo.
  • Se errou essa questão, parabéns, está no caminho certo. Se acertou, precisa estudar mais, mas vc chega lá!

  • ( - CESPE)Julgue o item a seguir, a respeito dos poderes da União, de seus integrantes e de suas competências.

    Os tribunais superiores têm sede na capital federal e jurisdição em todo o território nacional; já o Conselho Nacional de Justiça também tem sede na capital federal, mas não exerce jurisdição.

    Gab. Certo.

  • Acertei pelo raciocínio de que a letra C disse que o item III é falso, mas não que somente ele é falso.

    Como o I também é falso, as outras alternativas se excluem.

  • A questão não disse "APENAS o item III é falso". Está correta a letra C.

  • Realmente não entendi o porquê desse gabarito.

    Concordo com o colega Renan Leite. Para os que erraram a questão, olhem as estatísticas de acertos e erros e tirem suas conclusões........

    De acordo com a súmula vinculante n° 10:

    " Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, art. 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte".

    Colegas que puderem contribuir com os comentários, agradeço!

  • I - O Conselho Nacional de Justiça - CNJ, por ser órgão do Poder Judiciário, é dotado de competência jurisdicional. Errado.

     CNJ não exerce jurisdição. Quem exerce Jurisdição (que é, em conceito bastante simples, o poder de dizer o direto, aplicando a lei ao caso concreto, com caráter de substitutividade das partes, são os Juízes e Tribunais). O CNJ, embora seja órgão integrante do Poder Judiciário possui atribuições meramente administrativas. O que o CNJ possui é atuação em todo território nacional, mas não jurisdição em todo território nacional; (Estratégia Concursos)

    II- As penas de advertência e de censura são aplicáveis aos juízes de 1o grau, pelo tribunal, pelo voto da maioria absoluta de seus membros. Correto.

    De acordo com a Resolução 135/11 do CNJ.

    Art. 3º São penas disciplinares aplicáveis aos magistrados da Justiça Federal, da Justiça do Trabalho, da Justiça Eleitoral, da Justiça Militar, da Justiça dos Estados e do Distrito Federal e Territórios:

    I - advertência;

    II - censura;

    III- remoção compulsória;

    IV - disponibilidade;

    V - aposentadoria compulsória;

    VI – demissão.

    Art. 21. A punição ao magistrado somente será imposta pelo voto da maioria absoluta dos membros do Tribunal ou do Órgão Especial. 

    III- Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, art. 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte. Correto.

    Súmula vinculante n° 10:

    " Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, art. 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte".

  • Melhor comentário do amigo Renan Leite. Infelizmente temos que passar por resoluções (também) de bancas desconhecidas e mal formuladas. Segue o jogo

  • Concordo com o colega Renan, na minha concepção deveria ser anulada esta questão. A Súmula Vinculante 10 do STF e o artigo 93, X da CRFB respondem a questão.

  • não entendi nada

  • E o povo ainda justifica "a questão nao disse apenas o item III". Então, onde está o erro da D que apenas os itens II e III são verdadeiros????

    Ta errado e pronto...

  • Peraí..... o Item III é falso???? Onde??? Deu um cãibra aqui...

  • Vamos lá! O gabarito dessa questão está equivocado...

    Alternativa I – Incorreta! O CNJ foi criado pela EC 45/04. Possui atribuições exclusivamente administrativas, desprovido de competências jurisdicional, para controlar a atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário, bem como fiscalizar juízes no cumprimento de seus deveres funcionais.

    Alternativa II – Correto! Conforme a resolução 135/11 do CNJ. Art. 3, I e II c/c Art. 21.

    Alternativa III – Correto! (o gabarito considerou como errada). Obedece o enunciado da súmula vinculante nº 10 : Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.

    Seguimos...

  • Banca bastante irresponsável, questão que deveria ter sido anulada.

    Mas, como os colegas bem pontuaram acima, a afirmação III está, na verdade, correta e reproduz a literalidade da Súmula Vinculante 10:

    "Viola a cláusula de reserva de plenário (CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte" (grifei).

    Bons estudos!

  • ITEM III ESTÁ CERTO (QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA), COMO DISPÕE O INFRACITADO DISPOSITIVO

    ART .97 DA CF/88: A decisão de órgão fracionário de Tribunal que embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte.

  • Se isto estiver correto, eu estou indo vender minhas artes na praia.