SóProvas


ID
3480103
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Câmara de Garanhuns - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Evitando tragédias

Em muitos casos, as tragédias, embora aparentemente naturais, são consequências da ação humana. Jogar lixo em encostas, ruas e rios, construir às margens de rios e pés de morro sem o licenciamento ambiental e modificações inadequadas são ações que fatalmente concorrem para a ocorrência de catástrofes. A educação ambiental e o cuidado cotidiano com a nossa cidade, a nossa rua e a nossa moradia fazem parte de um exercício de cidadania que não depende de governo nem de governante. Quando ajudamos, fazendo a nossa parte, certamente minimizamos os impactos sobre a natureza e, consequentemente, sobre nós mesmos e todos os que nos cercam. O público não é responsabilidade do outro, é nossa. Zelemos por ele.

Disponível em: http://www.vernke.com.br/




No trecho: “...as tragédias, embora aparentemente naturais...”, o elemento coesivo “embora” liga as orações, tendo o valor semântico de concessão. Qual dos conectivos abaixo pode substituí-lo sem alterar o sentido do texto?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    “...as tragédias, embora aparentemente naturais...”

    Temos uma conjunção subordinativa concessiva (indica uma ressalva que não invalida a declaração feita), outras conjunções com essa mesma classificação: conquanto, ainda que, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, apesar de que.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

     

  • A) Enquanto: temporal

    B) Desde que: condicional

    C) Mas: adversativa

    D) Mesmo que: concessiva

    E) Contanto que: condicional

  • A questão é sobre a classificação das conjunções. Queremos encontrar nas alternativas uma conjunção concessiva. Faz-se necessário entender da semântica e sintaxe da oração. Vejamos: Usa-se uma concessão para indicar concessão às ações do verbo da oração principal, isto é, admitem uma contradição ou um fato inesperado e só se usa em orações subordinativas.

     Analisemos as assertivas:

    a) Incorreta.

    Enquanto é uma conjunção temporal e acrescenta uma ideia de tempo ao fato expresso na oração principal, podendo exprimir noção de simultaneidade, anterioridade ou posterioridade. Outras conjunções subordinativas temporais: enquanto, mal e locuções conjuntivas: assim que, logo que, todas as vezes que, antes que, depois que...

    b) Incorreta.

    Desde que é uma locução conjuntiva condicional. Condição é aquilo que se impõe como necessário para a realização ou não de um fato. As orações subordinadas adverbiais condicionais exprimem o que deve ou não ocorrer para que se realize ou deixe de se realizar o fato expresso na oração principal.

    Outras conjunções condicionais: caso, contanto que, desde que, salvo se, exceto se, a não ser que, a menos que, sem que, uma vez que (seguida de verbo no subjuntivo).

    c) Incorreta.

    Mas é uma conjunção adversativa- liga duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação.

    São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

    d) Correta.

    "Em muitos casos, as tragédias, mesmo que aparentemente naturais, são consequências da ação humana". Continuaria tendo ideia de concessão.

    e) Incorreta.

    Contanto que é uma conjunção condicional e segue a explicação da alternativa b.

    Referência bibliográfica: CEREJA, William Roberto. MAGALHÃES, Thereza Cochar. Conecte : gramática reflexiva Magalhães.  2 ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

    GABARITO: D