-
Na alternativa A o erro esta em "...subemete-se..." onde deveria ser subemetem-se .
Na alternativa B "... tipos de tumor maligno..." onde o certo é tumores malignos visto que há 20 tipos.
Na alternativa C "...sete desiste(.) E 30%..." aqui o erro esta nesse ponto, visto que o testo n terminou o assunto para por ponto.
Na alternativa E "...jovem, saudavel, a existência..." aqui oe erro ocorre nessas virgulas postas em lugares errados, seria "...jovem e saudavel a existência..."
Ficando assim apenas a alternativa D que não mostra erro algum
-
Complementando o comentário do colega, na opção E existe erro quanto a regência do termo "identificar", o certo seria: identificar em uma pessoa jovem e saudável a existência...
-
A) "...subemete-se..." deveria ser subemetem-se.
B) "É os pacientes desse tumor que enfrenta..." deveria ser "São os pacientes desse tumor que enfrentam..."
C) "...sete desiste." deveria ser "...sete desistem." Obeservação: "A maioria das pessoas não estão preparadas para enfrentar um teste preditivo." - o ideal seria no singular.
D) CORRETA
E) " Identificar uma pessoa jovem...uma alteração genética em que pode provocar" deveria ser " Identificar em uma pessoa jovem...uma alteração genética que pode provocar"
-
a) Todos os anos, dois mil brasileiros
submete-se submetem-se aos testes genéticos preditivos, que identificam a suscetibilidade de determinadas doenças, antes de sua possível instalação.
b) Há cerca de vinte tipos de tumor maligno tumores malignos de origem genética que podem ser identificados por testes preditivos. É São os pacientes desse tumore desses tumores que enfrenta enfrentam os piores dilemas diante dos exames genéticos
c) A maioria das pessoas não estão preparadas para enfrentar enfrentarem um teste preditivo. De cada dez pacientes, sete desiste desistem. E 30% das desistências são incentivadas pelos próprios profissionais de saúde
d) Por isso, alguns especialistas preferem investigar, antes do teste, a capacidade de o paciente lidar com um resultado positivo: se houver um pingo de dúvida, é-lhe sugerido voltar para casa.
e) Identificar em uma pessoa jovem, saudável, a existência de uma alteração genética em que pode provocar uma doença aos 40 ou 50 anos, sem que nada possa ser feito, serve apenas para antecipar o sofrimento.
-
c) A maioria das pessoas não estão preparadas para enfrentar um teste preditivo. De cada dez pacientes, sete desiste. E 30% das desistências são incentivadas pelos próprios profissionais de saúde.
a maioria das pessoas não está preparada para enfrentar um teste preditivo. De cada 10 pacientes 7 desistem. E 30% das desistências são incentivadas pelos próprios profissionais de saúde.
expressões a maior parte, grande parte, a maioria de (= sujeito coletivo partitivo) + adjunto adnominal no plural - verbo concorda com o núcleo do sujeito ou com o especificador (AA)
a maioria das pessoas estão/está
-
A) Erro de CONCORDÂNCIA VERBAL: "dois mil brasileiros SUBMETEM-SE" esse seria o correto.
B) Erro de concordância verbal novamente: Em " É os pacientes desse tumor que enfrenta os piores dilemas diante dos exames genéticos"
1º - "São os Pacientes ..." - pois o verbo sempre deve concordar com o sujeito da oração. SE ELE EXISTIR, é claro. nO CASO, o sujeito é PACIENTES. Sendo assim o verbo deve estar no Plural.
2º - "enfrentam" - novamente o verbo deveria estar concordando com o sujeito "pacientes"
C) Neste caso o que está errada é a pontuação antes da frase "E 30% das desistências..."
O que pode ter gerado confusão é a locução verbal: "estão preparadas" - no PLURAL. porém a gramática permite que o verbo concorde ou com a Expressão de sentido coletivo "A maioria" ficando o verbo no singular, ou com o adjunto no plural.
D)CORRETA
E) Faltou a preposição "EM" após identificar
-
Porque a D está correta. Achei a expressão "é-lhe sugerido voltar pra casa" muito estranha, mas como tive certeza dos erros das demais, acertei a questão.
Agradeço a quem explicar!
Obrigada!
-
Olá, Milena (:
Eu não achei uma explicação exatamente, apenas que o termo "é-lhe" é correto e usado como sinônimo de "para ele". Acredito que seja uma forma bastante formal e não muito usada (só nos concursos pra dificultar nossa vida rs).
Exs.: É penoso para ele comer verduras. igual a É-lhe penoso comer verduras.
É difícil para mim fazer amizades. igual a É-me difícil fazer amizades.
Fonte:http://vestibular.uol.com.br/pegadinhas
Sucesso!
-
Também achei a colocação pronominal estranha "é-lhe" mas descartando as demais essa foi a que sobrou e me lembrei também de uma regra de colocação pronominal que diz que não ocorre ênclise (pronome depois do verbo) a particípio. Logo, considerando essa regra, não seria possível a construção da oração da forma que seria mais comum aos nossos ouvidos: "é sugerido a ele voltar para casa." Por isso o uso, nada comum, da forma "é-lhe" sugerido.
-
Sobre o "é-lhe".
Em casos de ênclise, ou seja, de colocação pronominal depois do verbo, o correto, na verdade, é justamente utilizar o hífen. Sem
hífen ainda não é totalmente aceito pelos gramáticos, apesar de ser o mais comum. Exemplo: Tenho-te falado.
Espero ter ajudado!
-
Me tirem uma dúvida:
Na letra A, "submete-se" não é um caso de VTI+SE que seria ÍNDICE DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO e, portanto, o verbo seria invariável?
-
Mangaba, o sujeito de "submete-se" está na frase; é "dois mil brasileiros". Logo, a forma correta do verbo é "submetem-se" concordando com o sujeito. E o "se" em questão não é índice de indeterminação do suj., mas pronome reflexivo. Pois está no sentido deles próprios praticarem a ação de submeterem. Espero ter ajudado.
-
DICA :
AS EXPRESSÕES: A MAIORIA , A MINORIA, BOA PARTE, GRANDE PARTE, A MAIOR PARTE, GRANDE NÚMERO.
QUANDO VIER ESSAS EXPRESSÕES + DOS/DAS - VERBO SING OU PLURAL
E QUANDO TIVER O DO/ DA NO SING- CONCORDÂNCIA SÓ NO SINGULAR.
ESPERO TER AJUDADO!
-
Nesta questão utiliza o em depois de identificar por qual motivo se o verbo é transitivo direito e não rege preposição. Não entendi alguém pode sanar minha dúvida
-
Por isso, alguns especialistas preferem investigar, antes do teste, a capacidade de o paciente lidar com um resultado positivo: se houver um pingo de dúvida, é-lhe sugerido voltar para casa. Correto.